terça-feira, 1 de abril de 2014

Oarscheim - Brincadeiras de páscoa no Sul da Alemanha

Oarscheim é um jogo -  jogado na Baviera e também, no estado de Beden-Württemberg. As crianças pequenas e grandes se divertem com esta brincadeira e tradição, do período da páscoa. Também é conhecido por jogo dos Ovos  Hetzeln.






Geralmente é brincado no jardim, onde colocam duas ripas, ou ancinhos, ou vassouras, criando uma "pista" inclinada, por onde os ovos devem rolar. 
Os ovos Oarscheim devem rolar na "pista" inclinada e esta não deve ser muito íngreme, pois os ovos podem se quebrar. O ideal é jogar no gramado, pois é macio. Quando não tem um tempo bom, é praticado em área coberta, como terraço e garagem. São feitos em cima de tapetes ou cobertores. 
Para fazer os pontos é colocado um moeda em cada ovo, que colocado na "pista", rolam até o "ninho" e supõe-se que com o choque deste que desceu a "pista", com os demais, faça cair algumas moedas. 
Ganha pontos quem derrubar as moedas, a partir  do choque de seu ovo com os demais. Quem perde a moeda durante o choque fica sem a moeda e deve colocar nova moeda, geralmente de 10 centavos. Quem derruba as moedas, como já dito, fica com ela. Vence o jogo, quem tiver maior número de moedas, no final da brincadeira.



























Há muita criatividade ao montar o local para brincar com os ovos do Oarscheim. A diversão é a mesma.









Para ler sobre a Origem da páscoa: Acessar o link, clicando sobre: 

A origem das festividades da Páscoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário