Em 21 de janeiro de 2025 foi comemorado o 66º aniversário de emancipação de Pomerode dentro da programação da 40ª Festa Pomerana.
A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca. Neste tempo o agrimensor Maximilian Josef Deeke ou, José Deeke, que residia em Blumenau, foi contratado pela Companhia Colonizadora Hanseática para administrar as colônias da Companhia.
Mapa desenhado por José Deeke, localização da rede de nucleações urbanas dentro do território de Blumenau. |
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861, (Aí iniciou sua história realmente!) no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - ou com acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros imigrantes a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da Colônia Blumenau - Hermann Bruno Otto Blumenau organizou e incentivou a formação desta nucleação urbana dentro da Colônia Blumenau, para facilitar para os viajantes e também, assim, criar mais um núcleo consumidor de sua colônia agrícola - firma que fundou. E também, foi mais um núcleo comercial e consumidor, dentro da região - sob ponto de vista dos administradores que visavam seu desenvolvimento.
Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do Norte da Alemanha e parte da Polônia, na segunda metade do Século XIX, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Neste dia 21 de janeiro de 2025, parte da programação para o dia, de maneira sequencia aconteceu a apresentação da Banda Trio XV, Apresentação folclórica do G.F Alpino Germânico e a apresentação do Coro Masculino Liederkranz dentro do seu "Show dos Velhos Camaradas", que prestou uma homenagem a Pomerode. As apresentações aconteceram no Pavilhão Cultural, localizado no Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira.
Em nossa passagem pela 40ª Festa Pomerana encontramos pessoas de várias regiões de Santa Catarina e também de outros estados, que sempre, frequentam a festa, como por exemplo, os Gerhardt de Curitiba.
Coro Masculino Liederkranz rumo a Pomerode. |
As imagens comunicam...
Ingrid e Valter Gerhardt, do Alt Heimat de Curitiba. |
Oswin Reinstenbach e José Carlos Oechsler. |
Fizeram história no G.F Alt Heimat de Curitiba, Valter Gerhard e Ingrid Gehardt e no G.F Alpino Germânico de Pomerode/Blumenau, Rosita e Harold Zeplin. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário