domingo, 22 de março de 2015

Bandas de música na Colônia Blumenau - Do Livro de Rolf e Renate Odebrecht

Assunto destaca do livro:
ODEBRECHT, Rolf, Renate Sybille Odebrecht. Cartas de família: ensaio biográfico de Emil Odebrecht e ensaio biográfico de seu filho Oswaldo Odebrecht Sênior; [transcrição das cartas, da letra gótica para a latina: Emílio Odebrecht ; traduções: Renate Sybille Odebrecht e Christiane Odebrecht Rupp]. -Blumenau : Ed. do Autor, 2006. - 574 p. :il.
Um pouco sobre a prática musical a partir dos instrumentos musicais nos primeiros momentos da Colônia Blumenau a partir dos estudos das correspondências do Sr. Emil Odebrecht.
A curiosidade do Texto -  É quando comentam sobre algumas das primeiras bandas da Colônia Blumenau e citam o nome Lingnerkapelle, de Karl Lingner. Um de seus descendentes é muito conhecido no meio cultural atual, mais especificamente no Tiro e na dança Folclórica - Sr. Ary Lingner.
Sr. Ary Lingner
Um pouco sobre as Bandas de Músicas - 
Colônia Blumenau da época do Sr. Emil Odebrecht.

Bandas de música
Musikkkapelen Arrioio da Manteiga - Maestro Carlos Volz
"As famosas bandas e bandinhas de música (Musikkapellen, com seus Kapellmaister – dirigente) de Blumenau, também começaram a ser formadas logo depois que os tetos para as primeiras famílias estavam garantidos e as primeiras roças plantadas; animando todos os eventos da Colônia, tanto nos salões como em praça pública. Até hoje são um fruto do espírito associativo do imigrante e de seus descendentes, e continuam animando os eventos e as festas da região.
As Musikkapellen alegravam as Schulfest (Festas de escola), as Kirchenfest (festas de igreja), enfim, todas as festas da Colônia. Abrilhantavam os bailes de Ano Novo (Silvesterball), Páscoa (Halleluiaball) e Pentecostes (Pfingstball), mas também no carnaval, sem falar nas várias festas tradicionais das Sociedades Atiradoras e das festas beneficentes das igrejas e das escolas. Nos casamentos nunca faltava a bandinha, fazendo-se presente, em muitos casos, também em aniversário, bodas de prata, de ouro, de diamante, de ferro, etc..
Das primeiras famosas bandas dos anos de 1860 até 1890, das quais se tem notícia, podemos citar: Musikkapelle Rüdiger, de Hermann Rüdiger; Scheefers Quartett, de Wilhelm Scheeffer, Lingnerkapelle, de Karl Lingner, e Kapelle Gustav Werner. Muitas outras existiram grandes e pequenas, antes e depois, inclusive nos bairros mais distantes. A boa cerveja fabricada na própria Colônia sempre esteve presente nas festas da região.. Os colonos se divertiam-se muito, democraticamente, festejam e dançam sem qualquer distinção de classe: pobres e ricos, moços e velhos, patrões e empregados. Na dança, nenhuma moça, senhora e vovó precisavam ficar “encalhadas” na cadeira, uma vez que nos primeiros anos de Colônia havia mais homens que mulheres; dançavam também mulher com mulher, inclusive as crianças como ainda hoje se vê nas festas da região, e anualmente na Oktoberfest.
É evidente que o pomerano de Anklam, gentilmente dançava com uma moça e outra conhecida, mas depois de algum tempo, dançava principalmente com uma determinada, que se chamava Bertha..."
Fonte: Fundação Cultural de Rio do Sul



De geração em Geração...
Tradição na formação da identidade cultural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário