quarta-feira, 5 de junho de 2024

Newton Schner Jr. em Blumenau com um Documentário e Concertos para piano - ICBA e C.C. 25 de Julho de Blumenau

Estará apresentando parte de seu diversificado trabalho em Blumenau, o filho de Dr. Newton Schner e Emilia Rotta, Newton Schner Jr., nascido em Ponta Grossa, no estado vizinho, Paraná. A música é um dos elos que  unia pai e filho.
Influências - Newton Schner
Do clássico ao underground

Fã de rock e de música clássica, Newton Schner Júnior é compositor e músico clássico e erudito. Ponto. Mas não nega ter um pé no underground, geralmente mais ligado ao punk rock e à música alternativa.
Recluso e com espírito introspectivo, ele ainda produz seus discos de forma alternativa. "A maioria eu gravei em casa, de forma caseira. Colocava o gravador ao lado do piano e pronto. Alguns foram gravados em fita cassete mesmo", conta. Neste ano, ele teve um trabalho lançado por um selo na Alemanha, no formato de vinil. "Com os contatos que eu fui conquistando ao longo do tempo consegui levar meus trabalhos para a Europa", revela Newton, que chega a piratear seus próprios registros. "Quando o disco original termina, eu mesmo faço cópias e vendo para quem quer conhecer o meu trabalho".
Com a música incorporada definitivamente à sua vida, Newton resolveu largar a antes desejada carreira de professor. "Abandonei o curso superior em História quando faltava um semestre para concluir. Desde então, me dedico à música e também à literatura. Vi que dar aula não era realmente o que eu queria", salienta.
O músico também ensaia seus passos na arte da literatura. Já escreveu e publicou, de forma independente, três livros, todos baseados em sua vida pessoal e inspirados em autores como Goethe, Thoreau, Schiller, Hauptmann, Dostoievski e Nietzsche. ANTONELLI, Gazeta do Povo - 2011. 
Newton Schner Jr,. Pintura de Newton Schner.
Newton Schner Jr., nasceu em Ponta Grossa, em 28 de abril de 1986. Sua relação com a música, informalmente, iniciou na infância, quando ouvia seu avô e seu pai e xará tocando.
Formalmente as relações com a música aconteceram na adolescência, quando "fundou" uma gravadora de fitas cassetes dentro da música underground
Em 2004 sentiu  o desejo de compor e decidiu fazer a sua própria música. Compôs e lançou seus primeiros trabalhos, que atualmente somam mais de 15 álbuns com composições próprias para piano. 
Têm vários trabalhos gravados fora do Brasil. Além dos concertos feitos no seu país, também os fez em vários outros da América do Sul e também, da Europa. Na Ucrânia, já se apresentou cinco vezes. Em Roma, gravou o seu álbum "Viaggio in Italia". Em sua jornada de música já teve a oportunidade de encontrar com o Maestro Farago, com o Professor Flavius Meschke e com a Profª. Cida. Sua produção musical foi tema do documentário "De Ponta Grossa para o mundo", de Daniel Rabinovich. 

"De Ponta Grossa para o mundo"
Em 2023, com Yuri Marcinik, fez o documentário "Teuto-princesinos" para o edital do bicentenário de Ponta Grossa, que foi  exibido em Berlin. 

"Teuto-princesinos"

Também em 2023, lançou um livro de partituras na Colômbia e também nesse ano, no Rio de Janeiro, recebeu o Prêmio Nacional Rádio MEC 100 anos na categoria de intérprete de música clássica autoral. Além de seu trabalho com a música, Newton Schner Jr. é professor de alemão e um dos diretores fundadores do Centro de Línguas Germania
Na literatura, é o primeiro-secretário da Academia de Letras dos Campos Gerais, vice-presidente da Associação Germânica dos Campos Gerais, redator do portal de cultura alemã Südbrasilien, representante no Brasil da Verein Deutsche Sprache
Uma de suas fontes de aprendizado são as viagens.
"Olha só quem eu encontrei hoje parado e olhando para o nada na ponte de Calw: Hermann Hesse, um dos meus escritores prediletos! Quando a saudade da Alemanha bate forte lá no Sul do mundo, através da sua obra eu sempre posso retornar um pouco - ao menos em espírito - para a terrinha querida, a alte Heimat."


Nesse final de semana, Newton Schner Jr. estará na região. Mais precisamente, nas cidades de Brusque e Blumenau. Em Blumenau, dia 7 de junho, estará apresentando seu documentário "Teuto-princesinos" na escola de idiomas ICBA, dentro da programação da Semana de Língua Alemã.
No sábado, em 8 de junho, 19h, estará apresentando o concerto de piano na cidade de Brusque - no palco do Instituto Aldo Krieger e no domingo, em 9 de junho, as 19h, na cidade de Blumenau, no palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Programa Concerto - C.C.  25 de Julho de Blumenau - Dia 9
Uma de suas obras...
Um registro para a História.

Leitura Complementar - Para ler, clicar sobre:
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Referência

ANTONELLI, Diego. Newton Schner Jr., o pianista. Gazeta do Povo. 2 de outubro de 2011. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/newton-schner-jr-o-pianista-autodidata-99ek5fmzgvn5iqba65d2xi1xq/  . Acesso em: 5 de junho de 2024, 21h13.









Nenhum comentário:

Postar um comentário