sexta-feira, 3 de junho de 2016

"Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus


Quando estivemos na cidade de Dinkelsbühl, no dia 13 de maio, fomos convidados e conduzidos a conhecer a obra de adequação, melhorias e manutenção em uma das tipologias históricas mais importantes da cidade. A equipe técnica da prefeitura de Dinkelsbühl entre eles, o Stadtbauamtes (Engenheiro da cidade) Arquiteto Holger Göttler e o Stadtheimatpfleger (Curador da cidade) Rudolf Weigel - nos acompanhou no canteiro de obras do Kinderzech-Zeughaus - Edificação, sob ponto de vista brasileiro, é munido de "7 pavimentos" e mais o porão, pois todas as edificações antigas na Alemanha possuem um "Keller" ou porão.
Stadtbauamtes (Engenheiro da cidade) de
Dinkelsbühl - Arquiteto  Holger Göttler (Formado em München)
A edificação histórica em questão foi o antigo celeiro da cidade e antes da reforma era um museu aberto a visitação pública, cujo acervo era formado por: indumentárias, carros, decoração, sapatos, adornos, acessórios, usados por décadas, do Die Kinderzeche.

Die Kinderzeche
Durante o período da Guerra de 30 anos - 1618 até 1648, quando católicos e protestante lutaram em nome da religião, muitas regiões da Alemanha foram destruídas. Um grupo de crianças da cidade impediu a mesma de ser atacada e até hoje são homenageadas durante o Festival  Die Kinderzeche. 
Tudo aconteceu no ano de 1632, quando o comandante sueco Claus Dietrich Freiherr von Sperreuther ameaçava destruir a cidade sob a ordem do Rei da Suécia - Gustavus Adolphus.
Diante dos fatos, a filha de um porteiro, chamada Lore, propôs reunir um grupo de crianças e ir ao encontro do comandante sueco e pedir que não atacasse a cidade. O Conselho permitiu que Lore tentasse. A medida que as tropas suecas avançavam na cidade, as crianças ficaram na frente do comandante do exército sueco, ajoelharam-se e pediram misericórdia. O comandante sensibilizado disse aos cidadãos: "As crianças salvaram Dinkelsbühl. Lembrem-se da dívida de gratidão que lhes devem." O Festival é um reencenação deste momento histórico, com os participantes (Geralmente moradores de Dinkelsbühl, devidamente trajados como no século XVII).
A cidade continua a mostrar sua gratidão até os dias atuais. Distribuem pacotes coloridos de doces para todas as crianças que participam da procissão. Aproximadamente 300 mil visitantes pretigiam o festival.
Neste ano de 2016, a Die Kinderzeche acontecerá entre os dias 15 a 24 de julho
Sugerimos a leitura da postagem anterior (Clicar sobre)Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
Mapa ilustrado da cidade murada de Dinkelsbühl - Alemanha  - Destaque: Kinderzech-Zeughaus


O antigo celeiro (mesmo já guardando material do festival) da municipalidade foi adequando para museu no ano de 2006. Foi, na época, adequado para este uso, com recurso da Fundação alemã para a Proteção de Monumentos - Estado da Baviera - Die Deutsche Stiftung Denkmalschutz (DSD). Que também está coordenando as obras na atualidade.
O PSD foi fundado no ano de 1985 a partir de uma iniciativa privada, que tem efetuado projetos de adequação e manutenção de edificações e monumentos históricos, pautado no objetivo da preservação da paisagem histórica, sem perder o uso contemporâneo. Desde o ano de 2010, tem sua sede na cidade de Bonn. Seus projeto estão submetidos a um Conselho e Fundação responsável da área do Patrimônio Histórico. O Conselho é formado por Félix Breidenstein, Stephan Hansen e Wolfgang Illert. O presidente é Jörg Haspel e seu adjunto é Maiziére. Portanto, não é qualquer um, em qualquer edificação, sem reflexão e estudo, que podem ser feitos. Há critérios e acompanhamento técnico.

Obra visitada na cidade de Dinkelsbühl - Carta da PSD
Na foto o Stadtbauamtes, arquiteto Holger Göttler
Neste espaço, eram guardados todo o arsenal do festival Die Kinderzeche. Foi somente no ano de 2009 que foi reconhecido, como museu. Destaque de seu acervo, são: os trajes, sapatos, armas e materiais de couro, dos séculos passados - desta história.
Também eram guardados, publicações, foldes, livretos sobre o famoso festival da cidade. Material de conteúdo educacional.
Em registros históricos, a primeira menção desta edificação histórica é do ano de 1629. No final do ano escolar - os estudantes latinos foram recompensados com uma viagem. Após a Guerra dos Trinta Anos (Guerra religiosa entre católicos e protestantes - na Alemanha), existiam od dois lados religiosos na "Escola Zeche" - católicos e luteranos. O lado luteranos criou o festival "Kinderzeche", aos moldes do conhecido atual. Também participaram destes primeiros festivais, os adultos. O primeiro Festival, no qual todos participaram aconteceu no ano de 1848, e atualmente todas as crianças da cidades e pode-se afirmar, que toda a comunidade participa do histórico festival. Pode-se afirmar, também: que é o  maior evento da cidade de Dinkelsbühl.

Todo o material desta história faziam parte do Museu Kinderzeche Dinkelsbühl, cujo edifício estava e está totalmente em reformas quando o visitamos, em maio último. Está recebendo readequações, com materiais atuais e modernos e dotado do conforto que estes podem fornecer, sem com isto. Também instalações adequadas, de  gás, água e elétrica.
As linhas e opiniões sobre o tratamento de edificações históricas mediante sua manutenção e uso são controversas e polêmicas. Há muitas e diferentes opiniões a partir de base técnica. Neste espaço, limitamo-nos a apresentar o que está sendo feito, de certa forma, algo prático e com objetivo claro - preservar a história com uso e conforto a partir da tecnologia disponível no momento contemporâneo.

As imagens comunicam...
Cidade de Dinkelsbühl - Alemanha




Stadtheimatpfleger (Curador da cidade)de Dinkelsbühl  Rudolf Weigel e Dr. Betz responsável em promover esta visita nossa à obra




 A estrutura da edificação histórica visitada possui, em seus 6 pisos, estrutura em enxaimel - Fachwerk - construída no início do século XVI.
Seu interior, na parte do sótão está recebendo revestimento de uma camada da placas de Drywall (parede seca), material que permite uma obra "limpa", é resistente ao fogo e a umidade, e permite as mais variadas instalações, sendo que estas são facilmente acessíveis. Permite instalações elétricas, aquecimento e hidráulicas através do sistema de fixação em tetos e pisos, como vimos in loco, na cidade de Dinkelsbühl. Material que se adapta em qualquer estrutura, se adequa muito bem a estrutura Fachwerk, além de não somar muito, como carga adicional, pois é um material muito leve.
Este sistema é usado somente em ambientes internos das edificações e sua aparencia, após o término da execução, tem semelhança à alvenaria rebocada. Observar fotos a seguir, feitas na obra do  "Kinderzeche" - Zeughaus.

Com Dr. Wolfgang Betz, Stadtheimatpfleger e Stadtbauamtes de Dinkelsbühl -  Arquiteto Holger Göttler e Rudolf Weigel, respectivamente (Engenheiro da cidade e Curador da Cidade), na obra - sótão da edificação histórica "Kinderzeche" - Zeughaus


Porta de acesso lateral

Intalações modernas - execução

Estrutura enxaimel - acres´cimo revestimento drywall e instalações


Material de piso moderno - melanínico








Intalação de aquecedores





Instalações modernas



Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade

Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade

Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade
Holger Göttler mostrando estrutura "creutz"


Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade

Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade


Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade



Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade

Vista da cidade a partir de uma das janelas

Vista da cidade a partir de uma das janelas
Vista da cidade a partir de uma das janelas


Vista da cidade a partir de uma das janelas

Vista da cidade a partir de uma das janelas
Arquiteto Holger Göttler, Dr. Wolfgang Betz e  Rudolf Weigel olhando a vista da cidade

Vista da cidade a partir de uma das janelas






Apontando a igreja


Vista da cidade a partir de uma das janelas - a Igreja

Detalhes, do arco romano em madeira - influência dos construtores romanos, que o executavam em pedra. Nestas cidades o reproduziram na estrutura de madeira. Debatemos sobre com o arquiteto Holger Göttler que nos recebia. Observar o contraventamente - encaixe, a partir da madeira estrutural
Cetalhes - montagem da "figura Humana" no Fachwerk





O revestimento com o Drywall


Em uma parte do pavimento, a estrutura ficará à mostra.



Indo observar parte externa





Estrutura, artísticamente trabalhada, recria a "Figura humana"



Fechamento feito com trançado de vime

Outra fachada - porta de pavimentos superiores para onde eram içados os produtos




Base feita de pedra, com possibilidades de parte do fechamento entre a estrutura enxaimel.






Dr. Betz - Quem promoveu e possibilitou esta visita - Nosso agradecimento.

Diferentes tipos de material para o fechamento entre estrutura de madeira





Seguindo pelas ruas de Dinelsbühl - ouvindo o Stadtbauamtes arquiteto Holger Göttler na companhia do Stadtheimatpfleger Rudolf Weigel e de Dr. Wolfgang Betz


A definição do Fachwerk - Enxaimel - não é restrito àquele construído em nossa região e não tem relação com o uso ou não do prego de madeira. Este, usado não somente nas edificações, mas também em mobiliário e máquinas feitas de madeira dentro de um período histórico. A definição tem relação à região e ao recorte de tempo. Está relacionado à treliça que dá sustentabilidade à estrutura, geralmente feita de madeira. Angelina Wittmann
Para ler mais sobre - Roteiro Alemanha 2016
Escolher um título e clicar sobre:
Leituras Complementares

  1. Momentos do Musikwoche Kiefersfelden - Rosenheim
  2. O Som do órgão da Igreja St. Jacob de Miltenberg
  3. Momentos em Miltenberg e um pouco sobre esta cidade
  4. Erlenbach - Conhecendo Spiel Boule - Roteiro Alemanha
  5. Momentos em Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  6. Momentos da Frühlingsfest - Großkarolinenfeld
  7. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai 
  8. Momentos em München - Roteiro Alemanha 2016
  9. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  10. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  11. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  12. Dinkelsbühl - Site
  13. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  14. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  15. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  16. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  17. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  18. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  19. Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
  20. Montanha Watzmann - Lenda da Família real - Berchtesgaden - Roteiro Alemanha 2016
  21. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  22. Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  23. Schlossplatz Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  24. Königstrasse - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  25. Höhenpark Killesberg - Stuttgart - Roteiro Alemanha 2016
  26. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  27. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  28. Kloster Lorch - Roteiro Alemanha 2016
  29. Fachwerk - enxaimel - em Schorndorf - Baden - Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  30. Winterbach im Remstal - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016
  31. Kirchheim unter Teck - A terra dos antepassados - Roteiro Alemanha 2016










2 comentários: