sábado, 30 de agosto de 2025

Ilha Mainau Ilha das Flores - Bodensee - dia 25 de abril - QG 4 - Alemanha 2025

No dia 25 acordamos muito cedo e nos dirigimos para encontrarmos nossos amigos e pós o café nos dirigimos para "Ilha das Flores", localizada ao oeste de Bodensee, localização próxima ao local onde estávamos. Para chegarmos no local percorremos a rodovia B33, e depois atravessamos o grande lago, somando aproximadamente uma distância de 60 Km.
Percurso que percorremos de Wolfegg até a ilha de Bondensee - Mainau, a ilha das flores.
A ilha Mainau

Não há acesso de automóveis na ilha. Para chegar até ela, a partir de do estacionamento, é necessário efetuar a travessia de uma ponte para pedestres que liga "terra firme à ilha, iniciando desde este percurso uma série de paisagens exuberantes.
A ilha
Em  1242 a ilha se chamava Maienowe, em 1357 - Maienow, 1394 - Maienau e Mainowe, em  em 1580 se chamava Mainaw, onde atualmente a ilha é conhecida como a ilha Mainau.
A ilha está localizada próxima à cidade de Constanza, Baden-Württemberg, Alemanha, da qual faz parte administrativamente desde 1º de dezembro de 1971, quando o município de Litzelstetten, do qual Mainau fazia parte, foi incorporado. A ilha  é mantida como uma ilha-jardim e um modelo de corretas práticas ambientais e de sustentabilidade. 
A ilha pertence ao distrito de Litzelstetten, em Constança e é propriedade da "Fundação Lennart Bernadotte" sem fins lucrativos, fundada pelo Conde Lennart Bernadotte, em 1974. A família do conde ainda é uma parte importante da atração de Mainau atualmente. A ilha está localizada na Rota Barroca da Alta Suábia.

Fundação Lennart Bernadotte-Stiftung
Lennart Bernadotte - Fonte: Wikipédia.
A ilha, como mencionado, pertence à "Fundação 
Lennart Bernadotte", criada pelo Príncipe Lennart Bernadotte, Conde de Wisborg, originalmente um Príncipe da Suécia e Duque de Småland. Seu nome  completo foi Leonardo Gustavo Nicolau Paulo Bernadotte. Nasceu em Estocolmo em 8 de maio de 1909 e faleceu em Mainau em 21 de dezembro de 2004. 
O Príncipe Lennart Bernadotte foi um paisagista, cineasta e fotógrafo sueco-alemão, neto do Rei Gustav V da Suécia. Era também o bisneto mais velho do Rei Georg I da Grécia. Nasceu no Palácio Real de Estocolmo, filho do Príncipe Wilhelm, Duque de Södermanland, e da Grã-Duquesa Maria Pavlovna da Rússia. Ao nascer, Bernadotte era um príncipe sueco e recebeu o título de Duque de Småland.
Ele renunciou seus direitos ao trono para casar-se com a plebeia Karin Emma Louise Nissvandt (1911 - 1991) em  11 de março de 1932 em Londres. 
O casal teve quatro filhos:
  • Brigitta Bernadotte (3 de maio de 1933);
  • Maria Bernadotte (6 de novembro de 1935 - 24 de maio de 1988);
  • Jan Bernadotte (9 de janeiro de 1941 - 1 de setembro de 2021);
  • Cecilia Bernadotte (9 de abril de 1944).
História
 
Ilha de Mainau - Propriedade do Grão-Duque Friedrich I. 
Até as mediatizações napoleônicas e secularizações de pequenos feudos alemães, a ilha pertencia à Ordem dos Cavaleiros Teutônicos. Em 1853, o Grão-Duque Friedrich I de Baden adquiriu-a e usou o palácio construído pelos Cavaleiros Teutônicos como seu palácio de verão. 
No final da Primeira Guerra Mundial, Baden se tornou uma república com a abdicação do Grão-Duque Friedrich II, filho do I. 
O antigo Grão-Duque manteve sua propriedade privada, incluindo Mainau. Quando faleceu em 1928, sem filhos, a ilha passou foi herdada por sua irmã Vitória de Baden, casada com o Rei Gustav V da Suécia. Após sua morte, dois anos depois, ela legou a ilha ao seu segundo filho, o Príncipe Wilhelm, Duque de Södermanland, e seus descendentes. Em 1932, o Príncipe Wilhelm deu Mainau ao seu único filho, Lennart Bernadotte, que a possuiu até 1974, quando transferiu a ilha para uma fundação com seu nome. 
Lennart Bernadotte fundou a Enterprise Mainau GmbH em 1991 como uma empresa privada para administrar a ilha em benefício da fundação. Ele permaneceu ativo na administração de Mainau até sua morte em 2004. Antes disso, em 2001, nomeou sua segunda esposa Sonja Anita Maria Bernadotte, como co-gerente. Viúva, ela e seus filhos administraram a fundação e a empresa de gestão até 2007 - ela faleceu em 2008. Desde janeiro de 2007, Bettina Bernadotte, a filha mais velha de Lennart Bernadotte junto com Sonja, até esta falecer em 2008, dirigiram a Mainau GmbH. Após a morte de Sonja, Bettina Bernadotte prosseguiu como gerente e atualmente, desde 2011 seu irmão Björn Bernadotte se juntou a ela.
Bustos de Sonja Anita Maria Bernadotte e seu marido Lennart Bernadotte - em um local da Mainau.
Sonja Anita Maria Bernadotte 
Sonja
conheceu seu futuro marido, o Conde Lennart Bernadotte, de Wisborg, no ano de 1969. Era sua assistente pessoal. Lennart era trinta e cinco anos mais velho que Sonja, quase exatamente no mesmo dia — seus aniversários tinham apenas um dia de diferença. Lennart ainda era casado e pai de quatro filhos adultos. Divorciou-se da primeira esposa Karin Emma Louise Nissvandt com quem havia casado por quase quarenta anos, para se casar com Sonja.
O casamento de Sonja Bernadotte e  de Sonja Anita Maria Hauntz aconteceu em 29 de abril de 1972, em Mainau. O casal teve cinco filhos juntos. 
  • Bettina Bernadotte (12 de março 1974);
  • Bjorn Bernadotte (13 de junho de 1975);
  • Caterina Bernadotte (11 de abril de 1977);
  • Cristiano  Bernadotte (24 de maio de 1979);
  • Diana Bernadotte (18 de janeiro de 1982).
Família responsável pela Ilha Mainau nos últimos mais de  90 anos.
História antiga da Ilha
Na década de  1930 foi descoberto resquícios de um assentamento de seis casas de palafitas, que datavam o neolítico, há 3000 a.C., a exemplo daquelas recuperado em outra parte do lago, as quais pesquisamos para constar em nosso livro de enxaimel e também visitamos nesta viagem Alemanha 2025, no Pfahlbaumuseum Unteruhldingen. Antes disto, em  1862, foram encontrados vestígios de uma população primitiva ao longo da margem sul de Mainau. Entre os itens, foram encontrados cunhas, um caco de cerâmica, lascas de sílex, machado e um moedor. 


Palafitas neolíticas no Pfahlbaumuseum Unteruhldingen - Bodensee - uma das origens da casa enxaimel.
Geografia Ilha Mainau

A Ilha Mainau  possui uma área de aproximadamente 45 hectares e é a terceira maior ilha de Bodensee. As dimensões de Mainau  norte-sul é de 610 metros e leste -oeste de  1050 metros. sua altura máxima, localizada Terraço Grossherzog-Friedrich (reservatório histórico). A ilha tem uma altitude média entre 395 metros e 425 metros acima do nível do mar. Seu pico mais alto está localizado no Terraço Grossherzog-Friedrich (reservatório histórico).  A circunferência da ilha é de aproximadamente três quilômetros.
A edição de 1888 do Meyer's Lexikon declarou que 28 pessoas viviam na ilha. Durante o censo de 1961, foi verificada que a população era de 123 habitantes. Atualmente, poucas pessoas habitam a ilha de Mainau. No censo de 15 de maio de 2022, tinha cerca de 40 residentes permanentes. Devido ao seu pequeno número de habitantes, é considerada uma aldeia. O Conde Björn Wilhelm Bernadotte e sua família, residem no castelo da ilha Mainau.


Schloss da Ilha Mainau.
O Jardim
O clima da Ilha Mainau é quente durante quase todo o ano, o que permite o cultivo de árvores exóticas.
Friedrich I, Grão-Duque de Baden , criou o arboreto da ilha, que hoje abriga 500 espécies de árvores decíduas e coníferas, muitas delas exóticas e raras, incluindo belos exemplares de Sequoiadendron giganteum (1864) e Metasequoia glyptostroboides (1952). A ilha também abriga cerca de 200 variedades de rododendros e azaleias.
A título de curiosidade, Friedrich I estava presente na proclamação do Império Alemão, no Palácio de Versalhes, em 1871, uma vez que ele era o único genro do imperador e um dos soberanos reinantes da Europa.
Portanto, o coração da "Ilha das Flores", além dos edifícios históricos, é o arboreto da Ilha Mainau, em forma de parque, criado pelo Grão-Duque Friedrich I em 1856, com suas 500 espécies diferentes de árvores decíduas e coníferas, algumas das quais são raras e valiosas. Entre elas está uma das mais antigas sequoias-do-amanhecer (Metasequoia glyptostroboides) da Alemanha. 
A árvore, originária da China, foi plantada no jardim ribeirinho em 1952 como uma muda de 70 centímetros de altura. Alguns espécimes da sequoia gigante (Sequoiadendron giganteum) são particularmente impressionantes. As sementes dessas árvores vieram da Califórnia em 1853 e, em 1864, Friedrich I plantou inúmeras árvores na Ilha Mainau. Isso as torna uma das mais antigas de seu tipo na Europa. Além das sequoias gigantes, há cedros, metassequoias e tulipeiras. O arboreto estende-se a noroeste do castelo, no planalto.
Tília plantada por Friedrich I em 1862.
Na primavera, final de março/início de abril, o ano das flores na Ilha Mainau começa com uma grande exposição de orquídeas na Palm House. Do final de março até meados de maio, tulipas, narcisos e jacintos florescem na ilha, momento que fizemos imagens no local. Para esse fim, milhares de bulbos de tulipas, narcisos e jacintos foram plantados na parte leste da ilha, ao longo da chamada "Avenida da Primavera", paralela à trilha. Amores-perfeitos, miosótis e prímulas também florescem na ilha na primavera.
No período de transição, de maio a junho, surgem as flores das 200 variedades de rododendros e azaleias. A oeste da Adega da Comenda fica o roseiral, também projetado em estilo italiano pelo Grão-Duque Friedrich I. O chamado "Jardim de Rosas Italiano" é um arranjo estritamente geométrico com pérgolas, esculturas e fontes. há aproximadamente 500 variedades diferentes de rosas. Há cerca de 30.000 roseiras de 1.200 variedades podem ser encontradas em toda a ilha. Uma escadaria barroca leva ao terraço panorâmico do castelo.
A "Avenida da Primavera" leva aos "Terraços Mediterrâneos", com suas plantas exóticas em vasos, onde palmeiras, agaves, cactos e buganvílias são exibidos no verão. Daqui, tem-se uma vista panorâmica da paisagem do Bodensee. Em julho, trombetas-de-anjo e hibiscos florescem na Ilha Mainau, e em agosto, flores-da-paixão.
Ao sul, estende-se o "Jardim Sul", onde no outono, de setembro a outubro, florescem os campos de dálias com aproximadamente 20.000 arbustos de dálias de 250 variedades. O jardim costeiro adjacente, a leste, apresenta flores da primavera e do verão, incluindo uma coleção de várias espécies de fúcsias. Um motivo fotográfico popular é o Relevo de Bodensee, um arranjo de flores no formato de Bodensee  que muda de acordo com a estação.
No lado norte da ilha fica o pequeno porto com um píer, onde atracam os barcos de excursão e há outra entrada.
Graças ao clima favorável do lago, palmeiras e outras plantas mediterrâneas podem crescer na ilha em forma de gota. Devido à sua rica vegetação subtropical e, em parte, até tropical, a Ilha Mainau também é chamada de "ilha florida do Lago de Constança". O Conde Lennart Bernadotte, falecido em 2004, gostava de chamar sua ilha de "Blumenschiff" (barco de flores). Ele também descreveu o famoso destino da seguinte forma: 
"A Ilha Mainau é uma pequena dama coquete, que exige constantemente muita atenção, ainda mais amor e roupas novas incessantemente." - Lennart Bernadotte. 
Por "roupas novas", ele provavelmente se referia às flores, plantas e canteiros de flores que são constantemente renovados pelos jardineiros.

Schloss de Mainau
Castelo da Ordem Teutônica
O Schloss da Ordem Teutônica foi construído no local do Schloss de Mainau, demolido no século XVIII, segundo os projetos de Johann Caspar Bagnato e sob sua supervisão. A construção começou em 1739 e foi concluída sete anos depois. O Schloss barroco de três alas foi projetado em torno de um pátio de honra e com um jardim em terraços na lateral. Na projeção central da parte oeste, encontra-se um grande brasão do Grão-Mestre Clemens August da Baviera, do Comandante de Terras Philipp von Froberg e do Comandante de Mainau Friedrich von Baden

Um brasão da Ordem Teutônica está afixado no frontão leste. O castelo é a residência da família Bernadotte como anteriormente mencionado. 
A bandeira da família Bernadotte, hasteada no telhado do castelo, indica se a família do conde está presente, ou não. Quando passamos no local, a bandeira estava  hasteada. Poderíamos ter encontrado os condes, se soubéssemos disso. De repente.
Os aposentos privados estão localizados na ala norte, à esquerda do pátio do castelo, local inacessível do castelo. A peça central é o antigo salão de audiências, o chamado "Salão Branco", decorado em branco e dourado, que recebeu sua aparência atual em 1883. É aberto ao público apenas para concertos ou eventos especiais. Exposições temporárias são exibidas na ala central. A ala sul abriga um café com terraço sob as altas palmeiras do terraço do palácio. Diretamente adjacente à ala sul fica a Casa das Palmeiras.
A bandeira hasteada indica que estavam em casa.
Schlosskirche - Igreja do Castelo
Igreja do Castelo no estilo barroco tardio.
Igreja do Castelo no estilo barroco tardio.
A nova construção da Igreja do Castelo de Santa Maria, construída entre 1732 e 1739, no extremo sudeste da ilha, próximo ao castelo, é considerada a primeira das inúmeras igrejas de Bagnato. A igreja do castelo é uma igreja-salão retangular, com 20 metros de comprimento e 9,5 metros de largura, com uma capela-mor semicircular. Painéis retangulares elevados estruturam a fachada externa, com as paredes laterais apresentando janelas em arco pleno. Uma empena ergue-se acima da parede oeste, e acima dela está a estrutura da torre com uma torre curva, caracterizando o Barroco.
O interior é dividido em uma nave retangular com o coro semicircular e o órgão em frente ao altar. É mobiliado com altares, púlpito e esculturas de Joseph Anton Feuchtmayer (1696-1770). Franz Joseph Spiegler (1691-1757) adicionou a pintura do altar-mor e os afrescos do teto em 1737/1738. Suas obras estão inseridas na extensa obra de estuque de Francesco Pozzi (1704-1789). Johann Baptist Babel (1716-1799) contribuiu com uma Madona Negra para o mobiliário. Os dois altares laterais apresentam figuras de anjos. O altar lateral esquerdo é coroado por uma figura do mártir Sebastião, o direito por uma de São Nepomuk. O retábulo do altar-mor retrata Maria com o Menino, a Sagrada Família e João Batista. Os afrescos do teto também abordam a vida de Maria. O túmulo de Bagnato está localizado na cripta. A igreja do castelo é considerada o ponto de partida do Alto Barroco da Alta Suábia e é usada como igreja para casamentos.
O órgão original, construído pelo mestre de Constança Johann Michael Bihler (1687/88–após 1763) e decorado por Feuchtmayer, foi vendido em 1823 e substituído por volta de 1860 por um novo órgão no estilo neoclássico tardio. O construtor é desconhecido. 
Órgão de  1860.
"Torre do Jardineiro"
A torre está localizada aos fundos das damas floridas.
Está localizada na frente ao castelo, a oeste do complexo barroco do castelo e da igreja. Suas muralhas, parte das fortificações medievais, contrastam com a fachada festiva do castelo. Antigamente, no local havia uma adega subterrânea para armazenar suprimentos e o lagar de vinho foram escavados profundamente na rocha.

Schwedenkreuz - Cruz Sueca

A lenda da Cruz Sueca de Mainau está ligada à ocupação sueca: trata-se de um grupo de crucificação naturalista em tamanho real, representando Cristo na Cruz com os dois ladrões, fundido em bronze (ah se fosse no Brasil), sobre um pedestal do Renascimento tardio na entrada da ilha. É considerado um exemplo expressivo do Maneirismo em Bodensee, ainda influenciado pela arquitetura gótica, e é uma das obras de arte mais importantes da região de Bodensee.
Diz-se que o grupo de crucificação ficava originalmente perto da igreja do castelo e foi jogado no lago pelos suecos. Diz-se que escapou da remoção pelas forças de ocupação em uma carroça atrelada a dois cavalos, porque o crucifixo na colina de Litzelstetten subitamente ficou tão pesado que nem mesmo doze cavalos conseguiram movê-lo. Diz-se ainda que fazendeiros o trouxeram de volta ao seu local atual.

Chegamos no estacionamento e atravessamos a ponte para os pedestres e adentramos um mundo encantado.

As imagens comunicam
Paisagem de Wolfegg.






Na estrada.


Atravessando o lago, para acessar o estacionamento da ilha. Dentro de Ferryboat. Bodensee.













Acesso a Ilha Mainau.
































Centro de Educação Verde da Ilha Mainau.












Bandeira da família hasteada significa que tem "gente em casa!".
Schloss e igreja do Schloss. A igreja construída no século XVIII, em perfeito estado de conservação.
Qual o valor de buquê de flores, no Brasil?






Bustos de Sonja Anita Maria Bernadotte e seu marido Lennart Bernadotte - em um local da Mainau.





































































































Busto de Friedrich I (1826 - 1907) destacado e homenageado por seus descendentes que tão bem cuidam de seu legado. Seria um sonho bom se isso ocorresse com frequência em nosso país.

Nossa homenagem a Friedrich I - o idealizador das cores nesse local, cuidado, muito bem cuidado, por seus descendentes.


Há criação de animais de médio porte e de cavalos, para apreciação das criança e da criança que permanence no adulto com cuidados de  profissionais habilitados.






Flora e fauna.











































Em breve - vídeo
QG 4  - Cidade de Wolfegg, próximo a Ravensburg.

Um registro para a História.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)







Leituras Complementares - Clicar sobre o título

Roteiro 3 com base na cidade Passau
Roteiro 4 com base na cidade Wolfegg




















Nenhum comentário:

Postar um comentário