A árvore de natal - tradicionalmente usado - é um tipo de pinheiro, em função de sua origem histórica - inverno de muitos períodos históricos, no norte do continente europeu, desde muito tempo antes do nascimento de Jesus.
![]() |
Germânicos |
Desde há muito tempo antes de Cristo haviam civilizações no continente europeu, as quais cultuavam outras religiões. Isto até o momento que grande parte destes povos foram convertidos ao cristianismo trazido pelos romanos, durante a dominação de uma grande parte da região, formando o maior império de todos os tempos da história humanidade. Para estas civilizações antigas do continente europeu e também asiático - entre eles, os povos germanos - as árvores eram consideradas símbolo divino, a partir de sua religião e mitologia. Entre estes povos, a presença da árvore em seus rituais religiosos e festividades era muito frequente e quase sempre estava relacionada à religião, colheita, fertilidade e ao plantio.
Nesta época, tinha-se uma visão da árvore, a partir de sua projeção vertical, desde as raízes (e seus significados) sob o nível do solo, até a sua parte aparente, acima dele, inspirando-os a relacionar esta com a conexão entre o divino e a terra ou à Mãe Terra.
Para ler mais sobre os Germanos: Clicar sobre os título:
Na região localizada próxima ao Mar Báltico, antes do cristianismo chegar no local, as pessoas cortavam pinheiros e levavam para suas casas e os enfeitavam, sem a conotação religiosa atual.
Nesta época, tinha-se uma visão da árvore, a partir de sua projeção vertical, desde as raízes (e seus significados) sob o nível do solo, até a sua parte aparente, acima dele, inspirando-os a relacionar esta com a conexão entre o divino e a terra ou à Mãe Terra.
Para ler mais sobre os Germanos: Clicar sobre os título:
- Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
- Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
- O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
- Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
- História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
- Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
![]() |
São Bonifácio. |
![]() |
Martinho Lutero, na véspera de natal com a família
Cantam hinos perto da árvore de natal Gravura de Bernhard Plockhorst - 1887
|
É sabido e propagado que vislumbrou o céu estrelado entre as copas dos pinheiros, na Alemanha. Ao percebeu o céu intensamente estrelado pareceu-lhe este, um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Contam que ficou tão extasiado com o espetáculo natural que decidiu arrancar um galho do pinheiro e levou para sua casa, na qual, tentou reproduzir o que viu ao ar livre.
Colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e chamou sua esposa e filhos e decorou a pequena árvore com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Para a árvore ficar mais bonita e alegre, arrumou papéis coloridos para enfeitar seus ramos. Sobre a copa, representou a estrela cadente, segundo a história, guiou os reis Magos ao local onde estava o menino Jesus, na cidade de Belém.
A família Lutero ficou maravilhada com a árvore acesa, o que lhes parecia ter adquirido vida. Martinho Lutero quis reproduzir a noite de natal dentro de sua casa, fora era muito frio, para mostrar aos seus filhos, como deveria ser o céu na noite do nascimento do Menino Jesus.
Este é um dos motivos, pelos quais, muitos países católicos não aceitavam a árvore de natal e somente o presépio natalino - motivos religiosos.
"Os católicos zombavam do culto a Lutero da mesma forma que do costume da árvore de Natal", explica Döring. Aliás, uma das expressões sarcásticas com que denominavam o protestantismo era "a religião da árvore de Natal". Alois Döring- Etnólogo de Bonn.
Atualmente a tradição vai além das práticas das religiões cristãs. A tradição, também tem o aspecto comercial, nas muitas cidades do Ocidente e até mesmo do Oriente - onde não tem a tradição cristã. É praticada a tradição de montar a árvore de natal para motivar as vendas durante o período que antecede o Natal, durante o mês de dezembro e muitas vezes, presente nos cenários, já no mês de novembro, quase sempre, sem o significado original explicativo de sua existência, antes e depois de Cristo.
Dia de Montar a Árvore de Natal

Em algumas localidades da Alemanha, onde se prima pela tradição, a árvore é buscada pelos homens da família na floresta (reflorestamento), na véspera da noite de natal, enquanto as mulheres se ocupam com os preparativos da festa.
Dia de desmontar a árvore de Natal
Em 6 de janeiro, comemorado pelos católicos - dia dos Reis Magos. Data da chegada dos Reis e príncipes no local onde estava o menino Jesus, que, segundo transcreve a tradição, seguiram a estrela cadente. Encerramento dos festejos natalinos, com o desmonte da árvore de natal e o recolhimento de todas as demais decorações..
Conhecer é importante...
Para sabermos o que realmente estamos repetindo...
Dentro da tradição
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário