Praça Hercílio Luz Foi possível esta imagem da vista da cidade, porque a fizemos da edificação sobre a praça. |
Hoje vamos conversar um pouco sobre a Praça Hercílio Luz - Porta de entrada da grande Colônia Blumenau, por durante décadas.
Lemos sobre esta no Jornal do Santa de Hoje a matéria a seguir.
Discordamos da matéria da edição do jornal local sobre a edificação na praça do porto. Em 1996, o poder público construiu sobre a praça pública e histórica do porto - Praça Hercílio Luz uma fábrica de cerveja. A edificação da antiga Cervejaria Continental não é uma edificação histórica. Na época, foi uma intervenção que agrediu a História de Blumenau e, seus idealizadores foram incansavelmente avisados sobre isto. Contrariaram a vontade de muitas entidades representativas da sociedade blumenauense que se manifestaram pautadas na lei municipal. Foram avisados de que a praça era um espaço público e histórica - porta de entrada da Antiga Colônia Blumenau. Sem contar que a nova edificação ocupou uma das vistas mais bonitas da cidade, a partir da praça.
Para a construção da edificação sobre a praça, foram mudadas clausulas da lei e do Plano Diretor, tal qual o pretendem fazer atualmente no Bairro Victor Konder.
Para a construção da edificação sobre a praça, foram mudadas clausulas da lei e do Plano Diretor, tal qual o pretendem fazer atualmente no Bairro Victor Konder.
Uma leitura histórica através da imagem e sob a ótica do urbanismo |
A Porta de entrada na Colônia de Blumenau, historicamente foi o Porto Fluvial, junto a Foz do ribeirão Garcia. Ali desembarcaram os primeiros imigrantes alemães no primeiro tempo e depois foi dali que seguiam viagem cargas e pessoas, quando existia a intermodalidade entre o transporte fluvial e o transporte ferroviário no Vale do Itajaí, até 1954, quando foi inaugurado o trecho ferroviário até Itajaí. Na década de 60 do século passado este espaço público era realmente público e tinha uma infraestrutura para o uso dos blumenauenses e visitantes, com caminhos e equipamentos, interligando espaços e áreas naturais e criando espaços naturais de recreações., como ilustra a fotografia.. Havia uma praça que permitia e visão da paisagem da cidade e da curva do rio para contemplação. Também existia caminhos sob a ponte sobre o ribeirão Garcia que permitia o acesso às margens deste e um Rua da Palmeiras como centro de toda esta paisagem. Por que privatizar? Por que não apostar na humanização dos espaços que já o foram assim? Espaços públicos e privados, ambos importantes dentro de uma cidade.... Blumenau e sua História - Facebook
Para entender um pouco sobre o valor da Praça Hercílio Luz....
A Praça Hercílio Luz está localizada na Foz do Rib. Garcia no Rio Itajaí Açu. José Deeke citando uma antiga “Conversa de um velho colono blumenauense”, assim resumiu a importância desse rio: Nos primeiros anos da Colônia, o rio Itajaí-Açu foi a rua principal de Blumenau.
O primeiro barco a vapor a navegar pelo rio Itajaí-Açu foi o Dom Pedro, da Marinha de Guerra do Brasil, em 1857. Em 1871, algumas lideranças locais, sob a associação do Kulturverein, decidiram que também era o momento de colocar um vapor que fizesse a ligação do ponto final de navegabilidade do Itajaí-Açu, sede da Colônia Blumenau, até o porto marítimo, partindo da praça - o porto de toda a Colônia e ligação entre a região e o mar.
Bela Vista - Em algum tempo do passado já foi vista de contemplação - Blog Blumenau minha cidade
às 16:00h - 23 de setembro de 2014
|
Novos navios aportavam na praça como o Vapor Blumenau que foi encomendado em 1893, a Companhia de Navegação Gustav Ferdinand na fábrica alemã construtora do vapor Progresso - Vapor Blumenau. Navegou pela primeira vez em 1895, tendo a bordo o governador Hercílio Luz - o mesmo nome da praça do porto da Colônia Blumenau.
Vapor Blumenau |
Porto e Prainha |
Porto de Passageiros |
Navegação no Rio Itajaí Açú na frente do Porto - Atual Praça Hercílio Luz |
A praça - espaço de festas, chegadas e partidas. Espaço de convívio. No dia 9 de setembro de 1904 foi comemorado o Jubileu de Prata do vapor Progresso, celebrando seus 25 anos de viagens entre Itajaí e Blumenau. Todo embandeirado e ornado de palmitos e flores foi recebido com grande festa, no porto do Stadtplatz de Blumenau.
Vapor Progresso - 09 de setembro de 1904 - Porto - Atual Praça Hercílio Luz |
Navegabilidade no Rio Itajaí Açu |
O transporte fluvial foi uma extensão, por longo tempo, do transporte ferroviário na região doVale do Itajaí. E durante um período o Vale do Itajaí tinha em funcionamento os transportes rodoviário, ferroviário e fluvial.
Porto na Foz do Ribeirão Garcia, no Rio Itajaí Açú |
A Praça Getúlio Kubitschek - Blumenau, era um espaço público de lazer dos blumenauense nas primeiras décadas de sua história, onde tomavam banho de rio e atravessavam de uma margem a outra de balsa e o porto fica localizado na Praça Hercílio Luz, na outra margem
--------------------
É curioso a matéria do jornal local denominar a construção sobre a praça do Porto - Hercílio Luz - como Histórica. Na época de sua construção - 1996, várias entidades, a exemplo do Frohsinn, se manifestaram contrário à construção. Todas os Conselhos da Prefeitura da Prefeitura de Blumenau, aptos a deliberar, se posicionaram à favor da construção, até mesmo os Conselhos da Cultura e do Patrimônio Histórico com defesas trazidos de fora, como a paisagista que desenvolveu o projeto. Nós nos posicionamos contrário, assim que tomamos conhecimento, dentro do IPPUB - Éramos estagiária de Arquitetura e Urbanismo. Construíram mesmo assim, em parceria com o capital privado. É natural, mas esta questão nos faz lembrar o caso, atual, do Frohsinn.
Em 10 e 11 de Setembro de 1995
Em 10 e 11 de Novembro de 1995
Em 06 de Fevereiro de 1996
Após nosso questionamento, outros grupos se manifestaram através de uma frente de representantes da sociedade de Blumenau, contra a agressão à praça histórica e ao espaço público e histórico. Entre muitos, também citamos também o nome da Historiadora Sra. Edith Kormann.
Em 10 de Fevereiro de 1996
O que dizer?
Por que não destina policiamento nesta região, por seu valor e pela segurança das pessoas que transitam por ali, como é feito no parque Ramiro Ruedger? Por que permitir a degradação, para depois contra-argumentar usando esta mesma degradação para efetuar intervenções agressivas ao patrimônio e à história de Blumenau?.
Uma das vistas mais lindas da cidade, a partir da praça - Que poderia voltar a ser o porto de Blumenau e receber policiamento adequado |
"Professor Vilmar Vidor - com Urbanista e primeiro Presidente do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau, nunca mudou a conduta e exerceu seu cargo com ética, se posicionando firme diante dos embates. Jamais se acovardou. Mas mesmo assim, teve que assistir a primeira praça de Blumenau ser ocupada com a edificação de um fábrica de cerveja , bolqueando toda paisagem a partir do Centro histórico de Blumenau, em direção ao Oeste, uma das paisagens mais bonitas de Blumenau. Assistiu, mas manteve firme o ponto de vista profissional de um Arquiteto Urbanista." Em 27 de setembro de 2016
- Leitura - Detalhes da Fundação de Blumenau
- Artigo - Por que emigravam os alemães
- Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846 - S...
- Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
- Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
- Fundação de Blumenau e sua formação a partir
- Campanha - Movimento contra Venda do Frohsinn - na cidade
- Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigo - Intituto Bertha Blumenau
- Um passeio pelo Bairro Victor Konder - Blumenau
- Centro Histórico de Blumenau- Stadtplatz - Ontem e Hoje
----------------------
Em 06 de Abril de 2015
Reinauguração em Abril de 2015 - Restaurante na Construção da Praça
Em 06 de Abril de 2015
Reinauguração em Abril de 2015 - Restaurante na Construção da Praça
Clicar sobre:
Conheça a instalações do Restaurante Tapyoka - BlumenauFonte:
Comentários:
A manutenção de praças públicas da cidade não cabe à Secretária de Turismo.
A Praça, enquanto pública é acessível a todos os munícipes e sua manutenção cabe ao poder público.
Por ser um dos lugares mais históricos da cidade e do Vale do Itajaí, é compreensível que seja tão visitado, e por isto deve ser muito bem cuidado a partir de um contexto maior.
O Prefeito da cidade deve à cidade - uma das muitas promessas que fez durante sua campanha - O resgate de uma equipe interdisciplinar para começar a organizar seus espaços, sob uma ótica de um Planejamento amplo e não somente sob ótica econômica.
---------------------------------------------
Em 07 de Fevereiro de 1996
A imprensa divulga e propaga...o novo empreendimento privado.
Matéria do Santa
Biergarten06/04/2015 | 20h57
Thapyoka inaugura restaurante no Centro de Blumenau e traz nova opção para moradores e turistas - Estabelecimento tem capacidade para acomodar 500 pessoas.
Salão, mezanino e varanda tem capacidade para acomodar 200 pessoas
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS - Larissa Neumann
Um salão, um mezanino e uma varanda com capacidade para acomodar 200 pessoas e um deck para receber outras 300 dão forma ao Restaurante Thapyoka, instalado na Praça Hercílio Luz, no Centro de Blumenau. Em reforma desde novembro do ano passado, o restaurante que ocupa um lugar nobre no popular Biergarten, foi inaugurado nesta segunda-feira à tarde com a proposta de abrir todos os dias, inclusive nos feridos, para almoço e jantar.
O cardápio segue o modelo da Thapyoka de Timbó e servirá feijoada no sábado e comida típica alemã no domingo. Durante a semana, o almoço conta com bufê executivo e a janta com pratos à la carte. Petiscos e chope serão servidos no deck. Dimas Luiz Felipe,vencedor do processo licitatório da prefeitura e responsável pelo espaço pelos próximos cinco anos, revela que o resultado final superou suas expectativas.
— Nós tínhamos um projeto inicial, mas quando começamos nem imaginávamos que este seria o resultado. Percebemos que não só o blumenauense, mas também turistas ansiavam para que o lugar voltasse a funcionar. Chegaram a nos agradecer por ocupar o prédio — conta o empresário.
Felipe é cauteloso quanto aos próximos passos, mas adianta que até outubro o restaurante deve contar também com um cafeteria, instalada no mezanino:
— A obra na cozinha independente já foi concluída. Só não conseguimos tirar o projeto do papel por conta do tempo.
O lado do Porto, onde chegava os vapores e outras embarcações... Foto: Gilmar de Souza/Agência RBS |
Esta vista era a vista mais bonita da praça - Visual da cidade para o lado da Rua XV de Novembro Foto: Gilmar de Souza/Agência RBS |
Em Construção....
Angelina
ResponderExcluir“Um belo texto que nos remete a uma reflexão do nosso “Porto Fluvial antiga” Centro Histórico”.
Jamais neste local da Praça Hercilio Luz deveria ter sido construído uma fábrica de cerveja e cervejaria. Dr. Blumenau deve-se mexer todos os dias de tanta indignação, no mausoléu.
Por ser a Porta de entrada de nossa cidade, e antiga entrada para o porto esse local foi no início da colônia local para os animais, gados e outros. E claro o porto, logo em seguida transformado em uma belíssima praça descaracterizada por nossos governantes. Local primeiro de confraternização entre a população blumenauense.
Lastimável como se acaba em poucos anos um centro histórico, e que em países culturais duram alguns séculos. Tudo num piscar de olhos, decisões com a participação de de historiadores, diretores de arquivo, presidentes da cultura, Blumenau, apesar de ser linda não teve o respeito aos seus antepassados.
Vergonha.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.
O bom senso sempre é uma prática em suas ponderações, Sr. Adalberto.Temos que orientar esforços, para melhorias na cidade, sabendo de antemão, que o senhor busca ações efetivas através de seu trabalho para contribuir com a cidade. Abraço fraterno e agradecemos suas colocações.
ResponderExcluir