segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Peritiba SC - História, Tradição e Encontro de Corais - com a Presença do Coro Masculino Liederkranz de Blumenau


Foi uma boa experiência participar, assistir e registrar os momentos do Encontro de Corais da cidade do meio Oeste do Estado de Santa Catarina - Peritiba. Constatamos, que ainda existe muita originalidade em um evento que foi e teve muita força no Vale do Itajaí em décadas passadas e que nesse, lembramos aqueles momentos, onde há o envolvimento de toda a comunidade. Em Blumenau e região ainda há o Encontro de Corais, mas não com a mesma força e como acontecia nas décadas de 1960, 1970 até 1980, quando chegava a durar até 3 dias com a participação de corais, também de outros países. Nessa época, o evento envolvia e mobilizava toda a comunidade e também, autoridades locais, regionais e estaduais. O canto coral é parte importante da cultura trazida pelos pioneiros e imigrantes alemães. O que vimos em Peritiba? Uma verídica amostra dessa prática, o que muito emocionou o grupo de Blumenau, cuja composição tinha cantores que participaram naqueles períodos áureos no Vale do Itajaí. O grupo de Blumenau esqueceu de colocar na mala sua tradicional bandeira, para expô-la junto às outras dos demais participantes do encontro de Corais, como era o procedimento nos bons velhos tempos - também no Vale do Itajaí e prossegue sendo assim na cidade de Peritiba.
Horst Holetz é um dos coralistas da formação atual do Coro Masculino Liederkranz presente no desfile do Encontro de Cantores, onde foi registrada e presença da centenária Bandeira do coro. Horst Holetz, marcado na foto, também retornou a Peritiba com o grupo de Blumenau nesse encontro de 2017 - esteve na cidade de Peritiba, em um Encontro de Corais semelhante, no ano de 1969.

Ex regente do Coro Masculino Liederkranz 
- Antônio S. Müller  na frente do painel 
do coro  onde estava o programa do 
encontro de cantores de 1952.

Também encontramos maestros e pessoas com 
ligações históricas à história do Coro Masculino Liederkranz, como por exemplo, o maestro Antônio Simplício Müller, que visitou  o ensaio do mais novo Coro Infanto Juvenil do C.C. 25 de Julho de Blumenau, no mês de setembro último, na cidade de Blumenau. O maestro foi ex regente do Coro Masculino Liederkranz e coincidentemente, durante sua visita percebemos a presença de um pequeno livreto amarelado pela ação do tempo afixado no painel das lembranças do Coro Masculino Liederkraz que apresentava o Programa de um desses Encontros de Cantores ou corais, feito na região de forma organizado dentro da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí, fundada no ano de 1952. No encontro de Corais de Peritiba, encontramos o Maestro Antônio Simplicio Müller com o seu Coral Infantil - Canta e Encanta de Concórdia. Tivemos muito prazer em efetuar esse registro dentro desse intercâmbio cultural do canto no Estado de Santa Catarina.






Coral Infantil - Canta e Encanta de Concórdia



Lembramos que o maestro Antônio Simplício Müller foi maestro do Coro Masculino Liederkranz nos anos de 1985 e 1986 e o livreto é a publicação do programa da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí do dia 18 de maio de 1952.

Para registro - a Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1952.
Para ler mais sobre sua história - Clicar sobre: 89° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí 
Retornando ao Encontro de Corais de Peritiba, percebemos a originalidade e a essência desses primeiros Encontros de Cantores de Blumenau e região, que perdeu um pouco de parte dessa programação. Registramos também a presença de representantes de cantores de todas faixas de idade. A presença de muitos Coros Masculinos, tradição forte dentro da cultura alemã em determinadas regiões na Alemanha. Muitos desses, cantaram à capela, algo muito difícil de encontrar nos dias atuais.
Antes de apresentarmos os momentos do evento, vamos apresentar um pouco da história da cidade - sede - Peritiba.
História

A região onde está localizada Peritiba, foi parte de um território maior com a mesma origem histórica do qual houve inúmeros desmembramentos resultado em alguns dos atuais municípios que forma a Mesorregião do Oeste de Santa Catarina, dentro da Microrregião de Concórdia. O que mudavam eram os nomes das famílias pioneiras, suas origens e talvez, o nome da Companhia Colonizadora.

 Peritiba - traduzingo doTupi- Guarani - Terra das Palmeiras
No início do século XX, as terras onde está assentada o atual município de Peritiba, pertenciam a companhia Colonizadora Müller e Shen e era parte do território, como também era Itá, de Cruzeiro, atual Joaçaba. Curiosamente o primeiro nome da povoação foi Arroio dos Veados e depois Alto Veado, em função do grande número dessa espécie da fauna local. 
Por sugestão dos Padres João Zelesny e Nestor Kuhn, a partir da fundação do Seminário, a comunidade passou a se chamar Peritiba - que traduzindo de tupi-guarani quer dizer a Terra das Palmeiras. O filósofo e Padre João Zelerny também é o autor do hino de Peritiba. ler sobre no final dessa postagem.
"Sem abstração a Inteligência não floresce" - Padre João Zelerny.
As primeiras famílias chegaram ao local onde hoje é Peritiba, no ano de 1919. Entre as pessoas desse primeiro grupo estavam os irmãos Peter Josef Friedrich e Michael Engel vindos da localidade gaúcha de Poço das Antas - atual município de Montenegro. Na localidade já residiam Tereza Chitó, os irmãos Diego e Sebastião Chagas e Wilhelm Sander. Conta a história que os que estavam fixados no local venderam suas terras aos chegantes, permanecendo somente Tereza, seu filho Carlos, a enteada e um homem conhecido por Preto Chico. A imigração de famílias italianas aconteceu um pouco mais tarde, sendo os primeiros: Ernesto e João Poletto, Antonio Zamarchi, João Balbinoto, Luiz Maltauro e Pierin. Curiosamente em maior número, pois os italianos, seguiam em maior número, a religião católica - característica forte na comunidade e uma das causas de seu desenvolvimento a partir de iniciativa de padres que trabalhavam na região. 
A cidade se desenvolveu em torno da comunidade católica, que teve ao longo de sua história 3 igrejas, sendo a atual, a terceira.  
Primeira Capela - mesmo local da atual igreja

Segunda igreja - com o atual sino no campanário - mesmo local da atual
No início do Século XX, os padres chegaram a região a partir do Rio Grande do Sul e eram buscados e levados por membros da comunidade - à cavalo. No início de sua história, as pessoas de Peritiba rezavam as missas nas casas das famílias. Em 1922, foi a última vez que rezaram a missa em um residência. As missas eram mensais. No dia 13 de maio de 1923 aconteceu a benção da primeira capela - no mesmo local onde está a atual igreja atual e onde houve o encontro de Corais  que presenciamos em novembro de 2017. 
Fato interessante - Os padres aconselhavam as famílias católicas de toda a região (Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul) a residirem em Peritiba, dessa maneira ela foi ficando uma comunidade mais forte. Outras localidades faziam o mesmo dentro de outras religiões, como a Luterana. 
Em 1926, a comunidade adquiriu o sino, o mesmo que está na igreja atual. Nessa data de 1926, o mesmo foi abençoado solenemente. O sino da igreja da paróquia Santo Isidoro tem mais de 90 anos. O campanário da atual igreja tem 16 metros e do antiga, de madeira tinha 26 metros. A comunidade teve uma certa dificuldade em tirar o sino, com 460 quilos - da antiga igreja de madeira e colocá-lo na nova. Pessoas que participaram desse processo ainda hoje contam a história.
Em 1935, Margnus Leopold Kerber construiu a primeira casa comercial, local onde comercializava produtos de primeira necessidade e também adquiria o excedente da produção das propriedades rurais. Muitas vezes as pessoas saiam de casa com ovos para comprar sal, por exemplo. A partir desse período houve grande desenvolvimento na cidade de Peritiba.


Praça da Igreja em obras - aos fundos a Casa comercial de Margnus Leopold Kerber

Peritiba foi elevada a categoria de Vila e transformada em Distrito do Município de Piratuba pela lei no 728 no dia 24 de junho de 1961. A instalação do Distrito aconteceu no dia 15 de agosto de 1961 e seu primeiro entendente foi o comerciante Magnus Leopoldo Kerber. Magnus Kerber foi a pessoa que adquiriu o primeiro caminhão da cidade, devidamente registrado.
A emancipação político administrativa da cidade - quando foi elevada a categoria de cidade sob a Lei Estadual no 887, aconteceu no dia 14 de junho de 1963. A instalação do município aconteceu no dia 15 de agosto de 1963.
Como uma de suas principais atrações - Encontro de Corais,  tem igualmente a Kerbfest - na Alemanha é uma festa muito tradicional e tem estreito laços com a comunidade católica e Luterana, pois foi uma apropriação cristã de festividade da mitologia germânica dentro de religião antiga - denominada pelos cristãos da época medieval e antes desse período, de religião pagã. É o momento de agradecimento e festividades pela boa colheita e também, onde ocorre o pedido para que a próxima colheita seja tão boa quanto a que foi feita. A festa chegou em Peritiba, com os pioneiros das famílias alemãs oriundas do Rio Grande do Sul. Na data de se comemorar o Kerbfest, também foi oficiado o dia do padroeiro da igreja - Santo Isidoro e também seu aniversário de inauguração. Inicialmente a festa era realizada no segundo domingo de maio e sua data foi mudada para o terceiro final de semana do mesmo mês, por motivos comerciais. A festa, trazida pelos imigrantes alemães, é celebrada em todas as comunidades da redondeza que tinha a presença desses e, Peritiba desejou não competir e ter seu público e da região também, mudando a data da festividade.
Desfile da Kerbfest
Com o passar do tempo, a festa adotou os desfiles oficiais. Geralmente inicia na sexta feira, com a realização da missa, seguida com a apresentação da banda na praça. No sábado, novamente há música na praça, com baile a noite. No domingo acontece o desfile com a música na praça. A programação segue, até completar 5 dias de festa. Em 2017, a comunidade decidiu que não fará mais o baile no meio da semana, mas no sábado seguinte.
No âmbito comunitário as responsabilidades ficam a cargo da diretoria do Conselho Paroquial Comunitário, a diretoria se encarrega dos preparativos para os bailes do Kerbfest, a limpeza e o enfeite da igreja e do salão paroquial. 
Com o início do Kerbfest a cidade desperta ao som do sino e foguetório e cedo os fiéis já se dirigem para a frente da Igreja enquanto aguardam o início da missa e após uma bandinha composta de músicos já os aguardam para dar início aos festejos. 
Atualmente, o baile é realizado no salão paroquial, que é todo decorado com o tema da festa e no centro são penduradas as bonecas do Kerbfest. À meia-noite começa o leilão das bonecas, que é o atrativo da festa, quando a rainha do Kerbfest é arrematada por um grupo ou por uma pessoa, um casal se dirige ao centro do salão onde a boneca se encontra e a arrancam.A Segunda-feira é considerado um dia de descanso. O Kerbfest fica restrito à convivência nas famílias, e às visitas. A alegria e o espírito do Kerbfest continuam em cada casa. 
Na Terça-feira a festa continua e a expectativa do baile é muito grande.Observa-se nas festividades do Kerbfest em Peritiba, uma grande participação da comunidade, da Igreja e da Prefeitura Municipal. Sente-se também em todas as pessoas, o espírito do Kerbfest: nos cumprimentos de Bom Kerbfest, que dirigem uns aos outros, na fartura de alimentos, nas casas, na alegria de receber visitas. Organização - Prefeitura municipal de Peritiba
Localização e dados geográficos


Peritiba está localizada no meio oeste catarinense, região do Alto Uruguai. O município de Peritiba possui 96,41Km². Tem uma população de 2.906 habitantes (fonte: IBGE-estimativa 2015). Essa população é distribuída em 482 famílias instaladas na área rural e 464 instaladas na área urbana. Curiosamente o número de leitores é quase o esmo número da população como já percebemos em outro município da região - são 2804 eleitores. 
O Município tem como base principal da economia o setor primário através da agropecuária, tendo como destaque a suinocultura, seguida pela produção de milho, bovinocultura de leite, avicultura e corte, feijão e apicultura. Com menor expressão tem-se as culturas de soja, arroz, mandioca, fumo e trigo. Toda a produção de Peritiba distribui-se em mais de 400 famílias rurais - como já postado anteriormente, onde predominam as pequenas propriedades, com uma média de 20,16 ha por propriedade. 
O relevo é acidentado com morros mais ou menos altos e áreas planas no alto e nas baixadas O município é formado por 11 comunidades, além da cidade: Barra do Luciano, Linha Maria Goretti, Caravágio, Arroio do Meio, Lageado Mirim, Linha São Miguel, Vila Nova, Trinta e Sete Passos, Cruz e Souza, Barra do São Pedro e Alto São Pedro. Sua densidade demográfica é de 30,54 hab/km². Altitude de 480m. 
A atual prefeita é Neusa Klein Maraschini, empossada no dia 1° de janeiro de 2017.
Neusa Klein Maraschini
Encontro de Corais - Dia 5 de novembro de 2017.
O Encontro de Corais de Peritiba, e também de outras regiões fundadas por alemães, é uma das atividades culturais trazida pelos pioneiros e percebemos, que é mantida de maneira muito original nessa região. O grupo anfitrião é o grupo de canto coral da cidade de Peritiba Associação de Cantores Santa Cecília formado pelo Coro Masculino e o Coro Misto - ambos regido por Werno Klein e presidido por  Helena Maria Finger Kopsell. Também nessa data o grupo comemorava seu 92° aniversário de criação. Antes do início do Canto de Corais aconteceu a Missa ministrada pelo Padre João.
Coro Misto - Associação de Cantores Santa Cecília
Após a abertura do encontro feita pela Presidente Helena Maria Finger Kopsell, iniciou a apresentação de 15 Coros  participantes do encontro. 
São eles:
  1. Coral Masculino de Santa Cecília
  2. Coral Infantil Municipal - Verônica Dametto
  3. Coral Misto Santa Cecília
  4. Coral Sempre Verde - Filadélfia
  5. Coral Concórdia de Nova Entre Rios
  6. Coral Canta e Encanta Infantil - Concórdia - Maestro Antonio S. Müller
  7. Coral Box Vontade - Taquaral
  8. Coral Harmonia - Piratuba
  9. Coral Arabutão 25 de Julho Masculino
  10. Coral Belavistence - Alto Boa Vista
  11. Coral 25 de Julho Alto São Pedro
  12. Coral 3 de Maio - Canhada Grande
  13. Coral Ascencao
  14. Coral Santa Cecília Concódia
  15. Coro Masculino Liederkranz - C.C. 25 de Julho de Blumenau
Após a apresentação dos corais participantes, aconteceu o cortejo das bandeiras dos grupos que se fizeram presentes (e não esqueceram a bandeira), seguidas pelos cantores participantes e comunidade geral até o Centro de Formação, ao lado da Igreja, onde foi servido o almoço festivo para todos os participantesTodos os preparativos do encontro e a integração cultural do canto foi feito pelo grupo anfitrião e aniversariante - Associação de Cantores Santa Cecília - Muito bonito.
Museu de Peritiba - antiga casa comercial dos Kerber
Despertou nossa especial atenção - o sabor da cuca, oferecida no almoço - diferente da cuca feita no Vale do Itajaí. Saborosa. Vimos vários integrantes de grupo de Blumenau levando uma dessas cucas para Blumenau. Para ficar registrado, o grupo de Blumenau, antes do início do encontro de corais e da missa, na qual também cantou, visitou o antigo casarão onde funcionava a primeira casa comercial em Peritiba, construída por Margnus Leopold Kerber e onde atualmente é o Museu de Peritiba. Foi-nos apresentado por Marlene Klein - Diretora de Cultura do Município.
Marlene Klein

















              As imagens Comunicam



Aquecimento da voz - Coro Masculino Liederkranz 
Antes da missa dominical






Missa - participação do Coro Masculino Liederkranz de Blumenau e do Coro Masculino Santa Cecília de Peritiba





























Helena Maria Finger Kopsell
Arte da Comunidade na Igreja 
Trabalho de arte sacra confeccionado pela própria comunidade. de acordo com a Presidente da Associação de Cantores Santa Cecília formado pelo Coro Masculino e o Coro Misto - Helena Maria Finger Kopsell esse trabalho reflete o trabalho comunitário das pessoas que residem na cidade. O material utilizado para essa composição em um tipo de mosaico foi feito com pedras tiradas das plantações -  roça - pelas pessoas da comunidade (Pedras do caminho). Essas pedras foram submetidas a altas temperaturas e "craqueladas" para serem trabalhadas com cores e forma na execução de um tipo de mosaico - técnica  usada na arte sacra durante a idade média, recriando a via sacra. O trabalho é um conjunto e está exposto nas paredes da Igreja da paróquia Santo Isidoro. Segue algumas imagens para conferir a beleza do trabalho coletivo e voltado para o mesmo objetivo e foco e com um forte significado espiritual - Com as pedras do caminho, é possível criar arte e beleza.






Stadtplatz da atual de Peritiba
Antiga casa Comercial - Década de 1930 - Atual museu de Peritiba

Praça Central


Campanário da nova igreja co 16 metros de altura - com o sino de mais de 90 anos 












Visita ao Museu de Peritiba


























Vista do antigo Seminário da Freiras



Segunda Igreja da Paróquia santo Isidoro



























Encontro de Corais na Igreja Santo Isidoro



















































































































































































Cortejo das bandeiras  para o local do almoço




























Vídeos:

















Padre João  Zelesny
A turma de filosofia era composta por uns vinte e poucos alunos ou, no ato falho cometido por uma aluna: “éramos umas oito moças, uns doze rapazes e mais uns nove seminaristas”.O professor era padre João Zelesny. Figura inesquecível. Grandalhão. Sempre com a mesma batina negra e surrada, lavada com pouca frequência. Suava muito. Trazia um lenço amarrotado nas mãos com o qual enxugava o rosto, assoava o nariz e apagava o quadro negro na falta de um apagador nas redondezas. Sólido exemplar iugoslavo que enfiara cabeça adentro a filosofia de Tomás de Aquino, defendida contra tudo e contra todos.Entrava na sala dando um bom dia feroz e se plantava no alto do estrado. De onde lascava, fazendo o sinal da cruz:- Em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo!E todos rezavam o Pai Nosso.Era o início do curso de Ontologia e eu havia faltado às duas primeiras semanas de aula. Não conhecia o professor e fui o único a não ficar de pé de imediato. Levantei aos poucos, incrédulo e incréu, sem entender aquela oração num curso de filosofia.Terminada a oração, fazia a chamada e despejava um esquema tomista no quadro. Desenvolvia a aula com a aflição avassaladora da qual só sujeitos grandalhões são capazes.Era respeitado, mesmo pelos que discordavam dele. Defendia com competência e honestidade suas crenças. Passamos por um ano de filosofia aristotélico-tomista.Certo dia João Zelesny surgiu na classe com uma novidade. Era uma publicação mimeografada (aos jovens informatizados de hoje, explico: cópias produzidas num aparelho pré-diluviano chamado mimeógrafo, precursor das atuais impressoras). Não me lembro do autor; os textos levavam o título de “O alcance metafísico dos sentidos”.Eram textos ótimos. Reflexões fenomenológicas sobre os cinco sentidos que ao final eram conciliadas com o tomismo, é claro.Por exemplo, o olhar. Vemos os outros, mas também nos mostramos ao olhar. Percebemos se o outro nos entende ou respeita, mas também se o outro lê em nossos olhos o que sentimos. A audição: ouvimos o outro e esse é o sentido mais generoso. Damos ao outro o direito de falar, respeitamos quem ele é. Esse capítulo do ouvir foi o que mais me impressionou, pois muitos gostam de falar e poucos de ouvir. O ouvir é generoso e paciente – ao contrário do falar que costuma ser ególatra e alheio ao que o outro sente ou pensa.Se não estou inventando, era isso. As reflexões fechavam com a fórmula:- Os sentidos são uma abertura para o outro!O outro e a abertura estavam na moda.- A Filosofia é uma abertura para o mundo!Certo dia padre João entrou na sala e no quadro negro havia um desenho esquemático: um trilho entrando numa ogiva. Abaixo, em letras garrafais:- O túnel é uma abertura para o trem!Esbravejou de todos os modos que sua condição religiosa permitia e saiu da sala exigindo que o culpado se apresentasse.Não creio que tenha se apresentado. Sei que o culpado se tornou monge beneditino conhecido por sua atuação pastoral. Além da prática política, é claro. Mas não digo seu nome. Delação é um crime muito feio, já ensinava são Tomás de Aquino.Roberto Gomes, 29/mar/2014
 




























Hino do município de Peritiba

Hino do município de Peritiba
Letra por João Zelesny

I
Longe, longe, o trigal lourejante...
E as espigas estão a tombar...
Ao murmúrio da brisa cantante,
Os colonos se põem a ceifar.

Estribilho
Peritiba – Palmares infindos!
Terra nobre de filhos, sem par!
Quem conhece recantos tão lindos
Não os pode jamais olvidar.

II
Gente loura das plagas do Reno,
Que da Pátria nos trouxe o vigor,
Transplantou em tão fértil terreno,
Sua fé, a cultura e o valor.

III
E não teme os enxurros do mundo
Quem confessa sua fé de cristão,
Não chafurda no vício imundo...
Que o protege fiel comunhão.

IV
Holocausto sublime, seus filhos,
- As crianças dos olhos azuis -
Que fulguram em límpidos brilhos,
A inocência oferece a Jesus.

V
Salve, pois, Peritiba ditosa!
Que tais filhos ostentas, gentil!
Segue sempre na senda gloriosa,
Para o bem deste imenso Brasil!

Documentário sobre Peritiba e sua História e Memória





Wir mögen es wirklich, diese Geschichte zu kennen.
Alles Gute an Peritibas Freunde!
Herzliche Grüsse!





































Nenhum comentário:

Postar um comentário