![]() |
Casa - arquitetura inglesa - Teresópolis RJ. |
Em 13 de julho de 2025, Werner Meier, catarinense que reside no Rio de Janeiro, perguntou-nos sobre as características arquitetônicas de uma edificação localizada na área central de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, aparentemente construída com tijolos aparentes.
Localização de Teresópolis RJ. |
É uma edificação com característica dotadas de elementos da casa de campo inglês.
Herança cultural inglesa na cidade de Teresópolis
A cidade de Teresópolis recebeu muitas famílias inglesas no seu território localizado no meio de uma cadeia de montanhas, ainda no período do Império.
Conta a história que desde o início do século XIX, os ingleses foram os primeiros estrangeiros a chegar ao Brasil, com o objetivo de se beneficiarem das favoráveis condições de negócio e comércio oferecidas pelos portugueses, algo que se acentuou em 1808 com a abertura dos portos e 90% de todo o comércio português era realizado com a Inglaterra. Isso ocasionou um migração de ingleses para o Brasil.
Um forte comerciante inglês, que se chamava George March, nascido em 1788, foi um dos ingleses que imigraram para Brasil, estabelecendo-se primeiramente na atual Rua Visconde Inhaúma, nº32, Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro, em 1813. Um determinado período posterior, em 1818, March arrendou uma extensa área de terras situadas na Serra dos Órgãos, conhecida como fazenda de Sant’Anna do Paquequer, que na ocasião era propriedade de D. Luiza Clemente da Silva.
A fazenda tinha quatro sesmarias de uma légua quadrada cada, que foram compradas por March, onde construiu uma edificação de dois pavimentos, para a sede de sua fazenda. Estas construções eram inspiradas na arquitetura campestre inglesa - desenho feitos pelo secretário da embaixada inglesa, William Ouseley, que se inspirou em uma aquarela de autor anônimo.
Também lembramos que a antiga proprietária ganhou a Sesmarias do governo português e comercializou depois, Como Hermann Blumenau fez no Vale do Itajaí.
Vamos relembrar que uma sesmaria era uma gleba de terra concedido pela Coroa Portuguesa, especialmente durante o período colonial no Brasil, a um beneficiário que se chamava sesmeiro. em troca, este sesmeiro deveria cultivar a terra desenvolvê-la economicamente, especialmente para a produção agrícola.
March comprou as terras da sesmeira e esse fato histórico, a partir de sua fazenda modelo, ocasionou o desenvolvimento do núcleo urbano que se tornou uma povoação, embrião de Teresópolis.

Os ingleses contribuíram na construção das primeiras edificações e vemos isso na edificação em questão, cuja fotografia foi enviada por Walter Meier.
A tipologia com característica inglesa, como esta casa Teresópolis, geralmente possui telhados inclinados, como a casa alemã, as paredes autoportantes de tijolo ou pedra, e janelas de guilhotina, muitas vezes com treliças e elementos em madeira que complementam, como em varandas e lambrequins. Os interiores são aconchegantes, com lareiras, vigas de madeira expostas, frequentemente incorporando o estilo cottage com tons claros e tecidos florais.
Características Arquitetônicas de casas "inglesas" de campo
Telhados:
Telhados inclinados e altos são comuns, podendo ser feitos de ardósia, telhas de madeira ou até palha.
Paredes/Fechamentos:
Autoportantes - geralmente construídas com tijolos, pedras ou com ambos.
Janelas:
As janelas de guilhotina, com vários painéis ou em estilo treliça, são uma marca registrada.
Enxaimel:
Casas mais antigas podem apresentar estruturas em enxaimel decorativo na fachada. Lembramos que há centenas de anos atrás, a Europa não possuía a mesmos limites atuais. Eram tribos que mais tarde eram lideradas pelos duques, dentro do feudalismo. A origem de Alemanha e Inglaterra, são semelhantes dentro de seu folclore, religião e mitologia, que pode-se perceber em detalhes dos distintos países atuais.
Chaminés:
Lareiras e chaminés grandes são elementos frequentes, tanto na arquitetura externa quanto interna.
Três ilustrações, exemplos, de tipologias de campo inglesas.
Casa de Teresópolis
A casa de Teresópolis tem características e elementos encontrados na casa de inglesa inglesa, presentes no telhado, paredes, detalhes decorativos em madeira, volumetria e materiais predominantes usados.
Respondendo sobre arquitetura.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Angewitt (You Tube)
AngelinaWittmann (Facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário