terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Conversando com o arquiteto Hans Broos no dia de seu 89° aniversário - Blumenau - 2010

Neste ano de
2023, após a pandemia, finalmente vamos conhecer o documentário Architekt Drsnej Poetiky - em português: Arquiteto da Poética Bruta, efetuado pela equipe eslovaca sobre a vida e obra do Arquiteto Hans Broos será apresentado em Blumenau. Ele já foi apresentado em salas da Europa e da América, coincidentemente no ano que completou 10 anos da partida e 100 anos do nascimento do arquiteto.
A primeira estreia aconteceu em 15 de setembro de 2021, às 17:00h. no festival de cinema Cinematik, em Piešťany.
O arquiteto de família alemã, nascido na atual Eslováquia,  atuou profissionalmente, de maneira brilhante, em solo brasileiro, produzindo uma obra memorável com inúmeros seguidores e foi um dos nomes da arquitetura brutalista, no país. Sua história está registrada neste blog. Link's no final deste.
Viveu boa parte de sua vida em Blumenau, nas Missões, Rio de Janeiro e em São Paulo. Faleceu em 23 de agosto de 2011, na cidade de Blumenau e o conhecemos muito bem, nos últimos anos de sua vida, quando esteve muito só e  doente. 
Hans Broos dando entrevista a repórter do JSC - Blumenau. 


Hans Broos, ficou doente e sofreu com a partida de sua companheira Freya Gross, em 5 de novembro de 2008. Teve pequenos derrames o que ocasionou perdas de parte de sua memória. Ele ficou muito triste com o acontecido, pois sempre foi muito produtivo e com todo seu tempo ocupado. A impressão que parte de sua memória estava guardada em algum lugar de sua alma. 
Em nossa conversa com ele, neste tempo, buscávamos ajudar, para que de alguma maneira, conseguisse tirar as lembranças destas "prateleiras". Esta conversa fizemos no dia do almoço de seu 89° aniversário em 10 de outubro de 2010. com o objetivo de fazer material para a História, registramos suas buscas e respostas. Hans Broos foi sempre um Gentleman.

A seguir, conversando com ele... 



Leituras Complementares - 
Clicar sobre título:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)



Chegou o livro “Fragmentos Históricos – Colônia Blumenau” – inspirado nesta pesquisa.

Agradecemos e a todos que nos inspiraram e incentivaram para esta publicação. Colocaremos nas Bibliotecas das Escolas Municipais e nas principais bibliotecas de Blumenau.









Nenhum comentário:

Postar um comentário