Participamos, na noite de ontem - dia 25 de agosto - da primeira audiência do Plano de Mobilidade Urbana de Blumenau - no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Sr. Napoleão Bernardes - Prefeito de Blumenau - no centro e a direita da foto Sr. Juliano Gonçalves - Secretário do Planejamento Urbano de Blumenau |
Os trabalhos foram abertos pelo prefeito de Blumenau - Sr. Napoleão Bernardes e Presidido pelo Secretário de Planejamento Urbano - SEPLAN - Sr. Juliano Gonçalves.
O público presente na Primeira Audiência Publica - Plano de Mobilidade Urbana - girou em torno de 70 pessoas e foi dividido em sete grupos de trabalhos.
Em torno de 70 pessoas interessadas em participar, de maneira efetiva, e contribuir para um assunto sério que envolve espaços e tráfego na cidade e a vida de todos - Em nossa opinião - deveria ser um público maior.
Os setes grupos (Eixos) de trabalhos abordaram os seguinte temas:
1 - Locomoção de Pedestre e Acessibilidade;
2 - Locomoção de ciclistas e Plano cicloviário;
3 - Transporte Coletivo;
4 - Veículos automotores;
5 - Mobilidade Regional e outras mobilidades;
6 - Segurança Viária - Segurança de Tráfego;
7 - Uso e Ocupação do Solo
Antes de prosseguir - Nossa Opinião sobre o assunto - Rádio CBN
Os trabalhos dos grupos transcorreram separados - dos quais foram extraídos tópicos dos principais pontos a serem apontados nos estudos da Equipe Técnica, no Documento do Plano Diretor que será revisado no próximo ano, dentro do tema "Mobilidade Urbana".
Os vários grupos apresentaram o resultado de seus trabalhos na noite - dos quais, muitos apontamentos foram repetidos em mais de um grupo, como: a integração intermodal, reestruturação do uso e ocupação do solo, transporte público, cidade mais humana, através de mais espaço para veículos não motorizados e pedestres.
Participamos do Eixo 6 - Segurança Viária - Segurança de Tráfego - o escolhemos, movidos pela detecção de contradição no próprio texto do cartaz do grupo.
Os vários grupos apresentaram o resultado de seus trabalhos na noite - dos quais, muitos apontamentos foram repetidos em mais de um grupo, como: a integração intermodal, reestruturação do uso e ocupação do solo, transporte público, cidade mais humana, através de mais espaço para veículos não motorizados e pedestres.
Participamos do Eixo 6 - Segurança Viária - Segurança de Tráfego - o escolhemos, movidos pela detecção de contradição no próprio texto do cartaz do grupo.
Perguntamos - O que é tráfego? O tráfego de uma cidade se resume no tráfego viário?
Por que somente segurança Viária?
Desta maneira iniciamos os trabalhos no grupo 6 e após os trabalhos, definido para ser o último a apresentar suas conclusões na noite.
O que são veículos aptos a circular no espaço da cidade e como estão seus caminhos - a partir da integração? Se há insegurança a partir do tráfego, é porque existe conflitos que podem ser gerados a partir de inúmeras questões dentro do espaço da cidade.
No grupo foram lembrados os principais agentes deste tráfego - no momento atual - Transporte rodoviário público, transporte rodoviário privado, transporte cicloviário, pedestres e animais.
O túnel mencionado - provavelmente local orientado pelo grupo que pagou
a obra - parceria com foco no seu público (Inseguro para o mesmo)
mas não adequado para todos os usuários, dentro do projeto da cidade.
|
Foi, mais uma vez, lembrado que deverá ser priorizado o tráfego do menor e mais frágil elemento que trafega na cidade. Se for observado os caminhos além do caminho do automóvel, a partir de uma nova redistribuição e ocupação dos caminhos e intermodalidade, permanecerá uma menor frota de veículos privados nas vias, pois outras opções de tráfego poderão e serão usadas, como transporte público, cicloviários e até mesmo a pé.
Na altura do shopping - Rua sete de Setembro - área central de Blumenau e local onde os pedestres devem atravessas as 4 faixas em um tempo que giram em torno de 10 segundos.
Foto do Jaime
|
E para terminar, após todas as medidas e adequações do espaço, simultaneamente à sua aplicação - foi sugerido uma campanha de conscientização nas escolas e espaços comunitários, no sentido de observar as leis de trânsito, direitos e forma de que cada um que tráfega na cidade, independentemente de seu veículo, fazer a sua parte para que tenhamos espaços públicos melhores. Concluindo, o espaço mal resolvido e cheio de conflitos interfere na saúde pública e no aspecto psicológico do homem.
Blumenau |
Estes pontos foram apresentados, após a apresentação dos relatores do demais seis grupos, e assim foram encerrados os trabalhos da noite, por volta das 22:00h.
Hoje, dia 26 de agosto, os trabalhos prosseguem em outros seis bairros, com reunião das 19:00h até às 22:00h, que ocorrerão simultaneamente. De acordo com a organização do evento - SEPLAN - Prefeitura Municipal de Blumenau - o principal objetivo destes trabalhos é promover a integração entre os diferentes modos de transportes e a melhoria de acessibilidade e mobilidade de pessoas. Reforçamos que este momento é importante, mas quem definirá, dentro de uma escala maior, como deverão ser as intervenções é a equipe técnica interdisciplinar a partir de um projeto amplo, melhor para todo o organismo da cidade.
HOJE!!! |
Outras Audiências - no Futuro
18 de Setembro (19:00h)
Itoupava Central: Aeroclube de Blumenau, na Rua Ernst Kaestner 1.255.
12 de Setembro (14:00h)
Acessibilidade Associação Blumenauense dos Deficientes Físicos, na Rua Bertha Odebrecht, 63.
18 de Setembro (19:00h)
Transporte aéreo Aeroclube de Blumenau, na Rua Ernst Kaestner, 1.255.
26 de Setembro (9:00h)
Transporte coletivo Transporte sobre trilhos Furb Campus II - Auditório do bloco D010, na Rua São Paulo, 3.250.
Ainda há tempo de aplicar um bom "tratamento" e rever, o quadro "patológico" de Blumenau.
Leituras complementares - Basta clicar sobre o título...
Nenhum comentário:
Postar um comentário