quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Andando pelo Meio Oeste Catarinense - Vinícola e Cachaçaria Família Quadros


Acompanhando o Coro Masculino Liederkranz de Blumenau até a  cidade do meio oeste catarinense - Peritiba - para o Encontro de Corais, observamos a região sob os aspectos que apreciamos pesquisar - antropológico, histórico, sociológico, urbanístico, cultural, (...).
Estivemos na cidade de Itá, a nova cidade de Itá, construída totalmente nova após a inundação da cidade "velha" na década de 1980. Vamos escrever uma postagem especial para esse tema e todo o impacto a partir do ponto de vista de uma urbanista, com imagens que fizemos no local.
Durante nossa passagem pela região paramos nesse local -Vinícola e Cachaçaria Família Quadros -  que recebe visitantes de todas as regiões do estado de Santa Catarina e também, de outros estados. 
Antes de prosseguirmos, falemos do oeste do estado de Santa Catarina. Uma região com uma identidade muito forte e diferente, a partir de seus hábitos e costumes, de outras regiões do estado, como a do Vale do Itajaí, do litoral e da Serra Catarinense. Podemos falar sobre isso, porque já residimos em todas essas regiões. Em função das grandes distâncias, o oeste fica preterido pelo governo estadual dentro das várias questões sociais, desde educação, saúde e infraestrutura. Até bem pouco tempo, os jovens locais tinham como opção mais próxima e fácil, estudar a sua faculdade em em instituições gaúchas.
As pessoas são fortes e firmes em seus objetivos, geralmente descendentes de alemães e italianos de famílias oriundas do Rio Grande do Sul.
Encontramos esse exemplo familiar, dentro da atividade da Família Quadros de Itá. É um  exemplo que ilustra muito bem a busca de solução para viver, bem viver, sem sair do oeste do estado catarinense, a partir de sua da geografia, sua história, sua cultura, economia e de sua tradição. 
É um regate de hábitos, costumes, históricos e outros, não somente da região oeste. Foi nos passado, durante a visita, que muitos dos equipamentos históricos de produção de cachaça e outros, foram recuperado e trazidos de cidades como Santo Amaro da Imperatrizna Grande Florianópolis. No local, além de disponibilizar um original ambiente que reporta à história dos antepassados, foram recuperados equipamentos e resgatados objetos usados em outros tempos. O cenário é original para oferecer aquilo que a família sabe fazer, além das bebidas, mel, geleias, servir um café colonial, entre outras ofertas. O local da Família Quadros é composto por vinícola, pousada, engenho de cachaça, engenho de farinha, museu da garrafa, museu de antiguidades, loja de roupas, loja de bebidas e produtos coloniais.
A história local e familiar é valorizada e quem visita aprecia conhecer um pouco mais do Brasil multicultural, muitas vezes, bem diferente de seu contexto ou local onde vive
É educação e cultura.

Endereço: Rod. SC 465 - km 20 Linha São Roque - Itá SC (ao lado da pizzaria Taberna).


Mapa do Estado de Santa Catarina - Sul do Brasil


As imagens comunicam (Fotos feitas com celular)...
Chegada após uma noite de viagem a partir de Blumenau




















































Essa máquina foi trazida de Santo Amaro da Imperatriz







Madeiras de outros tempos























































Vídeo
As grandes "sacadas" estão nas pequenas e, quase sempre desprezadas, iniciativas - Pelo menos aqui no continental Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário