segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Yodeling - Jodeling -Yodel - Jodel

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

É um tipo de canto a partir de uma nota prolongada que muda rapidamente o timbre da voz, resultando a emissão de sons altos e baixos alternando-se.
A palavra inglesa Jodel deriva do alemão Jodeln (origem austro bávaro) que significa pronunciar a sílaba io. Esta técnica vocal é usada, atualmente, em muitas culturas no mundo.


Yodeling, Jodeling, Jodel ou Yodel, em um primeiro momento, foi usado nos  Alpes, mas precisamente no Alpes Central  pelos pastores que se  comunicavam entre si e também faziam parte de suas ações.
Doravante, para simplificar, chamaremos de Yodeling.
Também acontecia a comunicação  usando o Yodeling entre as aldeias alpinas. No princípio se divertiam em mudar a freqüência do grito que produziam ecos e variados sons entre as montanhas, o que mais tarde tornou-se parte do folclore local e uma expressão musical dentro do Volksmusik, na Europa e base para muitos estilos musicais, a partir da América e outras variações de Yodeling
Alguns contam que também eram usados para mostrar afeição aos animais quando estavam levando o rebanho .
O registro mais antigo que se tem do Yodeling é um registro encontrado na região de Appenzell - Suíça, por volta de 1545.
Appenzell - Suíça.
Yodeling chegou aos Estados Unidos pela  região  da Pensilvânia no início de 1800, levado pelos imigrantes alemães. Na América se espalhou pelo território, entrando em contado com a cultura dos imigrantes irlandeses, escandinavos, africanos e entre outras nacionalidades que povoavam a América do Norte. 



 
Yodelingel alemão, entrando em contato com estas outras culturas, fez surgir outras maneiras de cantá lo e deu origem a outras inúmeras expressões musicais, como o blues e o Rock
Se ouvir atentamente os vídeos acima, expressões dos Estados Unidos, é perceptível as novas direções da música em outras manifestações musicais a partir do Yodeling.
Grupo de cantores de Yodel na América.
Atualmente, o Yodeling tem destaque  na cultura e tradição  de todos os países da Europa que tiveram e tem ligação com os Alpes, como: Sul da Alemanha (Alpes Bávaros), Suíça e a região austríaca do  Tirol. sua prática é feito nestas regiões por séculos e é uma cultura repassada de pai para filho. 










Há inúmeros cantores profissionais que cantam  Yodeling, como:


 


Para compreender as interações culturais e 
...o surgimento de outras expressões é preciso conhecer.








Nenhum comentário:

Postar um comentário