segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker - 2023

 Neujahrskonzert - Tradição e História

Todos os anos, no primeiro dia do ano, a Wiener Philharmoniker - Filarmônica de Viena apresenta um programa alegre e ao mesmo tempo contemplativo do rico repertório da família Strauss e seus contemporâneos. Atualmente este tradicional evento é transmitido para mais de 90 países em todo o mundo. E nós registramos o evento há 9 anos consecutivos, aqui no Blog.
A popularidade internacional do Neujahrskonzert dá a impressão de que a recepção de Strauss pelo conjunto remonta a Johann Strauss, o pai e, portanto, pode-se ter  a falsa ideia que tudo aconteceu com sucesso desde o início, mas não foi bem assim. A  Wiener Philharmoniker ignorou durante muito tempo, a música mais “vienense”. A iniciativa  em destacar a obra da família Strauss mudou esta questão gradualmente. Além do fato, que membros desta família de compositores austríacos conseguiram maior reconhecimento dos grandes compositores de todos os tempos, como: Franz Liszt, Richard Wagner e Johannes Brahms, Beethoven e vários encontros diretos com o filho de Johann Strauss foram importantes para reavaliar sua obra.
Após  da pandemia do Covid 19, o Neujahrskonzert  2023, retornou a ser apresentado nos moldes normais com público presencial, seguindo a tradição do ano novo na capital da Áustria - Viena.
Lembrando que o Neujahrskonzert é uma tradição da cidade de Viena, o berço e cidade escolhida por um grande número de compositores clássicos como - Mozart, Haydn, Beethoven, Schubert, Brahms, Mahler. 
O Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker - 2023 foi regido pelo austríaco  Franz Welser-Möst, atual diretor musical da Orquestra de Cleveland, cargo há mais de 20 anos e da Ópera Estatal de Viena. O concerto teve início em 1° de janeiro de 2023 as 23h15 no Musikverein, Great Hall, Viena, Áustria.
O regente
Franz Welser-Möst.
Franz Welser-Möst é um dos regentes mais influentes da atualidade, tanto na ópera como na sinfonia. O Neujahrskonzert  2023 sob seus arranjos apresentou a versão filarmônica da Marcha Radetzky, op. 228 de Johann Strauss. Esta peça foi ouvida pela primeira vez, em 1º de janeiro de 1946. Segundo uma nota nos arquivos da Filarmônica de Viena, Josef Krips a regeu antes do Blue Danube Waltz como o primeiro bis. 
Quando o regente Franz Welser-Möst abriu o Neujahrskonzert  2023 em 1º de janeiro de 2023, foi sua terceira vez à frente do concerto.
Franz Welser-Möst tem grande currículo, sendo o diretor musical da Orquestra de Cleveland há mais de 20 anos. Também já regeu Leipzig Gewandhaus Orchestra, a Amsterdam Concertgebouw Orchestra e a New York Philharmonic. Frequentador assíduo do Festival de Salzburg, onde rege importantes concertos e apresentações de ópera há alguns anos.
Franz Welser-Möst.
Franz Welser-Möst mantém tem uma grande  relação histórica com a Wiener Philharmoniker Filarmônica de Viena, que teve início em 1998. Como maestro convidado, dirigiu a orquestra em concertos do Wiener Musikverein, no Festival de Lucerna, no BBC Proms e em digressões no Japão, China, Austrália e Estados Unidos. Foi homenageado com  o anel de honra da Filarmônica de Viena, em 2014. Regeu o Neujahrskonzert  dos anos de 2011 e de 2013, sendo a edição de 2023, sua terceira vez como regente da Neujahrskonzert de Viena.

Tradicional Decorações de flores dos jardins de Viena

 A cooperação entre a Wiener Philharmoniker - Filarmônica de Viena e os jardins da cidade de Viena para o arranjo floral do Musikverein existe desde 2015. Juntamente com os jardineiros e floristas austríacos, os jardins da cidade de Viena deixou novamente este ano, o Golden Hall no Musikverein brilhar em um mar de flores. 
É necessária experiência e conhecimento para fazer a decoração anual usando as flores no Salão Dourado. O trabalho é grande dos mestres floristas que iniciaram seu trabalho em 27 de dezembro para estivesse pronto a tempo e bonito como sempre, dentro deste evento cultural internacional e o maior evento de música clássica do mundo, transmitido em mais de 90 países e ouvido por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. 
Estreias no programa da edição de 2023

Após o isolamento social causado pela pandemia do Covid 19, o maestro Franz Welser-Möst teve muito tempo disponível para pesquisar obras da dinastia Strauss e Joseph Lanner quase desconhecidas e teve a ideia de usá-las em um programa. Quando foi convidado para o Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker - 2023, tinha uma lista que poderia comparar com as obras conhecidas e executadas até então. Decidiu, então  que esta edição deveria ser um concerto com música quase completamente novas para os milhões de pessoas que assistiriam em mais de 100 países e assim fez. Correu um risco que deu certo. Mas no início do plano, a orquestra estava bastante cética sobre a ideia. Predominou o desejo de Welser-Möst. 
De acordo com o maestro austríaco, há grandes obras esquecidas. Ao todo foram 13 estreias e meia completas que foram apreciadas no programa final:  Como por exemplo, a abertura do compositor austríaco Franz von Suppè com sua ópera "Isabella", inspiração espanhola e a valsa "Pearls of Love", composição que Josef Strauss deu de presente de casamento para sua esposa. Também foi apresentada pela primeira vezes, a polca "Frisch heran" de Johann Strauss e que foi tocada no Wiener Musikverein de 1880, ano em que foi composta, e foi ouvida novamente na edição deste evento do anos de 2023.
O programa
  • Wer tanzt mit? Polka schnell, op. 251  - Eduard Strauss
  • Heldengedichte. Walzer, op. 87  -  Josef Strauss
  • Zigeunerbaron-Quadrille, op. 422  - Johann Strauss II.
  • In lauschiger Nacht. Walzer, op. 488  -  Carl Michael Ziehrer
  • Frisch heran! Polka schnell, op. 386  -  Johann Strauss II.
  • Ouvertüre zur Operette "Isabella"  - Franz von Suppè
  • Perlen der Liebe. Walzer, op. 39  -  Josef Strauss
  • Angelica-Polka. Polka française, op. 123  -  Josef Strauss
  • Auf und davon. Polka schnell, op. 73 - Eduard Strauss
  • Heiterer Muth. Polka française, op. 281  -  Josef Strauss
  • For ever. Polka schnell, op. 193  -  Josef Strauss
  • Zeisserln. Walzer, op. 114  -  Josef Strauss
  • Glocken-Polka mit Galopp aus dem Ballett Excelsior  -  Josef Hellmesberger (Sohn)
  • Allegro fantastique. Orchesterfantasie, Anh. 26b  -  Josef Strauss
  • Aquarellen. Walzer, op. 258  -  Josef Strauss
Regente: Franz Welser-Möst
Orquestra: Filarmônica de Viena
Coro: Coro de Meninos de Viena, Coro de Meninas de Viena












Vídeo do Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker - 2023

O primeiro vídeo pode se retirado do ar, como já o foi, colocamos aqui em partes, publicado por um grupo espanhol. A língua musical é internacional.






Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”











Nenhum comentário:

Postar um comentário