terça-feira, 25 de agosto de 2015

X Encontro de Músicos da Cultura Alemã - Jaraguá do Sul


Aconteceu, no último dia 23 de agosto, o grande congraçamento dos músicos da música alemã - na região. Fotografias do Sr.Ademir Pfiffer.
O Homenageado do X Encontro dos Músicos da Cultura Alemã - foi o Sr. Alfonso Ziehlsdörff - (Vídeo abaixo). O encontro aconteceu no Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul/SC.
A primeira edição do encontro aconteceu no ano de 2005, no mesmo Clube - Botafogo futebol Clube da Barra do Rio do Cedro. Os organizadores contabilizam que nestes 10 encontros, aproximadamente 500 músicos tocaram no palco do evento - conhecido "Estrela Solitária".
Os pastor Sr. Elpídeo Carlos Helwig - da Paróquia  Igreja Luterana no Brasil do bairro Barra Rio Cerro e o Diácono Sr. Lino Dalpiaz da Paróquia Católica São Francisco de Assis - Bairro Centenário foram os responsáveis pelo culto ecumênico. Também, se apresentou o Coro Municipal do Centro de Convivência e o Coro da Igreja Luterana do Pastor Helwig.
O evento, conforme programação, iniciou às 10:00hs, com a homenagem às pessoas que efetuam  trabalhos voluntários em detrimento à cultura para a materialização deste evento, por durante 10 edições. Participaram do X Encontro de Músicos de Cultural Alemã, mais de 60 músicos, que se dividiram em dois palcos. Participaram do encontro, músicos das cidades de Timbó, Joinville, Massaranduba, Schroeder, Jaraguá do Sul, Pomerode, Blumenau, Gaspar, entre outras. Foi servido almoço, no local do evento,  da gastronomia alemã e também, o tradicional churrasco. Sr. Gatl Ehlert serviu sua especialidade da culinária dos antepassados - Strudel de ricota. Após, iniciou as apresentações de melodias muito familiares há décadas. E não podem parar. 
A música faz parte da identidade desta região, como o cheiro, o aroma, as cores, o espaço, a arquitetura, os materiais usados na arquitetura, o sotaque, o dialeto, a língua, a dança, a paisagem, a melodia...a música.

Apresentação do Coro da Igreja Luterana

Apresentação do Coro Municipal do Centro de Convivência
O Sr. Alfonso Ziehlsdörff, de descendência o pomerana, foi  homenageado e deu uma amostra ao público presente -  sua habilidade com o bandoneon que está consigo por mais de 70 anos.

Diácono Lino Dalpiaz e o pastor Elpídeo Carlos Helwig 






Sr. Trapp com o filho - Dionisio, esposa, sobrinho e amigos - fundador da Bandoeonfest -Joinville SC


























Anfitriãs e o pastor Elpideo Calrlos Helwig, com a Sra. Natalia Lucia Petri - Presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul/SC.




Vídeos














Ein Prosit!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário