quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O pároco polonês da Igreja Sant'Ana e a comunidade católica de Apiúna restauram obras de arte sacra - dentro de um projeto amplo

Igreja Sant'Ana - Apiúna.
Ao pesquisarmos a obra "A Fuga para o Egito" da Catedral Metropolitana de Florianópolis SC, publicada por nós em 25 de outubro de 2024, fomos alertados sobre uma imagem que poderia ser do mesmo escultor tirolês, Ferdinand Demetz, presente na Igreja Nossa Senhora Consolata de Rio do Oeste. Fomos até Rio do Oeste e constatamos que não era uma escultura em madeira, como era feita a imagem da Sagrada Família de Florianópolis. 
No penúltimo dia de 2024, trocamos mensagens com o Pe. Marek Kempski, pároco da Igreja Matriz Sant'Ana -  de Apiúna e ele nos informou que as imagens da igreja, número superior a 60 imagens, foram restauradas em Curitiba e estavam de volta na igreja. A igreja  é um dos projetos  do arquiteto alemão Simon Gramlich. O padre também enviou uma fotografia do presépio feito por ele próximo ao altar. Estas informações nos motivaram a ir no local e também, conhecer um pouco mais sobre os demais projetos previstos pelo padre e pela comunidade  para o local. A igreja apresenta descaracterizações no seu interior, feitas em tempos passados, como por exemplo a retirada do Coro e a troca do piso de madeira, original da igreja.
Imagem da Igreja  Nossa Senhora Consolata,
Rio do Oeste. Escultura em gesso.
Desde que conversamos com o Pe. Kempski, pela primeira vez, observamos que o mesmo é um erudito e possui um nível de conhecimento técnico no que tange arquitetura e também, da História da Arte grande. Nosso encontro com o padre, aconteceu até então, sempre ao acaso, durante nossas passagens pela cidade de Apiúna localizada no Médio Vale do Itajaí junto  ao traçado da rodovia BR 470. O tema de nossas trocas estava sempre relacionado com a arquitetura, política, história e arte. O padre polonês Marek Kempski, a exemplo de outro padre polonês, o Pe Roberto Wyrobek,  nos impressionou com seu ideário e conhecimento e do seu trabalho e persistência para manter a arte sacra da igreja da paróquia que está sob sua responsabilidade e na comunidade. É claro que com isto, concluímos alguma coisa sobre a obra que está na igreja de Rio dos Cedros e publicaremos em um artigo posterior, quando estiver organizado.
Marek Kempski na frente da Igreja Matriz Sant'Ana,
 projetada por Simon Gramlich - Apiúna, 2020.

No dia 1° de janeiro de 2025, oportunizamos o momento de nossa visita à Igreja Matriz Sant'Ana,  para registrarmos as obras restauradas em Curitiba, apresentadas pelo pároco, que também, há sete anos, no mês do natal, constrói o presépio da igreja, encantando a todos, pela originalidade, o qual também possui imagens da sagrada família, anjos e astrólogos, ou reis magos. Havíamos recebidos fotografias do presépio do natal de 2024 do padre via mensagem com votos de bom natal e muito chamou nossa atenção e é claro, também foi registrado por nós, justificando o motivo de nossa visita logo no dia 1° de janeiro. Temíamos que o mesmo fosse desmontado no dia de Reis, 6 de janeiro de  2025.



Na Igreja Sant'Ana - Pe. Marek
Relembramos que a igreja católica de Apiúna está localizada às margens da rodovia intermunicipal, com uma grande praça na sua frente - conhecida Praça da Matriz, que lembra a tradicional praça da igreja, herança do ágora grego, local público de encontros e contemplação.
Localização - Apiúna SC.
 Arquiteto Simon Gramlich.
O projeto da Igreja Matriz Sant'Ana  apresenta uma linguagem arquitetônica neogótica, com elementos característicos na sua composição, como a rosácea, vitrais, monumentalidade, uma alusão aos arcos botantes, arcos ogivais, entre outros. O neogótico é o estilo nacional alemão, terral natal do arquiteto que a projetou, o arquiteto alemão Simon Gramlich, que foi um engenheiro-arquiteto nascido na cidade de Herbolzheim - estado de Baden Würtemberg - Alemanha, em 7 de agosto de 1887. Há poucos registros sobre sua vida privada e profissional a não ser, sua vasta obra executada em muitas cidades do Sul do Brasil, composta por projetos com características  ecléticas da virada do século XIX para o século XX, art decó, neogótico, neoclássico e moderno - que variam de residências de todos os tamanhos, fábricas, escolas, espaços comerciais e muitas igrejas, como esta localizada na cidade de Apiúna SC.
A paróquia Sant'Ana - Apiúna foi criada em 14 de novembro de 1954, quando se desmembrou de Ascurra. A pedra fundamental da atual igreja foi lançada em 1949.
Pedra fundamental amostra na parede frontal da igreja.
Padre Marek Kempski
Padre Marek recebendo as pessoas da comunidade, na porta de igreja,
 antes da celebração da missa do dia 1° de janeiro de 2025.






Quem é o padre que tem priorizado a preservação do acervo de arte sacra da comunidade católica de Apiúna?
O pároco da Igreja Matriz Sant'Ana é o Pe. Marek Kempske, nascido em  20 de novembro de 1962, na cidade polonesa  Jabłonowo Pomorskie.

Prefeitura de Jabłonowo Pomorskie em dois momentos.
Pe. Arnaldo Janssen.
O Pe. Marek foi ordenado em 29 de abril de 1989, na Congregação  Sociedade do Verbo Divino, também conhecida como Missionários do Verbo Divino ou Verbitas, na Polônia. 
Esta congregação foi fundada em 1875 pelo padre alemão Arnaldo Janssen em Steyl, na Holanda. 
Profissão de Votos do Pe Marek aconteceu em 1983 e foi ordenado Diácono em 1988 no Seminário Missionário SVD de Pieniezno, na Polônia, onde, também, foi ordenado Padre, como já mencionado.
Igreja onde foi ordenado o Pe. Mareck Kempski possui alguns detalhes arquitetônicos da igreja projetado por Simon Gramlich, como o presbitério, por exemplo. O estilo da capela polonesa também foi construída no neogótico como é, o da igreja de Apiúna.
O início da história do Seminário Missionário SVD de Pieniezno (Polônia), também conhecido como mosteiro Pieniężno, é secular. Historicamente foi estabelecido na cidade de Melzak,  como mosteiro Melcekuke. A cidade foi fundada em 1312 pelo capitão Teodorykowi de Lelkowa (Lichtenfelde).
Em torno de 1340 foi iniciada a construção de suas muralhas pelo bispo Anzelma, no governo do século XIII.
Seminário Missionário SVD de Pieniezno, na Polônia, onde se formou o Pe. Marek Kempski. Fonte: Rede social do mosteiro.

No local foi construída a capela dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, no século XIII, pelo Duque de Edimburgo. No século XIV, a mesma foi revestida com alvenaria, recebendo detalhes do decorativismo. Atualmente, seu estilo predominante é o neogótico, dotado do salão original com características do estilo gótico de Vármia. No seu ambiente há duas imagens de santos padroeiros famosas, que são: São Pedro e São Paulo, de 1688
A arquitetura do Seminário SVD de Pieniezno, sob os aspecto da arquitetura nos lembra muito o Seminário de Corupá, construído com a técnica do Backsteinexpressionismus.
Pe. Marek Kempski. Fonte: Página da Diocese de Rio do Sul.
O Pe. Marek Kempski, no Brasil, antes de chegar em Apiúna, trabalhou na paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Eldorado/MS, na paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rio Azul/PR, na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Campina do Simão/PR e antes disso, na paróquia Imaculada Conceição de Nowa Wies Leborska/Polônia, quando ainda residia na Polônia.

Fizemos imagens em vídeos, no qual o Padre Marek apresenta as imagens restauradas e fala um pouco sobre a arte sacra. Em breve será editado e publicado nesta postagem.
Marek Kempski.




As imagens comunicam...
Tipologia enxaimel no entorno da igreja.
Imagem restaurada  em Curitiba. Essa imagem pode ser de São Cipriano.
Pedra fundamental de Igreja Sant'ana de Apiúna.

Grande presépio construído pelo Pe. Marek ao lado do presbitério.


Presépio montado por Pe. Marek.

Imagens do astrólogo no presépio. Essa imagem também foi restaurada.


As obras restauradas...
Imagens do presépio - restauradas.




A Padroeira da Igreja de Apiúna, São José e Nossa Senhora. De acordo com o Pe. Marek ela não será mais apresentada sózinha.















































Obras restauradas.
Há planos para readequar o presbitério ao projeto original na linguagem neogótica.



Pe. Marek na porta recepcionando as pessoas da comunidade que chegam para assistir à missa.



r







 Igreja Sant'Ana - Apiúna.







Imagens restauradas.





Um Registro para a História.
Em breve - vídeo das obras com o Pe. Marek.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)










Nenhum comentário:

Postar um comentário