segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Momentos Festa Pomerana 2023 - Dia 14 de janeiro - Pomerode SC

Portal de acesso ao local da festa. 
Como sempre fazemos todos os anos (com exceção dos anos de pandemia - 2021 e 2022), nos dirigimos para a cidade vizinha Pomerode, que já foi território da grande Colônia Blumenau, para registrar e reencontrar os folcloristas de todo o país e suas coreografias, no evento - dentro da Festa Pomerana 2023 - Encontro dos Grupos Folclóricos
Encontramos dentro de programação oficial da festa que este ano, estranhamente, o Encontro de Grupos Folclóricos iniciaria às 18h e não mais as 13h como sempre acontecu. Mudamos nossa programação e seguimos para Pomerode para estar lá no local do Pavimento Cultural, um pouco antes do início do evento. Para nossa surpresa, o evento de danças folclóricas estava terminando, sendo que tinha iniciado às 13h, como acontecia em edições anteriores. Restou-nos registrar algum ou outro grupo que ainda se fazia presente na festa e também, registrar o desfile oficial, que ao longos dos últimos anos tem perdido sua originalidade do desfile no original pomerano. No desfile atual, há muitos grupos barulhentos importando do "Oktoberfest Blumenau", vestindo trajes que não reportam à Baviera, local de origem da festa de Blumenau e nem àqueles responsáveis pela cultura de Pomerode, pioneiros oriundo do mar Báltico, região que possuem trajes belíssimos ligados a sua própria tradição. Desconexo.
Durante o desfile oficial, choveu muito, e imaginamos que muitos do desfile, foram comprometidos. É encantador ver famílias inteiras, de Pomerode, fazendo parte deste momento com sua cultura e sua forma de apresentar a festa, acompanhado do característico sotaque que nos leva a Pomerode de fato. Enquanto a festa e a cidade contar com a presença destes, ainda há originalidade na festa e em suas práticas. 
Do contrário, se tornará somente em mais um festa da cerveja, preparada por pessoas, muitas vezes alheias à cultura local

As imagens comunicam...

Os últimos folcloristas e acontecia a dança de Integração. O evento do Encontro de Danças Folclóricas havia iniciado as 13h.
Folcloristas do Alpino Germânico e de Pomerode.















Pavilhão Cultural palco da dança folclórica.









Grupo Folclórico Pomerano Fauhån - Espirito Santo - Vila Pavão - após o término do Encontro de Grupos Folclóricos









O Caneco do Coro Masculino Liederkranz que marca a sua performance - Show dos Velhos Camaradas - versão 2022, entregue ao folclorista da cidade de Joinville João Batista Loh, na cidade de Pomerode, após o encontro de grupos folclóricos. João, amigo folclorista e colecionador, também de canecos. Entregue em mãos por um dos cantores do Liederkranz, Roberto Wittmann.






Família Rahn em sua primeira festa juntos.



A self.



Banda Verde Vale














Eisbein com chucrute.








Ana Letícia Schulze e sua mãe, antes de sabermos que tocaria bandonion com Roberto Maske.















Vídeo

Desfile oficial da Festa Pomerana aconteceu mesmo com chuva. Destacamos que o perfil do desfile da Festa Pomerana vem mudando paulatinamente. Há presenças encantadoras, que fazemos questão de efetuar seu registro para a História.



























Carro do Realejo
O realejo é um instrumento da Idade Média, período gótico considerado o período "nacional" da Alemanha. Mesmo sob chuva registramos o carro onde estava o instrumento musical construído por Ivan Blumenschein. O instrumento, originário da Alemanha, habitou o inconsciente das crianças de gerações passadas. O então,  engenheiro mecânico resolveu pesquisar o instrumento, que tem uma volumetria considerável e em 2013,  projetou e construiu o realejo que existe em Pomerode, sendo  o único projetado e construído no Brasil. Vimos ele passar sobre o carro sob a chuva do desfile do dia 14 de janeiro, na Festa Pomerana.
Ivan Blumenschein - Chocolate Nugali e Rogério Siewert -  Casa Siewert. Carro onde está o realejo construído por Ivan Blumenschein.


































































Realeza da festa Weihnachtsmarkt de Ibirama SC.
















 Anna Letícia Schulze e Roberto Maske.



Arte do Banco feito em Treze Tílias pela família Moser. Há um na frente da Prefeitura de Treze Tílias.

















AMADE - Escola de Tornearia.























Cortejo do Casamento. Os noivos convidam a comunidade para a grande festa do casamento que se realizará nos próximos dias.



































Vídeo



Ein Prosit!
Pratica das tradições é identidade de uma comunidade.

Leituras Complementar - Clicar sobre o título escolhido
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Chegou o livro “Fragmentos Históricos – Colônia Blumenau” – inspirado nesta pesquisa.

Agradecemos e a todos que nos inspiraram e incentivaram para esta publicação. Colocaremos nas Bibliotecas das Escolas Municipais e nas principais bibliotecas de Blumenau.








Nenhum comentário:

Postar um comentário