
Foi uma alegria reencontrar Norbert Gälle e Alex Gälle no seu Heimat três meses depois que estiveram conosco no Brasil. Como o conhecemos? A música nos apresentou. O casal já esteve no Brasil por três vezes.
En janeiro de 2025, Norbert desenhou Bodensee na areia de Navegantes, no dia que chegou. Em abril visitamos Bodensee em sua companhia e na companhia de Alex Gälle. |
Durante o Roteiro Alemanha 2025, proporcionaram-nos bons e inesquecíveis momentos. Tivemos o privilégio de assistir a banda Die Scherzachtaler, na qual Norbert Gälle toca, junto com seus amigos, melodias do Blasmusik, suas próprias composições e também, melodias do repertório internacional. A banda, considerada uma das melhores nos países de língua alemã, pretende fazer uma turnê no Brasil, em outubro de 2027.
![]() |
Local em Wolfegg, onde passamos a duas primeiras noites na cidade. |
Norbert e Alex Gälle nos aguardavam, como vimos na última publicação, e gentilmente nos proporcionaram um ambiente para passarmos nossa primeira noite em sua cidade, uma "casa" em Wolfegg, especialmente preparada e reservada para nós, cujo ambiente está vivo em nossa memória. Neste dia 24, nossos amigos tinham compromisso previamente assumido e nos sugeriram conhecer a cidade vizinha, a histórica Wangen im Algäu, e assim o fizemos. Após a visita à Wangen, retornamos à "nossa casa" e deixamos o carro onde no local e caminhamos até o Schloss de Wolfegg, lembrando que a noite, neste período, chega bem tarde, por volta das 20h30. Aproveitamos plenamente a luz do dia, conhecendo os lugares e suas histórias, os quais, aqui compartilhamos.
![]() |
Localização e referência das cidades maiores na região, e o lago de Bodensee. |
Despertamos e preparamos o café da manhã e seguimos para Wanger im Algäu, deixando o carro em um estacionamento público, seguimos para o centro histórico da cidade. Percorremos em torno de 21km, entre Wolfegg e Wangen im Algäu.
A nossa "casa".
![]() |
Chegando no estacionamento público de Wangen im Algäu. |
![]() |
Brasão de Wangen im Algäu. |
Em 1º de janeiro de 1973, este distrito foi incorporado ao distrito de Ravensburg, e Wangen foi designada como sede de distrito de grande porte.
Um pouco de sua história
Idade Média
O embrião do povoamento de Wangen remonta a um assentamento franco posterior ao domínio dos alamanos pelo rei franco Clóvis I, em torno de 496. O local foi mencionado pela primeira vez em um documento do mosteiro de St. Gallen, em 815, como Wangun. O alamano livre Hadubert doou uma fazenda e uma floresta ao mosteiro imperial franco naquela época. A vila de Hatzenweiler foi mencionada pela primeira vez como Haddinwilare em 770, quando um Hadupert, cuja relação com o Hadubert da doação de 815 não é clara, e sua mãe Teotrada deixaram Hatzenweiler para o Kloster St. Gallen.
No século X, as posses locais do Kloster aumentaram por meio de doações, compras e trocas, e no século XII um Kellhof foi construído no Niederdorf para administrar as propriedades em Wangen. Além disso, havia um Maierhof , a casa de fazenda. Não se sabe por quanto tempo essas fazendas existiram juntas. A partir do século XIII, existia o cargo de mestre de obras, o magister operum, que era responsável por supervisionar a construção.
Em 1123, o Schloss de Prassberg foi construído para o abade Manegold de Böttstein-Mammern, com o qual ele queria consolidar o poder de Saint Gallen sobre as áreas ao norte de Bodensee, que Heinrich Twiel, que havia sido derrotado anteriormente em uma luta pelo poder de Saint Gallen, também queria controlar.
![]() |
Schloss de Prassberg com pátio de construção e moinho por volta de 1617. |
Na segunda metade do século XII, o abade de St. Gallen criou um mercado fora do Niederdorf, em torno do qual, comerciantes livres e artesãos se fixaram criando uma nucleação urbana onde está localizada a posterior Cidade Alta, a qual foi fechada com portões e cercada por muros ou muralhas, até o século XIII. Lembramos que as cidades muradas surgidas no período pós queda do império romano, quase sempre ocupavam locais altos (segurança) e fortificadas. As mais seguras quase sempre protegiam a mais frágeis e seus senhores, em troca de fidelidade incondicional, criando a cadeia social da época.
Vila de uma propriedade feudal da idade média. |
Não se sabe exatamente quando foi construída a primeira igreja no local da igreja paroquial católica de St. Martin. Há indícios que tenha sido construída entre o século VIII e 820. Um padre foi mencionado pela primeira vez em um documento de 1182, século XII. A torre e a parede leste da nave datam do final do século XII e início do século XIII, o coro é de 1386. A última grande reconstrução começou no final do século XIV e, de acordo com a inscrição no portal oeste, foi concluída em 1486, ficou definida sua volumetria atual - como uma basílica de três naves com colunas. Durante esse período de 1684 a 1687 a igreja recebeu o decorativismo do estilo gótico, a exemplo de outras igreja da região desde Baviera. Em 1739 o acabamento do campanário recebeu um acabamento galês.
Em novembro de 1862, janelas do coro neogóticas de Ludwig Mittermaier, doadas por Joseph Anton von Gegenbaur e Franz Lott, foram instaladas.
De 1898 a 1901, a igreja recebeu novos móveis no estilo neogóticos.
O interior da igreja St. Martin é caracterizado por murais historicistas tardios de Gebhard Fugel. Outras pinturas foram removidas em 1952, e os vitrais do coro de Mittermaier foram removidos em 1960 e incluídos no inventário do Museu da Cidade. Eles estão perdidos desde 1974.
Igreja de St. Martin. Seu campanário está localizado na parte posterior da igreja. |
Portão de Ravensburg, ainda hoje em parte do muro da cidade. Fotografamos |
![]() |
Rudolf von Habsburg (1218-1291). |
Wangen é a confluência das estradas de Ravensburg, Lindau, Leutkirch e Isny. O crescente comércio de longa distância através dos Alpes — inicialmente através da Grande Companhia Comercial de Ravensburg, depois, através das famílias Welser e Fugger — fez com que desenvolvesse a região no final da Idade Média. Por volta de 1400, nenhuma outra construção era possível dentro dos limites do muro. Assim, a área agrícola especial conhecida como Baind, localizada entre a muralha da cidade e o rio Argen, foi murada para formar a Cidade Baixa.
Dentro da cidade imperial, as guildas já haviam conquistado considerável influência no século XIV. A fabricação e a exportação de foices e linho, garantiam o desenvolvimento comercial externo. Durante seu auge, a cidade adquiriu uma extensão considerável de terras fora de seus muros, atingindo até as margens de Bodensee, garantindo uma renda permanente, independentemente das variações comerciais.
Em 1349, Wangen juntou-se à Liga das Cidades da Suábia e, em 1362, à Liga das Cidades Litorâneas (Seebund), que continuou mesmo após a dissolução da Liga das Cidades.
Guildas medievais. |
Em 1349, Wangen juntou-se à Liga das Cidades da Suábia e, em 1362, à Liga das Cidades Litorâneas (Seebund), que continuou mesmo após a dissolução da Liga das Cidades.
Em julho de 1389 Truchsess Johannes II de Waldburg foi capturado, após ele ter tentado tomar a cidade. C o feito, foi organizada uma procissão em volta da cidade, em agradecimento, repetindo-se todos os anos em 1º de janeiro, até o ano de 1803.
Em 1470, a Liga Marítima foi renovada. Em 1477, Wangen já havia se colocado sob a proteção da cidade de St. Gallen por tratado. Em 1488, sob a ameaça de banimento imperial pelo Imperador Friedrich III, no entanto, Wangen foi forçada a romper a aliança com St. Gallen e se aliar à Liga da Suábia, que existiu até 1534.
Wangen im Algäu através de nossa lente
Lado de fora do muro da cidade, com destaque para o portão de Ravensburg, ou Frauentor. |
Frauentor - Portão de Ravensburg

Monumento do patrimônio cultural da Alemanha. Está localizado ao norte da cidade velha, cidade murada, conhecido como Frauentor ou portão de Ravensburg. O monumento possui cinco pavimentos e é totalmente revestido de tijolos. A torre/portão forma o extremo norte da Herrenstraße, no centro histórico de Wangen. Originalmente foi construída no século XIV e adquiriu sua forma atual, através de uma ampliação em 1608, início do século XVII. Não podemos deixar de lembrar dos patrimônios do século XIX, demolidos, em Blumenau e região. A torre foi pintada por Ulrich Wagener, em 1589 e por Johann Andreas Rauch, em 1611. A pintura atual, de 1950, é de Toni Schönecker. Acima do portal de arco redondo e abóbada de arestas, foram feitos alto relevos com com brasões. As pinturas nos andares superiores, divididas por cornijas, retratam a Virgem Maria com o Menino Jesus no centro, com o Imperador Frederico II à esquerda e o Imperador Fernando I à direita, que visitou a cidade em 1563. O quarto e o quinto andares têm cantos em forma de torre de escada, com um relógio e um relógio de sol em arcos cegos de arco redondo entre eles, do lado da cidade. O telhado consiste em uma cúpula italiana, com os cantos tendo suas próprias cúpulas e gárgulas de ferro forjado.
Torre antes da pintura de 1950 de Toni Schönecker. |
Pintura mural de Toni Schönecker. |
Edificação construída com a técnica enxaimel característica da região de Baden Wüttemberg e de Francônia. Fechamento com argamassa feita com cal. O portão aos fundos. |
Herrensstrasse. |
Relógio e relógio de sol - lado interno do muro. |
Pintura mural de Toni Schönecker. |
Edificações enxaimel rebocadas. Fazem assim, para proteger a estrutura da bandeira. |
Influência da arquitetura romana. |
Tipologia construída com madeira, como muitas que forma construídas em Santa Catarina no período da madeira. |
Tipologia típica, também como muitas são construídas em Santa Catarina. Mista usando alvenaria e madeira. |
Anexo de madeira junto ao corpo de alvenaria. |
Edificação mista. |
Edificações mistas. |
Estrutura e fechamento de madeira. |
Construção mista de madeira e alvenaria semelhante aquela construída em Santa Catarina em um determinado período histórico. |
Construção mista de madeira e alvenaria. |
Rathaus
As partes mais antigas do edifício da prefeitura antiga de Wangen são período Hohenstaufen, como parte das primeiras fortificações da cidade. No século XV, o edifício foi reconstruído diversas vezes e ampliado em direção à praça do mercado. Em todos os períodos – do românico, ao e barroco – deixaram sua marca na câmara do conselho histórico. Como tesouros históricos, ela também contém uma vista da cidade de Johann Andreas Rauch, de 1611, e o pequeno salão de casamentos no Pfaffenturm, acima do Ratloch. Destaque para a escadaria barroca com a Landtafel (mesa campestre), de Johann Andreas Rauch, de 1617, e o pequeno salão de casamentos no Pfaffenturm, acima do Ratloch. Em 1721, a prefeitura recebeu sua fachada barroca voltada para a praça do mercado. A fachada voltada para a Cidade Baixa manteve seu caráter gótico tardio.
As pinturas da fachada foram restauradas com base em achados históricos. A última reforma, incluindo a expansão da nova câmara do conselho no sótão (antigo depósito de emergência para grãos de pão), ocorreu de 1980 a 1983.
Praça do mercado. |
Fachada gótica. |
Lateral da Prefeitura e parte da igreja. |

Quanto mais pavimento tinha um sótão, mais capacidade de armazenamento tinha seu proprietário. Aprendemos sobre esta questão nesta viagem. |
Fundos da igreja St Martin. |
Parte do mercado. |
Praça do mercado. |
No pátio da igreja. |
Die "verdruckten Allgäuer" - Os "Allgäuers reprimidos"
Memorial aos moradores "irritados" de Allgäu foi erguido em frente à casa do sacristão, em 1997, entre as Cidades Alta e Baixa.
Motivo: A obra retrata seis moradores de Wangen im Algäu "curvados juntos", o de baixo fica tão "irritado" quanto o de cima. O trabalho é do artista da Baixa Baviera, Joseph Michael Neustifter, de Eggenfelden.
Escultura em frente à biblioteca municipal: “Truth Seeker”, de Gisela Steimle de Bad Urach-Sirchingen, 1990
Escultura em frente à biblioteca municipal: “Truth Seeker”, de Gisela Steimle de Bad Urach-Sirchingen, 1990. |
Antonius Brunnen – Fonte Antônius
É uma fonte/monumento (em bronze) é uma obra do século XX valorizando a história do ambiente. No local estava o ambiente histórico conhecido como Saumarkt (Marco de Saumarkt) e neste local acontecia semanalmente o mercado de porcos, há séculos passados.
Um casal de artistas de Überlingen, Werner e Elsa Gürtner, trabalharam nas esculturas de bronze por mais de um ano antes que a fonte fosse apresentada ao público em 6 de dezembro de 1986, em uma cerimônia que foi muito prestigiada, principalmente, as pessoas de Wangen, visitantes do mercado, turistas e as crianças.
Não foi proposto torres de 25 pavimentos no ambiente histórico para atrair o visitante e sim, 5 porquinhos e pastor, lembrando a atividade no local a muito mais tempo atrás, do que o mais antigo de nossos ambientes, cujos espaços, quase não possuem quase mais nada de história.
Foi fixado no local, uma placa de bronze com o seguinte texto ao interessado:
"Santo Antônio, também conhecido como Antônio Eremita e Antônio, o Grande, popularmente conhecido na região de Allgäu como 'Sau-Tone', viveu no Egito de 251 a 356 d.C. Ele é tradicionalmente representado com um porco simpático, às vezes com a cruz de Tau. É considerado o padroeiro dos animais domésticos e era altamente venerado como um santo da peste na Idade Média. "
Wolfegg à pé
Caminhando em Wolfegg, em direção ao Schloss Wolfegg, depois das 19h. Anoitece após 20h45.
Schloss de Wolfegg
A planta principal do Schloss de Wolfegg tem uma planta quadrada, com torres nos cantos. Sua arquitetura e planta externa remontam à Truchsess Jakob II de Waldburg (1546-1589) e sua esposa Johanna (1548-1613). Após um incêndio no século XVI, em 1578, destruir o antigo edifício é construído um novo Schloss. Partes dele, também foram destruídas em 1646, quando tropas suecas sob o comando de Carl Gustaf Wrangel saquearam o local perto do fim da Guerra dos Trinta Anos e o incendiaram.
Como o proprietário, Maximilian Willibald de Waldburg-Wolfegg estava com falta de fundos, e sua restauração foi adiada até 1651. De 1691 a 1700, o escultor e estucador Balthasar Kimmer de Wangen (1653-1702) redesenhou o interior dos cômodos com funções oficiais. No século XVIII, alguns dos quartos de hóspedes foram decorados no estilo rococó. No final do século XIX, o castelo foi extensivamente reformado novamente. As salas de jantar receberam um novo projeto de interiores e a capela do castelo foi remodelada no estilo neogótico.
Fotografamos parte de um antigo edifício parte do Schloss que pela arquitetura reporta a Idade Média e está localizado junto ao muro.
![]() |
Mapa onde estava registrado o nome "América". |
Em 1901, o padre jesuíta Josef Fischer descobriu na biblioteca do castelo, a única cópia sobrevivente do mapa de Waldseemüller de 1507, no qual o nome América foi usado pela primeira vez para o continente recém-descoberto. O mapa encontrado era uma reimpressão de 1516, que foi encontrada junto com outros mapas em uma coleção.
Durante a Primeira Guerra Mundial, no período entre 28 de agosto de 1914 a 31 de março de 1919, o Castelo de Wolfegg disponibilizou seus ambientes para um hospital militar que foi administrado pela Cruz Vermelha Alemã.
Igreja St. Katharina. |
Em breve, vídeo.
Terminamos o dia 24 de abril em "nossa casa" e no dia seguinte, dia 25 de abril, seguimos até onde estavam Norbert Gälle e Alex Gälle, para o café da manhã em suas companhias, e depois, seguimos em direção à Liggersdorf, cidade onde teríamos a oportunidade de assistir o show da banda Die Scherzachtaler na noite de 25 de abril.
Durante o dia estivemos em lugares incríveis. Alguns destes, mencionamos em nosso livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", como é o caso da vila neolítica restaurada e parte do acervo do Pfahlbaumuseum Unteruhldingen - Uhldingen Mühlhofen.
Na sequência apresentaremos momentos de grandes emoções durante o dia 25 de abril, no Roteiro Alemanha 2025. E a noite, música de qualidade.
![]() |
Residência de Norbert e Alex Gälle. |
![]() |
Kaffee. |
Pfahlbaumuseum Unteruhldingen - Uhldingen Mühlhofen, Bodensee. |
![]() |
Show da Die Schrzachtaler, Liggersdorf. |
QG 4 - Alemanha 2025. |
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Leituras Complementares - Clicar sobre o título
Roteiro 3 com base na cidade Passau
- Chegando na Alemanha - 16 de abril de 2025
- Gastronomia - o Primeiro Café da Manhã - Alemanha
- Musik in der Nacht - Momentos com músicos da Deggendorfer Stadl-Musikanten
- Na Alemanha - a primeira banda alemã que tocou na Oktoberfest Blumenau (1984) - Haubersbronner Dorfmusikanten
- O encontro e a história da Winzerkapelle Rödelsee e a Oktoberfest Blumenau - 40 anos
- O encontro com Georg Mirwald e família em Hengersberg e com padre Josef em Passau - Recordações do Brasil - Alemanha 2025
- Igreja milenar de Hengersberg - Mariä Himmelfahrt - Frauenbergkirche - Uma volta em Deggendorf - Alemanha 2025
- Stille Nacht Gedächtniskapelle - Oberndorf bei Salzburg (Áustria) - Alemanha 2025
- Salzburg - Piquenique no estacionamento - Fortaleza de Hohensalzburb - Jardins do Schloss Mirabell - Alemanha 2025
- Petersfriedhof - Cemitério de São Pedro - Salzburg - Alemanha 2025
- Salzburger Dom - Catedral de Salzburg - Áustria - Alemanha 2025
- Mozarts Geburtshaus - Getreidegasse 28 - Local de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart - Salzburg - Áustria - Alemanha 2025
- Passau - Cidade alemã na divisa com a Áustria, totalmente reconstruída no século XVII - Cidade dos três rios - Alemanha 2025
- St. Stephan's Cathedral - Catedral São Estevão - Passau - Alemanha - História da Arte
- O dia da Páscoa em Passau e Hengersberg - na companhia de amigos - Alemanha 2025
- Munique - München - Um pouco de sua História na paisagem da cidade e na música do Hofbräuhaus - Alemanha 2025
- Um dia de lazer nas cidades de Waldkirchen e Hunding - e Bayrischer Wald, com amigos. Promenade e nós fizemos o almoço com arroz - QG 3 - Alemanha 2025
- Chiemsee - Lago Chiem - Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 1/5 - QG 3 - Alemanha 2025
- Herreninsel - Chiensee - Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 2/5 - QG 3 - Alemanha 2025
- Neues Schloss ou Königsschloss - Chiemsee - Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 3/5 - QG 3 - Alemanha 2025
- Fraueninsel - Chiemsee - Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 4/5 - QG 3 - Alemanha 2025
- Cidade de Altötting - Deggendorfer Stadl-Musikanten (Banda da Oktoberfest) Bayern - Alemanha - dia 22 de abril - 5/5 - QG 3 - Alemanha 2025
- História nas paisagens de Wangen im Algäu e Wolfegg - dia 24 de abril - QG 4 - Alemanha 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário