Centro de Blumenau - ano de 1915 |
Outro dia, no mês de agosto de 2017, escrevemos novamente sobre um dos temas que muito nos fascina e que pesquisamos há mais de duas décadas, na região, no Brasil e na Alemanha - O enxaimel. Nesse trabalho, em especial, além de relembrarmos algumas questões importantes, como também conceitos, apresentamos dois exemplares de estrutura enxaimel, de grande porte, localizados no Distrito de Vila Itoupava - Blumenau SC.
Efetuamos as pesquisas, com intuito de, além de confabularmos conosco mesmo, disponibilizar informações e conhecimento às pessoas que convivem com esse cenário e paisagem na cidade e também, região e que muitas vezes lhes passa desapercebida.
Já perdemos muitas tipologias do patrimônio histórico arquitetônico, construídas com a técnica construtiva enxaimel, na cidade de Blumenau e região. O Professor e Arquiteto Vilmar Vidor mencionava, com certa alegria e preocupação, que o conjunto do patrimônio histórico arquitetônico formado por tipologias enxaimel, na região da antiga Colônia Blumenau é o maior no mundo, fora da Alemanha. Acreditamos que hoje, não seja mais.
Ao pesquisarmos na Vila Itoupava - Distrito de Blumenau, percebemos essas duas belíssimas construções em enxaimel, no entanto são usadas de maneira que sejam aproveitadas seu valor histórico e beleza arquitetônica, como deveriam. A parte mais bonita, por exemplo, do Hospital Misericórdia, é usado na parte dos fundos do complexo hospitalar, sendo que a frente - a ala mais nova - executada a partir do fachadismo e sem qualquer originalidade e, onde está o acesso principal.
Ao escrevermos essa matéria, apresentamos um pouco mais sobre a técnica construtiva do enxaimel de nossa região ainda presente na paisagem. Agradecemos ao editor da Revista História Catarina - Claudio Rodrigues da Silveira, que mais uma vez, publicou um trabalho nosso e com isso o disponibilizou "no papel" para todo o Estado de Santa Catarina, uma vez que a revista é distribuída em todas as instituições de ensino do estado e também, comercializada.
Explicamos, que nossos textos são complementados pelas imagens. As imagens também comunicam. As ilustrações não são afixadas ao acaso - texto e fotografia. Por não participarmos da editoração e da revisão, observamos que faltaram algumas fotografias importantes, como a fotografias da área central de Blumenau do ano de 1915 - não publicada - essa detalhada abaixo.
Comentamos, a título de explicação. Esse fato não diminui em nada nossa gratidão por fazer parte dessa grande equipe de divulgar a história e o conhecimento.
Nossa gratidão.
Nossa gratidão.
Para ler o texto original - Clicar sobre:
Enxaimel - Conversando - Vila Itoupava - 2 tipologias históricas
Enxaimel - Conversando - Vila Itoupava - 2 tipologias históricas
O nome da cidade é Winterbach im Remstal |
O nome da cidade é Winterbach im Remstal |
Menciona a fotografia de Blumenau 1915 - colocada no início dessa postagem |
Fachada principal da tipologia histórica do Hospital Misericórdia de Vila Itoupava, atualmente localizada nos fundos e sendo ocupado pelo depósito e cozinha do complexo hospitalar. |
Agradecemos mais uma vez a disponibilidade desse material ao alcance de um maior número de pessoas.
Quem conhece, gosta. Quem gosta, cuida!
Outros textos nossos sobre enxaimel
Clicar sobre o título escolhido:
- Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1
- Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera
- Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV
- "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche"
- Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
- Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel
- Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
Nenhum comentário:
Postar um comentário