sexta-feira, 18 de outubro de 2013

História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”

Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland” 

Iniciaremos uma exposição, em ordem cronológica e sintética, da história da Alemanha. Esta leitura é importante para a compreensão e conhecimento do perfil cultural, nas várias regiões da Alemanha atual e fora dela, como por exemplo, no Vale do Itajaí
Que esta síntese seja útil para despertar a curiosidade do conhecer mais.
Com já foi mencionado em Post´s anteriores, a nação alemã surgiu a partir de um processo econômico social que perdurou por muitos séculos de história e suas origens se perdem no tempo. Em outro post, igualmente foi esclarecido que a palavra Deutschland (Alemanha) compõe-se de dois elementos: land significa terradeutsch, expressão que surgiu no Século VIII, inicialmente, usado para a língua falada na parte oriental do império dos francos, que atingiu seu apogeu no reinado de Carlos Magno. Os teutões, um povo sobre o qual pouco se sabe, podem ter sido sua origem. Consta que eles desapareceram depois de derrotados pelo comandante romano Caio Mário em 102 AC. O nome latino Germania é derivado do alemão Gehrmann ou Wehrmann, que significa "homem de lança". 


Carlos Magno
Como já mencionado, as primeiras referências aos germani são do século I AC. Em um primeiro momento, era usada a expressão celta para estas tribos, e não germânica que não demorou muito para ser adotada em obras literárias. 
Aldeia celta
Foram o historiador romano Tácito e o imperador Júlio César que forneceram os primeiros dados sobre os hábitos e costumes dos germanos. Eles os descreveram como povos bárbaros organizados em tribos, que viviam em florestas e não conheciam a organização de cidade, pois eram nômades.
 
Tácito
Júlio César
















Tácito, descreveu os germanos em sua obra Germania . Também, Júlio César descreve em sua obra Sobre a Guerra Gálica, a luta contra Ariovisto, apresentado como "rei dos germanos".

rio Reno foi o grande obstáculo físico que contribuiu para a formação de povos distintos, já na época dos romanos, na região. Estes tentaram atravessar duas vezes o Reno, sem sucesso. Pretendiam subjugar a Germânia. Por conta disto, fez surgir os povos latinos mediterrâneo e o nórdico germânico, leste e oeste do rio Reno.

Mapa da região - Obra Germânia
 Conta a história, que o imperador romano Augusto desistiu da expansão até o rio Elba (no leste da atual Alemanha) depois que o príncipe Armínio, da etnia germânica dos queruscos, derrotou três legiões na Floresta de Teutoburg. Armínio – ou Hermann, como é chamado em alemão, por conta desta vitória foi feito o primeiro herói "nacional" da Alemanha.
 
Príncipe Armínio

Primeiro Herói

















Demorou muito para que, da época do domínio romano, até o momento no qual os povos germânicos se organizaram em  uma nação. Esse movimento começou com a constituição do grande Estado franco merovíngio e sua conversão ao cristianismo durante o reinado de Clóvis (481 a 511 DC), episódio que está ligado também à origem da França. Um pouco após a morte de Carlos Magno, por volta de 814 DC, o império começou a se fragmentar devido a partilhas sucessórias. Surgiu, então um império ocidental e um oriental e a fronteira política correspondia mais ou menos à fronteira lingüística entre o alemão e o francês, ou seja, a divisa geográfica na figura do antigo rio Reno e o obstáculo que ele representou ao avanço dos romanos tempos anteriores.
Com o passar dos anos, o povo do império oriental desenvolveu um sentimento de unidade sob preceitos, língua, conduta, folclore e costumes. 

Rio Reno - Colônia

A palavra que a princípio designava a língua passou a qualificar, então, o povo que a falava e, depois, a região por ele habitada: surgiu a palavra a partir da união de land Deutsch - Deutschland. Surgiu um povo que começou a escrever a sua própria história, mesmo que ainda não estivessem organizados sob uma nação que surgiria bem mais tarde. 
Logo se definiu a fronteira ocidental da Alemanha, que permaneceu relativamente estável. A fronteira oriental mudou várias vezes ao longo dos séculos. No ano 900 DC, ela mais ou menos acompanhava os rios Elba e Saale. Nos séculos seguintes, o território habitado pelos alemães foi ampliado em direção ao leste, um movimento que só veio a estacionar em meados do século XIV.

Rio Elba - Hamburgo
Contínua...







Nenhum comentário:

Postar um comentário