No último sábado, no dia 12 de julho, prestigiamos a 6° Feijoada do Grupo Folclórico de Badenfurt.
O Grupo Folclórico Badenfurt recebeu amigos, comunidade e convidados para degustar esta iguaria do cardápio brasileiro nas dependências da Igreja Luterana de Badenfurt - 2° grupo urbano fundado durante a Colonização de Blumenau, ainda enquanto colônia, divulgado em postagem anterior.
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Feijoada
A Feijoada
A Feijoada
Vamos aproveitar, para conhecer um pouco sobre a origem desta iguaria no Brasil. Muitas vezes, quase sempre, é o que é oferecido aos amigos de outros países, como também o churrasco. Apreciada de norte a sul. Hábitos, costumes e também suas tradições, revelam muito da história de um povo dentro de um recorte de tempo. A partir destas questões podemos afirmar que a culinária é um item muito importante. A feijoada é um grande exemplo, pois é um dos itens que caracteriza o perfil cultural do pais. Para muitos, é um prato que mostra um pouco dos desafios que os escravos enfrentavam para sobreviver, durante o Brasil Colônia. Muitos acreditam que a feijoada tenha ligação com a sobrevivência das populações negras no período escravocrata no país. Acreditam que os donos de escravos consumiam carne de porco e destinavam as partes mais obsoletas, de menor qualidade, aos seus escravos. Contam que os escravos recolhiam essas partes do porco (Pés, rabo, orelhas, cabeça...) que lhes eram destinadas e preparavam um cozido com feijão e alguns outros legumes e temperos que tinham à disposição, como cheiro verde e alho.
Antes de concluir como fato, de que a feijoada é um prato criado pelos escravos que viviam no Brasil no século XVII, XVIII e XIX, é bom lembrar que naquela época poucas famílias tinham acesso à carne. Também lembramos que o cozido de legumes e carnes fazia parte da mesa de alguns países da Europa e principalmente do imigrante português que veio morar no Brasil desde os primeiros tempos de ocupação do país pelos europeus.
Citamos entre os franceses, o cassoulet feito a partir da mistura de feijão e de diferentes tipos de carne. Também citamos os espanhóis que desde o começo da Idade Moderna, comem um prato feito a partir de carne cozida e “fabas” - uma espécie de feijão branco.
Cassoulet |
Tachos de feijoadas feitos por escravas no terreiro |
Podemos concluir que a feijoada é o resultado de uma justaposição cultural e muito mais complexa e detalhada do que a simples história conhecida e propagada por muitos, contada inicialmente. Os escravos domésticos incorporaram as tradições da culinária europeia de seus proprietários. A feijoada brasileira é o resultado do encontro de culturas distintas de parte dos povos que vieram para o Brasil e contribuíram para a formação de sua cultura e a culinária.
Sem palavras, pela grande matéria, incluindo a história da feijoada, até chegar no encontro de amigos apaixonados pela dança !!!! PERFEITO. Mil vezes obrigado !!!!!
ResponderExcluirFoi um prazer grande... a partir do reencontro com os amigos até a saborosa feijoada, feita com carinho, temos certeza. Deu para perceber no tempero. Agradecemos.
ExcluirAbração....