quarta-feira, 20 de abril de 2011
O coro é o mais antigo entre os grandes agentes sonoros coletivos. Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia mostram a existência de uma prática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas.
O termo Chóros possui um sentido bastante amplo e passou por diversos significados ao longo da história da civilização.
Na origem grega, Chóros significa um conjunto de fatores que atendia ideal do antigo drama grego de Ésquilo, Sófocles, e Eurípedes - Poesia, Canto e Dança.
Ésquilo |
O Cristianismo antigo o adotou com outros objetivos. Passou, então a ser conhecido pelo termo latino Chorus, cujo significado é o grupo da comunidade que canta ou a abside (recinto poligonal em que termina o Coro da igreja) junto ao altar. Este local era separado dos “fiéis” da comunidade pelas cancelas. Mais tarde, neste mesmo lugar era colocado o órgão.
A estrutura de mais vozes pode ser classificada sob o ponto de vista de procedência e sob o ponto de vista de objetivo.
O Cantus-Planus - representante do canto monódico, mesmo sendo executado por um Coro;
A música Figuralis - representante do canto a mais vozes que mais tarde, assume uma técnica mais rebuscada e artística.
O primeiro exemplo citado foi o ponto de partida que fundamentou o segundo exemplo, isto mais ou menos pelos séculos VII e VIII, quando surgiu uma polifonia “aparente” com o organum, executado em quintas paralelas, tendo por base o Choral que se impôs como Cantus Firmus.
Foi somente no século XI é que o sentido polifônico assumiu uma característica mais independente, que apesar de ritmos semelhantes, ousava enfeitar o Cantus Firmus, fazendo surgir o Cantus Floridus. Foi assim que surgiu o Contraponto. Foi, então, no século XII que a primeira reforma coral e atingiu seu apogeu no século XIII, com uma estrutura a três vozes. Naturalmente, com o desenvolvimento da técnica, surgiram novas formas, como por exemplo, a estrutura a quatro vozes - apareceram três formas corais distintas:
· O Conductus - possuía forma mais festiva;
· O Rondellus - uma espécie de cantiga de roda;
· O Motetus - possuía maior originalidade e foi a que mais se desenvolveu.
No século XIV, as principais partes da missa católica eram cantadas (Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus com Benedictus, Agnus Dei).
O coral na Grécia Clássica é uma organização estabelecida e tem uma importância social dentro do sistema vigente na época. Não tem mais somente o caráter exclusivamente religioso e passa a fazer parte dos festejos populares. Para os gregos da época clássica o canto do coro é uma das mais elevadas expressões do ser humano.
Segundo historiadores, a lírica coral recebeu um grande impulso de Stesicoro, de Meauro ou Tisias, denominado o criador do coro.
Tísias |
A Arion se atribui a criação do dethyrambo - coral artístico, do qual se originou a tragédia. Na época, o coro era denominado circular porque evoluía em torno da estátua de Dioniso.
Curioso, em Athenas o recrutamento, a indumentária e a instrução de um coro era um serviço público imposto pelo estado a todos os cidadãos que tivessem condições para manter o mesmo.
Athenas |
A música cantada ocidental, foi primeiramente sistematizada pelo Papa Gregório I e ficou conhecida como Canto Gregoriano. A característica do canto gregoriano ou cantochão é a sua riqueza melódica e a ausência de polifonia. É cantado uma única melodia em uníssono e tem o ritmo livre, adaptando-se fielmente aos textos litúrgicos.
Os romanos, como um povo, estavam ligados às guerras e as conquistas. Era um povo com característica bélica. Não inventaram nenhum instrumento, adotavam os instrumentos usados pelos povos conquistados. Há quem diga que os romanos conquistavam à força, mas eram conquistados pela cultura de seus reféns. Tinham preferência pela flauta utilizada em solenes tiros divinos, bem como nas festas livres - longínquos precursores do Carnaval. Sua cultura artística foi introduzida pelos escravos trazidos de suas inúmeras batalhas. Foram instruídos pelos gregos e adotaram os princípios da estética, também dos gregos. Em 336 A.C. surgiu em Roma, as Pantominas Etruscas, sucessoras do teatro grego nas quais, era comum a apresentação de música. Aos poucos o teatro romano adquiriu um caráter mais satírico e popular. O Coro era de grande importância na tragédia latina.
Em 54 d.C., o apóstolo Pedro chegou a Roma, trazendo do Extremo Oriente estranhas melodias de triste beleza e casto entusiasmo. Essas melodias encontraram sintonias com os cânticos sagrados dos judeus e seu espírito penetrou de vez nas antigas melodias. Esta fusão de melodias encontrou liberdade, no momento que o Imperador Romano Constantino se converteu ao catolicismo.
Como é sabido, Martinho Lutero era frade agostiniano devoto de Santa Ana. Rebelou-se contra a ostentação do luxo e as indulgências na igreja católica. Em seu livroLiberdade Cristã publicou suas 95 teses que provocou uma revolução religiosa. Lutero era músico e percebeu que através dela poderia organizar e propagar em toda Alemanhamelodias populares e o canto gregoriano com o repertório da língua alemã. Com isto, ele pretendia que os fiéis entendessem o que estava sendo cantado. Sua primeira coletânea apareceu no ano de 1524 - Enchiridion.
O Concílio de Trento (1545 - 1563)Coro de Lutero |
O Concílio de Trento, convocado pelo Papa Paulo III, era uma reunião de legados papais, bispos e teólogos realizada pela Igreja Católica. Um dos principais objetivos desta reunião era combater o protestantismo. Em um primeiro momento, o Concílio proibia a música polifônica na igreja, pois acreditavam que a polifonia confundia os fiéis e os textos litúrgicos ficavam em segundo plano.
Foi somente a partir do Século XV que o Coro começou a assumir a estrutura que é adotada hoje – e é resultado de tudo o que transcrevemos até aqui de maneira simplificada.
A prática antiga já estabelecia que qualquer agrupamento, independentemente do tamanho, tinha que ser conduzido por alguém que mantivesse e essa unidade. Isso já era percebido no Chóregos grego, através de sua responsabilidade de condução, passando pelo Magister na igreja da baixa Idade Média. O desenvolvimento se processa através de uma série de mudanças e reformas.
Em 1324 surge o cânone Summer is incumen in na Inglaterra. Era uma sonoridade estranha para os padrões da época, mas que contribuiu de maneira decisiva para o desenvolvimento posterior do coro.
Em 1330 aparece pela primeira vez uma missa completa a mais vozes - Missa de Tournais e a missa de Machaut de 1364.
Surgiram escolas de canto, cujos aprendizes eram Dormitoriales - que dormiam nas escolas e que também eram responsáveis pelos serviços da igreja e por grupos externos de amadores. Os Coros de escolas também assumiam compromissos com o canto coral e figural. A expressão máxima da forma coral é atingida no alto Barroco com J.S.Bach e Haendel. A Paixão e a Cantata são, juntamente com o Oratório, os gêneros mais cultivados na época e a função do coro não era mais exclusivamente litúrgica. A partir dessa época criam associações de canto e outras agremiações congêneres que visavam a prática do canto coral. A partir de então inúmeras escolas, fundações, conservatórios, são fundados visando a restauração e renovação da prática coral.
No Séc. XIX, o canto coral passa a ser disciplina obrigatória nas escolas de Paris. Nessa mesma época surge a idéia dos Festivais de Música. A prática coral passa a ter um caráter e compromisso mais social. No século XX, acontece o aprimoramento de determinadas práticas e acontece o retorno às origens de cada estilo, procurando através da pesquisa, delinear o espírito de cada época, na qual cada obra foi criada. A obra de arte é um espelho de sua época.
Em épocas passadas, os Coros eram mantidos e seus mecenas e incentivadores eram os reis, o Clero e pessoas da elite e nobreza. Este apoio tinha como objetivo manter os grupos de música para as festividades locais e para disseminar a doutrina religiosa, atrair e integrar os fiéis às igrejas.
Sempre é muito bom conhecer mais através do processo histórico - suas causas e conseqüências, através de um pouquinho de História.
Coro em família - Die Familie Von Trapp - Áustria
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