segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Maibaum - (Árvore de Maio)


Estivemos na Alemanha em algumas oportunidades nos meses de abril e maio e acompanhamos de perto as festividades e o ritual do Maibaum na cidade de Rödelsee, cidade de Unterfranken, norte da Baviera. Também vimos o Maibaum nas praças de inúmeras cidades da Alemanha, por onde passamos dentro de um trajeto de 4 mil Km. 
 

 

 

Neste dia, em Rödelsee, com chuva e frio, bem cedo, não afastou as pessoas do tradicional festejos do Maibaum.
Vamos conhecer o  Maibaum...

No momento, sentimos o desejo de escrever sobre, para deixar registrado o conhecimento. Intuitivamente sentimos tratar de  uma prática muito antiga. Praticada muito antes da chegada dos romanos e com eles, do cristianismo à região. E de fato assim o foi. Talvez, foi uma adaptação da religião dos romanos e germanos ao cristianismo que chegou depois desta prática.
No velho continente, o mês de maio, apresenta uma época na qual, a primavera começa a exibir as suas cores mais exuberantes, época das primeiras colheitas e do amor. E assim sempre o foi desde os primórdios e da época dos germanos descrito no (Para ler - clicar sobre) Livro Germânia - Tácito. Os germanos viviam na mata e seus rituais eram voltados para os seres que viviam na mata.
Maibaum de Kresbronn - 2013.
Maibaum de Kresbronn  - 2013.
Existiam inúmeros rituais e neste período também, rituais da fertilidade e carregado de simbolismos entre eles, o Maibaum ou Árvore de Maio, com que se dá boas vindas ao mês da fertilidade, da colheita e da vida. Eckehart Spengler, perito nos ritos de maio, explica que, dentro de religião primitiva dos romanos, antes do cristianismo chegar, as manifestações entre os romanos eram dirigidas à Maia, deusa romana da fertilidade. Também deveria existir uma prática semelhante entre os antigos germanos e na sua mitologia, pois cultuavam as árvores, uma vez que manifestações da natureza ocorriam nesta região. O resultado, de maneira resumida, foi que entre a Páscoa e Pentecostes - do cristianismo -  era hábito saudar a primavera com música e instalar na praça central o Maibaum - Árvore de Maio, representando a Árvore da Vida. 
Uma prática que perdura, por séculos e é tradição em muitas regiões, até os dias atuais.
Outras tradições que tem ligação com o Maibaum, festas de acasalamento, com origens também nas antigas religiões e que fez surgir a Festa das Noivas de Maio idade média que ainda alimenta a tradição de colocar um galho decorado diante da janela da amada e rege a lenda, que se o galho fluorecer, o amor tem chance, do contrário, não.

Também é conhecido o Walpurgisnacht...

O Walpurgisnacht é um tradicional feriado religioso (celebrado pelos Pagãos, Católicos, Romanos e Satânicos) comemorado em 30 de abril ou 1º de maio em grandes partes da Europa central e do norte. O festival é corrente na maioria dos países que comemoram o Santo Walpurga, nascido em Devon, cerca de 710. Devido ao seu dia cair no mesmo dia, o seu nome se tornou associado com as comemorações, as duas datas ficaram misturadas entre si e criaram o Walpurgisnacht. No folclore alemão o nome é conhecido como Walpurgisnacht ou Hexennacht, comemorado na noite de 30 de abril (véspera do dia 1º de maio) é à noite quando as bruxas supostamente possuem uma grande comemoração aguardando a chegada da primavera sobre a montanha de Brocken. Esta montanha é magnificada por uma sombra de um observador, que geralmente é cercada por um pano de bandas atirado para um banco de nuvem em regiões montanhosas e elevado quando o sol está baixo. O fenômeno foi primeiramente relatado em Brocken. 
Montanha de Brocken.
Por isso à fogueira feita com galhos e cascas do Maibaum serve para "expulsar as bruxas e espíritos malignos" que ficam em formas de cascas e besouros escondidos. Brocken é a mais alta das Montanhas de Harz norte central da Alemanha
Na Alemanha o pinheiro utilizado como Árvore de Maio (Maibaum) possui de 60 a 100 anos e chega a medir entre 27 e 32 metros, na tradição essa árvore irá simbolizar força e saúde. 
Maibaum de Miltenberg - 2013.

Maibaum de Miltenberg - 2013.
Os Maibaum´s são, na sua maioria, grandes, árvores altas, com 30 metros aproximadamente, decorados e fixados na praça central da cidade ou na entrada da vila, em um evento festivo será levantada. Na Baviera, tem o espiral a partir da esquerda inferior ao superior direito. Antes de colocar a árvore é realizada uma procissão através da comunidade ou vila e é acompanhada por uma banda, como está registrado no vídeo que fizemos em Rödelsee, e um grupo de danças folclóricas germânicas, onde se dança em torno da árvore (Maibaum), para comemorar o início da primavera e a chegada do verão
Em alguns lugares, logo que a árvore esta pintada, ela inicia uma nova fase da vida dela. Isso quer dizer que agora o Maibaum pode ser "roubado". Por isso são organizados turnos para vigiar a árvore. Mas às vezes os guardas noturnos, voltando da festa, não deixam seu sono ser interrompido pelos "ladrões". Se isso acontece, o Maibaum precisa ser resgatado, normalmente o preço do resgate é uma grande mesa com comidas e cervejas
O prefeito da cidade dá as boas vindas a todos e agradece as doações realizadas pelos moradores, o reverendo realiza a benção do Maibaum para que ele fique na cidade como forma de força e saúde. Após a "benção", a árvore não pode ser “roubada”. 
Após o Maibaum ser levantado inicia-se a solenidade onde é hasteada a Bandeira ou Flâmula que é acompanhado pelo hino da cidade, a platéia comemora com cervejas e salsichas, enquanto jovens rapazes da comunidade fixam no Maibaum os símbolos de várias profissões manuais e artesanais existentes na comunidade ou vila. 
Tudo isso é acompanhado por música danças em torno do Maibaum. 
As fitas brancas e azuis sobre a guirlanda tem uma bandagem de magia é uma espécie de bênção da prosperidade. A guirlanda é produzida pelas mulheres jovens da cidade que recolhem donativos e outros enfeites. Pela tradição, o Maibaum precisa ser erguido sem maquinas, nessa hora entram em cena os homens da cidade. Apesar disso, atualmente há cidades que utilizam guindastes para essa tarefa. Pois, é considerado mais importante é a concorrência de quem tem o maior Maibaum

A Origem...
A prática dos festejos do Maibaum existe nas regiões de: Emsland, Franconia, Baden e Suábia, Frísia Oriental e na República Checa. Na maioria das regiões, principalmente em Baden Württemberg, Baviera e na Áustria, o seu significado, a partir de um ritual de colocação na praça, são semelhantes e o início das festividades acontece geralmente no dia 30 de abril. 
A origem do Maibaum é muito antiga. Tem raízes nas mitologias germânica e romana adequadas aos muitos locais e práticas do cristianismo.
Os antigos povos da região - nômades e que viviam nas matas, respeitavam e cultuavam seres da natureza. Para isto, tinham rituais que envolviam divindades da floresta, os quais aclamavam e adoravam através de diversos rituais às árvores. Um exemplo, que conhecemos, são os menires, obeliscos, postes sagrados, que possibilitava conexão com o sagrado, tal como também acontecia com a árvore de maio
Há quem afirme que em alguns locais houve perseguição àqueles que praticassem o ritual "pagão"(a religião pretérita não foi respeitada), noutros, foram adaptados à religião cristã, a qual chegou mais tarde, por intermédio dos romanos. Em outros ainda, por algum tempo não foi mais praticado, e após um tempo, foi resgatada a prática do Maibaum. Há registro do Maibaum em uma pintura de Agostinho Buonamici, conhecido como II Tassi 1580/1644
A obra mostra um grande Maibaum na Praça do Capitólio, escalada por jovens. Na Idade Média, muitas vezes, o Maibaum era chamado de Marienbaum, talvez por ser uma adaptação da religião pagã para o cristianismo. Em ambas, o Maibaum tinha relação com a divindade feminina. Na religião pagã era relacionada à Mãe Terra e no cristianismo era relacionada à mãe de Jesus – Maria. Em muitos lugares, de acordo com Eifel, também denominavam a árvore de Pentecostes




Na Turígia, em muitas cidades, o Maibaum era montado no dia de Pentecostes. Somente em 1224, em Aachen, de acordo com o Relatório de Cesário de Heisterbach, foi publicado em um documento sobre um mastro de madeira. Outra publicação de 1520 tinha conta sobre o costume de levantar um Maibaum na praça da aldeia, praticado na Franken e na Suábia. Em 1531 foi assinado em um projeto de lei para legitimá-las as festividades do Maibaum na Baviera. Em 1550 há o registro de uma primeira gravura de um Maibaum. 
Na Áustria, mesmo proibido de fazer o Maibaum, é mencionado pela primeira vez em 1466. A maneira de fazer e o  Maibaum como é conhecido hoje, com a ponta verde intactas e o anel, é uma prática desde o século XVI. Na Baviera, é feito como nos dias atuais, desde o século XIX, onde as cidades, agora independentes, e o Maibaum representam o símbolo de autoconsciência




Qual o sentido do Maibaum de Blumenau,
que permanece o ano todo na Vila 

Germânica  - local do Oktoberfest  
de Blumenau? Se ainda existir...
Em Blumenau, prefeitos entram e
desfazem o feito pelo anterior.
Sempre tivemos o desejo de escrever sobre este elemento forte dentro das práticas tradicionais da cultura regional da Alemanha que visitamos no ano de 2013 e das quais participamos. Percebemos tratar de algo muito mais antigo do que podíamos imaginar. Muitos repetem e tradição e não possuem o conhecimento e a noção de que seja o resquício de uma prática religiosa envolvendo elementos da natureza, na chegada de um período propício à vida, fecundação e colheita farta através da transição entre as estações da primavera e do verão.


Aprender através das práticas culturais dos antepassados, efetivamente realizadas e com lastro...
 As quais perpetuam na História, através das gerações.



Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)



















8 comentários:

  1. Excelente texto. Pena que a cultura "artificial" aqui no Brasil é feita sem uma verdadeira pesquisa.

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    1. A tua constatação é que nos move a pesquisar, Geovane e divulgar. Tudo tem um lastro e uma verdade histórica por trás. É um grande prazer conhecer, retirar os véus que encobrem a história e constatar o sentido das práticas culturais...Ficamos satisfeitos que tenha apreciado. Abraços cordiais.

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  2. Em 2015 fizemos um levantamento em Rolândia no Paraná.
    Algumas fotos estão nesse Link da Fan page do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen.
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.767576773350057.1073741896.389878507786554&type=3

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  3. Uma dúvida: as árvores permanecem por quanto tempo? Até o próximo ano, ou existe uma data onde ela é retirada?

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    1. Oi Solange...
      Hoje é uma repetição de uma tradição que iniciou no espaço religioso e quando era assim respeitava e seguia períodos naturais. Atualmente, como tradição, varia de região para região e em uma parte do texto explica sobre. Alguns optam em deixar uma permanente, ou por um certo período até , que a partir de uma festa fazem a troca da mesma, uma vez já com marcas do tempo. Outro preferem seguir a religião antiga...e todo ano efetuam o ritual, envolvendo toda a comunidade da cidade...
      Abraços.

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