Em 21 de janeiro de 2025 foi comemorado o 66º aniversário de emancipação de Pomerode dentro da programação da 40ª Festa Pomerana.
A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca. Neste tempo o agrimensor Maximilian Josef Deeke ou, José Deeke, que residia em Blumenau, foi contratado pela Companhia Colonizadora Hanseática para administrar as colônias da Companhia.
| Mapa desenhado por José Deeke, localização da rede de nucleações urbanas dentro do território de Blumenau. |
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861, (Aí iniciou sua história realmente!) no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - ou com acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros imigrantes a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da Colônia Blumenau - Hermann Bruno Otto Blumenau organizou e incentivou a formação desta nucleação urbana dentro da Colônia Blumenau, para facilitar para os viajantes e também, assim, criar mais um núcleo consumidor de sua colônia agrícola - firma que fundou. E também, foi mais um núcleo comercial e consumidor, dentro da região - sob ponto de vista dos administradores que visavam seu desenvolvimento.
Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do Norte da Alemanha e parte da Polônia, na segunda metade do Século XIX, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Neste dia 21 de janeiro de 2025, parte da programação para o dia, de maneira sequencia aconteceu a apresentação da Banda Trio XV, Apresentação folclórica do G.F Alpino Germânico e a apresentação do Coro Masculino Liederkranz dentro do seu "Show dos Velhos Camaradas", que prestou uma homenagem a Pomerode. As apresentações aconteceram no Pavilhão Cultural, localizado no Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira.
Em nossa passagem pela 40ª Festa Pomerana encontramos pessoas de várias regiões de Santa Catarina e também de outros estados, que sempre, frequentam a festa, como por exemplo, os Gerhardt de Curitiba.
![]() |
| Coro Masculino Liederkranz rumo a Pomerode. |
As imagens comunicam...
| Ingrid e Valter Gerhardt, do Alt Heimat de Curitiba. |
| Oswin Reinstenbach e José Carlos Oechsler. |
| Fizeram história no G.F Alt Heimat de Curitiba, Valter Gerhard e Ingrid Gehardt e no G.F Alpino Germânico de Pomerode/Blumenau, Rosita e Harold Zeplin. |



































Nenhum comentário:
Postar um comentário