quarta-feira, 20 de agosto de 2025

História nas paisagens de Wangen im Algäu e Wolfegg - dia 24 de abril - QG 4 - Alemanha 2025

Foi uma alegria reencontrar Norbert Gälle e Alex Gälle no seu Heimat três meses depois que estiveram conosco no Brasil. Como o conhecemos? A música nos apresentou. O casal já esteve no Brasil por três vezes
En janeiro de 2025, Norbert desenhou Bodensee na areia de Navegantes, no dia que chegou. Em abril visitamos Bodensee em sua companhia e na companhia de Alex Gälle.
Durante o Roteiro Alemanha 2025, proporcionaram-nos bons e inesquecíveis momentos. Tivemos o privilégio de assistir a banda Die Scherzachtaler, na qual Norbert Gälle toca, junto com seus amigos, melodias do Blasmusik, suas próprias composições e também, melodias do repertório internacional. A banda, considerada uma das melhores nos países de língua alemã, pretende fazer uma turnê no Brasil, em outubro de 2027. 
Local em Wolfegg, onde passamos a duas primeiras noites na cidade.
Norbert e Alex Gälle nos aguardavam, como vimos na última publicação, e gentilmente nos proporcionaram um  ambiente para passarmos nossa primeira noite em sua cidade, uma "casa" em Wolfegg, especialmente preparada e reservada para nós, cujo ambiente está vivo em nossa memória. Neste dia 24, nossos amigos tinham compromisso previamente assumido e nos sugeriram conhecer a cidade vizinha, a histórica Wangen im Algäu,  e assim o fizemos. Após a visita à Wangen, retornamos à "nossa casa" e deixamos o carro onde no local e caminhamos até o Schloss de Wolfegg, lembrando que a noite, neste período, chega bem tarde, por volta das 20h30. Aproveitamos plenamente a luz do dia, conhecendo os lugares e suas histórias, os quais, aqui compartilhamos.
Localização e referência das cidades maiores na região, e o lago de Bodensee. 
Despertamos e preparamos o café da manhã e seguimos para Wanger im Algäu, deixando o carro em um estacionamento público, seguimos para o centro histórico da cidade.  Percorremos em torno de 21km, entre WolfeggWangen im Algäu.
A nossa "casa".








Vizinho da frente - interessante trabalho em pedras.
Wangen im Algäu
Chegando no estacionamento público de Wangen im Algäu.

Brasão de  Wangen im Algäu.
Wangen im Allgäu
, está localizada no sudeste de Baden-Württemberg, tem uma população em torno de 28.000 habitantes e é, depois de Ravensburg, a segunda maior cidade do distrito de Ravensburg. É uma antiga cidade imperial e tem a importância de uma centralidade de médio porte para as comunidades vizinhas. De 1938 a 1972, Wangen foi a sede do distrito de mesmo nome. 
Em 1º de janeiro de 1973, este distrito foi incorporado ao distrito de Ravensburg, e Wangen foi designada como sede de distrito de grande porte. 



Um pouco de sua história
Idade Média

O embrião do povoamento de Wangen remonta a um assentamento franco posterior ao domínio dos alamanos pelo rei franco Clóvis I, em torno de 496. O local foi mencionado pela primeira vez em um documento do mosteiro de St. Gallen, em 815, como Wangun. O alamano livre Hadubert doou uma fazenda e uma floresta ao mosteiro imperial franco naquela época. A vila de Hatzenweiler foi mencionada pela primeira vez como Haddinwilare em 770, quando um Hadupert, cuja relação com o Hadubert da doação de 815 não é clara, e sua mãe Teotrada deixaram Hatzenweiler para o Kloster St. Gallen.
No século X, as posses locais do Kloster aumentaram por meio de doações, compras e trocas, e no século XII um Kellhof foi construído no Niederdorf para administrar as propriedades em Wangen. Além disso, havia um Maierhof , a casa de fazenda. Não se sabe por quanto tempo essas fazendas existiram juntas. A partir do século XIII, existia o cargo de mestre de obras, o  magister operum, que era responsável por supervisionar a construção.
Em 1123, o Schloss de Prassberg foi construído para o abade Manegold de Böttstein-Mammern, com o qual ele queria consolidar o poder de Saint Gallen sobre as áreas ao norte de Bodensee, que Heinrich Twiel, que havia sido derrotado anteriormente em uma luta pelo poder de Saint Gallen, também queria controlar.
Schloss de Prassberg com pátio de construção e moinho por volta de 1617.
Na segunda metade do século XII, o abade de St. Gallen  criou um mercado fora do Niederdorf, em torno do qual, comerciantes livres e artesãos se fixaram criando uma nucleação urbana onde está localizada a posterior Cidade Alta, a qual foi fechada com portões e cercada por muros ou muralhas, até o século XIII. Lembramos que as cidades muradas surgidas no período pós queda do império romano, quase sempre ocupavam locais altos (segurança) e fortificadas. As mais seguras quase sempre protegiam a mais frágeis e seus senhores, em troca de fidelidade incondicional, criando a cadeia social da época.
Vila de uma propriedade feudal da idade média.
Igreja St. Martin

Não se sabe exatamente quando foi construída a primeira igreja no local da igreja paroquial católica de St. Martin. Há indícios que tenha sido construída entre o século VIII e 820. Um padre foi mencionado pela primeira vez em um documento de 1182, século XII. A torre e a parede leste da nave datam do final do século XII e início do século XIII, o coro é de 1386. A última grande reconstrução começou no final do século XIV e, de acordo com a inscrição no portal oeste, foi concluída em 1486, ficou definida sua volumetria atual -  como uma basílica de três naves com colunas. Durante esse período de 1684 a 1687 a igreja recebeu o decorativismo do estilo gótico, a exemplo de outras igreja da região desde Baviera. Em 1739 o acabamento do campanário recebeu um acabamento galês. 
Em novembro de 1862, janelas do coro neogóticas de Ludwig Mittermaier, doadas por Joseph Anton von Gegenbaur e Franz Lott, foram instaladas. 
De 1898 a 1901, a igreja recebeu novos móveis no estilo neogóticos.
O interior da igreja St. Martin é caracterizado por murais historicistas tardios de Gebhard Fugel. Outras pinturas foram removidas em 1952, e os vitrais do coro de Mittermaier foram removidos em 1960 e incluídos no inventário do Museu da Cidade. Eles estão perdidos desde 1974.
Local histórico de Wangen. Mercado dos porcos. Local onde o casal de artistas de Überlingen, Werner e Elsa Gürtner, colocaram  esculturas de bronze, em 6 de dezembro de 1986, criando a Fonte de Santo Antônio, com a cena do negociante de porcos, em bronze. À esquerda está a igreja St. Martin.
Igreja de St. Martin. Seu campanário está localizado na parte posterior da igreja.

Interior da igreja St. Martin.



Volumetria de basílica.


Portão de Ravensburg, ainda hoje em parte do muro da
cidade. Fotografamos
Na Alta Idade Média, a tutela secular do Kloster estava com a dinastia Hohenstaufen. A muralha da cidade foi construída entre 1210 e 1230, com seixos prateados, com seis a oito metros de altura e um metro de espessura, foram construídas, encimados por uma ameia coberta. Ao mesmo tempo, os quatro portões da cidade foram construídos: o Pfaffentor (Ratloch), o Sweglartor (Portão Lindau), o Kimpflertor (Portão Ravensburg) e o Schmiedgassertor (Portão Leutkirch, demolido por volta de 1842). O rei Friedrich II decretou em um documento de 1217, que a tutela de Wangen deveria permanecer nas mãos reais para sempre. De acordo com o registro de impostos imperiais de 1241, o imposto anual de Wangen para o rei era de 10  marcos de prata. 
Rudolf von Habsburg (1218-1291).
A partir de 15 de outubro de 1281, sob o governo de Rudolf von Habsburg, Wangen voltou a estar sob o domínio real e, em 10 de janeiro de 1286, foi elevada à categoria de cidade imperial. O símbolo da águia para o Império Hohenstaufen e o símbolo do lírio para o Império Franco ainda ilustram esse status no brasão da cidade.
Brasão de  Wangen im Algäu.
Wangen é a confluência das estradas de Ravensburg, Lindau, Leutkirch e Isny. O crescente comércio de longa distância através dos Alpes — inicialmente através da Grande Companhia Comercial de Ravensburg, depois, através das famílias Welser e Fugger — fez com que desenvolvesse a região no final da Idade Média. Por volta de 1400, nenhuma outra construção era possível dentro dos limites do muro. Assim, a área agrícola especial conhecida como Baind, localizada entre a muralha da cidade e o rio Argen, foi murada para formar a Cidade Baixa.
Guildas medievais.
Dentro da cidade imperial, as guildas já haviam conquistado considerável influência no século XIV. A fabricação e a exportação de foices e linho, garantiam o desenvolvimento comercial externo. Durante seu auge, a cidade adquiriu uma extensão considerável de terras fora de seus muros, atingindo até as margens de Bodensee, garantindo uma renda permanente, independentemente das variações comerciais.
Em 1349, Wangen juntou-se à Liga das Cidades da Suábia e, em 1362, à Liga das Cidades Litorâneas (Seebund), que continuou mesmo após a dissolução da Liga das Cidades. 
Em julho de 1389 Truchsess Johannes II de Waldburg foi capturado, após ele ter tentado tomar a cidade. C o feito, foi organizada uma procissão em volta da cidade, em agradecimento,  repetindo-se todos os anos em 1º de janeiro, até  o ano de 1803. 
Em 1470, a Liga Marítima foi renovada. Em 1477, Wangen já havia se colocado sob a proteção da cidade de St. Gallen por tratado. Em 1488, sob a ameaça de banimento imperial pelo Imperador Friedrich III, no entanto, Wangen foi forçada a romper a aliança com St. Gallen  e se aliar à Liga da Suábia, que existiu até 1534.

Wangen im Algäu através de nossa lente







Lado de fora do muro da cidade, com destaque para o portão de Ravensburg, ou Frauentor.







Frauentor - Portão de Ravensburg

Monumento do patrimônio cultural da Alemanha. Está localizado ao norte da cidade velha, cidade murada, conhecido como Frauentor ou portão de Ravensburg. O monumento possui cinco pavimentos e é totalmente revestido de tijolos. A torre/portão forma o extremo norte da Herrenstraße, no centro histórico de Wangen. Originalmente foi construída no século XIV e adquiriu sua forma atual, através de uma ampliação em 1608, início do século XVII. Não podemos deixar de lembrar dos patrimônios do século XIX, demolidos, em Blumenau e região. A torre foi pintada por Ulrich Wagener, em 1589 e por Johann Andreas Rauch, em 1611. A pintura atual, de 1950, é de Toni Schönecker. Acima do portal de arco redondo e abóbada de arestas, foram feitos alto relevos com com brasões. As pinturas nos andares superiores, divididas por cornijas, retratam a Virgem Maria com o Menino Jesus no centro, com o Imperador Frederico II à esquerda e o Imperador Fernando I à direita, que visitou a cidade em 1563. O quarto e o quinto andares têm cantos em forma de torre de escada, com um relógio e um relógio de sol em arcos cegos de arco redondo entre eles, do lado da cidade. O telhado consiste em uma cúpula italiana, com os cantos tendo suas próprias cúpulas e gárgulas de ferro forjado.
Torre antes da pintura de 1950 de Toni Schönecker.


Pintura mural de Toni Schönecker.

Edificação construída com a técnica enxaimel característica da região de Baden Wüttemberg e de Francônia. Fechamento com argamassa feita com cal. O portão aos fundos.

Herrensstrasse.


Relógio e relógio de sol - lado interno do muro.

Pintura mural de Toni Schönecker.


Edificações enxaimel rebocadas. Fazem assim, para proteger a estrutura da bandeira.




Herrenstrasse.

Herrenstrasse.
Na frente do Frauentor - Portão de Ravensburg, na Herrenstrasse.
Na frente do atelier de um ferreiro artístico.

Atelier de ferreiro artístico.




Influência da arquitetura romana.

Tipologia construída com madeira, como muitas que forma construídas
em Santa Catarina no período da madeira.

Tipologia típica, também como muitas são construídas em Santa Catarina. Mista usando alvenaria e madeira.

Anexo de madeira junto ao corpo de alvenaria.




Edificação mista.


Edificações mistas.

Estrutura e fechamento de madeira.



Construção mista de madeira  e alvenaria semelhante aquela construída em Santa Catarina em um determinado período histórico.







Construção mista de madeira e alvenaria.



Rathaus

As partes mais antigas do edifício da prefeitura antiga de Wangen são período Hohenstaufen, como parte das primeiras fortificações da cidade. No século XV, o edifício foi reconstruído diversas vezes e ampliado em direção à praça do mercado. Em todos os períodos – do românico, ao e barroco – deixaram sua marca na câmara do conselho histórico. Como tesouros históricos, ela também contém uma vista da cidade de Johann Andreas Rauch, de 1611, e o pequeno salão de casamentos no Pfaffenturm, acima do Ratloch. Destaque para a escadaria barroca com a Landtafel (mesa campestre), de Johann Andreas Rauch, de 1617, e o pequeno salão de casamentos no Pfaffenturm, acima do Ratloch. Em 1721, a prefeitura recebeu sua fachada barroca voltada para a praça do mercado. A fachada voltada para a Cidade Baixa manteve seu caráter gótico tardio
As pinturas da fachada foram restauradas com base em achados históricos. A última reforma, incluindo a expansão da nova câmara do conselho no sótão (antigo depósito de emergência para grãos de pão), ocorreu de 1980 a 1983.
Praça do mercado.

Fachada gótica.

Lateral da Prefeitura e parte da igreja.






Quanto mais pavimento tinha um sótão, mais capacidade de armazenamento tinha seu proprietário. Aprendemos sobre esta questão nesta viagem.



Fundos da igreja St Martin.
Parte do mercado.


















Praça do mercado.


No pátio da igreja.







Die "verdruckten Allgäuer" - Os "Allgäuers reprimidos"
O artista  da obra, Joseph Michael Neustifter.

- Fonte cuspidora
Memorial aos moradores "irritados" de Allgäu foi erguido em frente à casa do sacristão, em 1997, entre as Cidades Alta e Baixa. 
Motivo: A obra retrata seis moradores de Wangen im Algäu "curvados juntos", o de baixo fica tão "irritado" quanto o de cima. O trabalho é do artista da Baixa Baviera, Joseph Michael Neustifter, de Eggenfelden.














Escultura em frente à biblioteca municipal: “Truth Seeker”, de Gisela Steimle de Bad Urach-Sirchingen, 1990




Escultura em frente à biblioteca municipal: “Truth Seeker”, de Gisela Steimle de Bad Urach-Sirchingen, 1990.








Antonius Brunnen – Fonte Antônius
É uma  fonte/monumento (em bronze) é uma obra do século XX valorizando a história do ambiente. No local estava o ambiente histórico conhecido como Saumarkt (Marco de Saumarkt) e neste local acontecia semanalmente o mercado de porcos, há séculos passados.
Um casal de artistas de Überlingen, Werner e Elsa Gürtner, trabalharam nas esculturas de bronze por mais de um ano antes que a fonte fosse apresentada ao público em 6 de dezembro de 1986, em uma cerimônia que foi muito prestigiada, principalmente, as pessoas de Wangen, visitantes do mercado, turistas e as crianças. 
Não foi proposto torres de 25 pavimentos no ambiente histórico para atrair o visitante e sim, 5 porquinhos e pastor, lembrando a atividade no local a muito mais tempo atrás, do que o mais antigo de nossos ambientes, cujos espaços, quase não possuem quase mais nada de história.
Foi fixado no local, uma placa de bronze com o seguinte texto ao interessado: 
"Santo Antônio, também conhecido como Antônio Eremita e Antônio, o Grande, popularmente conhecido na região de Allgäu como 'Sau-Tone', viveu no Egito de 251 a 356 d.C. Ele é tradicionalmente representado com um porco simpático, às vezes com a cruz de Tau. É considerado o padroeiro dos animais domésticos e era altamente venerado como um santo da peste na Idade Média. "














































Fora dos muros da cidade, rumo ao estacionamento.


















Wolfegg à pé
Caminhando em Wolfegg, em direção ao Schloss Wolfegg, depois das 19h. Anoitece após 20h45.

















Schloss de Wolfegg
Schloss Wolfegg.
A planta principal do Schloss de Wolfegg tem uma planta quadrada, com torres nos cantos. Sua arquitetura e planta externa remontam à Truchsess Jakob II de Waldburg (1546-1589) e sua esposa Johanna (1548-1613). Após um incêndio no século XVI, em 1578, destruir o antigo edifício é construído um novo Schloss. Partes dele, também foram destruídas em 1646, quando tropas suecas sob o comando de Carl Gustaf Wrangel saquearam o local perto do fim da Guerra dos Trinta Anos e o incendiaram.
Como o proprietário, Maximilian Willibald de Waldburg-Wolfegg estava com falta de fundos, e sua restauração foi adiada até 1651. De 1691 a 1700, o escultor e estucador Balthasar Kimmer de Wangen (1653-1702) redesenhou o interior dos cômodos com funções oficiais. No século XVIII, alguns dos quartos de hóspedes foram decorados no estilo rococó. No final do século XIX, o castelo foi extensivamente reformado novamente. As salas de jantar receberam um novo projeto de interiores e a capela do castelo foi remodelada no estilo neogótico.
Fotografamos parte de um antigo edifício parte do Schloss que pela arquitetura reporta a Idade Média e está localizado junto ao muro. 
Mapa onde estava registrado o nome "América".
Em 1901, o padre jesuíta Josef Fischer descobriu na biblioteca do castelo, a única cópia sobrevivente do mapa de Waldseemüller de 1507, no qual o nome América foi usado pela primeira vez para o continente recém-descoberto. O mapa encontrado era uma reimpressão de 1516, que foi encontrada junto com outros mapas em uma coleção.
Durante a Primeira Guerra Mundial, no período entre  28 de agosto de 1914 a 31 de março de 1919, o Castelo de Wolfegg disponibilizou seus ambientes para um hospital militar que foi administrado pela Cruz Vermelha Alemã.










Igreja St. Katharina.




















Em breve, vídeo.

Terminamos o dia 24 de abril em "nossa casa" e no dia seguinte, dia 25 de abril, seguimos até onde estavam Norbert Gälle e Alex Gälle, para o café da manhã em suas companhias, e depois, seguimos em direção à Liggersdorf, cidade onde teríamos a oportunidade de assistir o show da banda Die Scherzachtaler na noite de 25 de abril. 
Durante o dia estivemos em lugares incríveis. Alguns destes, mencionamos em nosso livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", como é o caso da vila neolítica restaurada e parte do acervo do Pfahlbaumuseum Unteruhldingen - Uhldingen Mühlhofen. 
Na sequência apresentaremos momentos de grandes emoções durante o dia 25 de abril, no Roteiro Alemanha 2025. E a noite, música de qualidade.
Residência de Norbert e Alex Gälle.
Kaffee.

Pfahlbaumuseum Unteruhldingen - Uhldingen Mühlhofen, Bodensee.


Show da Die Schrzachtaler, Liggersdorf.

QG 4 - Alemanha 2025.


Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)







Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau















Nenhum comentário:

Postar um comentário