segunda-feira, 22 de maio de 2023

Um pouco da História de Roberto Wyrobek - Padre Polonês que mudou-se para o Brasil na década de 1930 e viveu em São José SC por mais de 25 anos

Ano de 1984, foi o ano que conhecemos o Padre  Roberto Wyrobek.
Racibórz - onde nasceu o Padre Roberto Wyrobek.
Nós conhecemos o
Padre Roberto Wyrobek em 7 de julho de 1984 na Igreja Matriz de São José. Roberto nasceu na cidade de Racibórz, em alemão é Ratibor, atual Polônia, em 26 de janeiro de 1907. Foi filho de Josef Wyrobek e Anna Kurek.  Sua cidade natal tinha como culturas parte de sua identidade: as culturas polonesa,  tcheca, morávia e alemã. Isso explica o fato de o Padre Roberto falar e escrever fluentemente o português, pois residia no Brasil desde a década de 1930, também o alemão e o polonês.
Dom Joaquim Domingues de Oliveira. 
Quando se formou na universidade, viajou pelo continente europeu. Em 1932 fez parte de um grupo de religiosos salesianos enviados para o Brasil. Sabemos das ações desses nas causas sociais no país e principalmente, à frente instituições de educação, também em Santa Catarina. Foi do Brasil que retornou à Roma para completar seus estudos e cursou Teologia, quando foi ordenado padre em 14 de julho de 1935, quase exatos 49 anos antes de o conhecermos e nossos pais sequer tinham nascidos.
Agora padre, retornou ao Brasil no ano seguinte ao ano de sua ordenação, em janeiro de 1936, quando foi convidado para ocupar o cargo de Secretário do Arcebispo de Florianópolis Dom Joaquim Domingues de Oliveira (1878 - 1967), que também foi seu "professor" de português. O Padre Wyrobek, nesse tempo, foi também, assistente eclesiástico do Círculo Operário Católico de Florianópolis.
Era de conhecimento de todos que os dois, o Arcebispo e o Padre tinham personalidades fortes e ficavam surpresos que trabalhavam juntos sem maiores tempestades, o que não durou muito tempo. O rompimento aconteceu em 1939, por uma, das muitas teimas entre os dois. Com isso, em 26 de janeiro de 1940, o Padre  Roberto Wyrobek foi enviado como vigário da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí, isso ante do início da construção da nova Matriz projetada por Simon Gramlich.  Também foi nomeado pároco da comunidade da igreja Nossa Senhora da Penha. 
Contribuição de Matheus Abreu.















Em 27 de janeiro de 1941 foi transferido como pároco de São Pedro de Alcântara.
Atendia a grande comunidade - viajando à cavalo. Nesse tempo fez uma viagem a sua terra natal e se reuniu com sua família na Polônia, visitando-os.
Também residiu na região do Vale do ItajaíEm 9 de outubro de 1955 foi nomeado 2º pároco de São Pio X, Ilhota, igreja construída em 1941.
Contribuição de Matheus Abreu.


"Sua passagem por Ilhota, foi marcante, nos 15 anos que esteve a frente da Paroquia , a inúmeros relatos quanto as suas contribuições perante a comunidade, com grande destaque aos esforços para atrair os fiéis a Igreja, sempre envolvido com toda a comunidade, inclusive com as escolas.
A ainda muito relatos da população, quanto a sua postura dura, usando exemplos de quem não obedecia a seus preceitos para os demais; assim quando chegava alguem atrasado na missa, fazia questão de falar bem alto que estavam chegando os " Inimigos de Deus", quando as crianças choravam, pedia para as mães se retirarem da Igreja, mas tambem fazia questão de abordar as pessoas na rua , convocando-as para a missa.
Pela sua importante atuação em nossa comunidade, antes de partir para São José, Padre Roberto Wirobeck, recebeu 2 grandes homenagens; A Escola Municipal Roberto Wirobeck,  no Baú Central ,que foi uma indicação de Ivo Schmitz que relembra, o discurso emocionado de Padre Roberto;
Mas com certeza, a maior homenagem foi recebida em forma de Titulo de Cidadão Honorário, em Solenidade ocorrida em 13 de Setembro de 1970.  Do Grupo "Persongens Ilhotenses"
Edson  Moraes Lessa


"Fui coroinha dele. Tinha cara de brabo, mas era gente boa." Edson  Moraes Lessa

 


Matriz de São José SC.
Em 1959 foi nomeado Cônego catedrático do Cabido metropolitano de Florianópolis, o que significa que faria parte da direção e administração da catedral de Florianópolis e em 11 de setembro de 1970, o Padre Roberto Wyrobek tornou o pároco da Igreja Matriz de São Joséparóquia criada em 1750, quando a nucleação urbana, passou a ser considerada uma Freguesia – a primeira capela foi inaugurada por volta de 1755
Em dezembro de 1976 deixou o cargo, com quase 70 anos e ficou sua residência em São José com faculdades de vigário paroquial e auxiliando no Tribunal Regional Eclesiástico.
Em 28 de abril de 1980 recebeu o título de Cidadão Josefense, uma iniciativa dos vereadores  Valdir da Silva, Aldo Antônio de Souza e Raul Thomaz de Souza.
Em
1991, nos dias 17 e 18 de outubro, o Papa João Paulo II, seu conterrâneo, visita Florianópolis e o padre Roberto Wyrobek, não somente teve a oportunidade de se comunicar com o Papa em polonês, mas também lhe ofertar um presente, junto com o clero. O Padre Roberto entregou ao Papa uma joia preciosa. A saudação foi feita em polonês, o que surpreendeu o Papa, que o abraçou carinhosamente.
Mas antes do Padre Roberto Wyrobek saudar o Papa João Paulo II, nós o conhecemos na igreja Matriz de São José.
Chamou-nos a atenção, sua sapiência nas suas palavras, o olhar atento, a empatia, simpatia e a generosidade. Após 10 anos, desse primeiro encontro, o encontramos novamente no interior da Igreja Matriz de São José e abençoou nós, por 10 anos de casamento. 
O Padre Roberto Wyrobek realizou o nosso casamento com Roberto Wittmann na igreja Matriz de São José em 7 de julho de 1984. Nunca esquecemos de sua pessoa e personalidade e por saber de sua idade, sabíamos que não estaria mais entre nós. 
Faleceu 4 anos após nosso último encontro, em 13 de abril de 1998 com a idade de 91 anos e um período de 63 anos de padre e comunidade. Cruzamos, por um pequeno momento, esta história. O Padre Wyrobek  está sepultado no Cemitério da Irmandade de N.Sr. dos Passos – São José SC.
No lançamento do nosso livro "Fragmentos históricos" na Assembleia Legislativa de Santa Catarina encontramos o pesquisador de São José, Osni Antônio Machado e comentamos sobre a igreja e o Padre Roberto Wyrobek. Foi quando ele disse que o Padre era polonês e ficamos encantados em conhecer um pouco mais sobre sua história a qual compartilhamos com todos.
Osni Antônio Machado disse:
D. Angelina, o padre que casou vocês era o padre Roberto Wyrobek, polonês de nascimento, faleceu em 1998, com 91 anos. Veio para São José em 1970, e aqui ficou até sua morte. Na visita do Papa João Paulo II a Florianópolis, ele saudou o Papa em seu idioma natal na recepção e jantar. Falava muito bem alemão e é claro, polonês. Osni Antônio Machado


O Padre  Roberto Wyrobek realizando o nosso casamento na Igreja Matriz de São José em 7 de julho de 1984.




Padre Roberto Wyrobek.
2011.
2021.

2022.







Por que a casa onde residiu o Padre Wyrobek, no Centro Histórico de São José, na rua Lucinda Ana de Souza, N°230, está sempre fechada? Sua memória poderia ser homenageada fornecendo vitalidade a esse lugar.

Um registro para a História.

Referências
  • BESEN, José Artulino Besen. Padres da Igreja Católica de Santa Catarina - Cônego Roberto Wyrobek. Disponível em: https://pebesen.wordpress.com/padres-da-igreja-catolica-em-santa-catarina/conego-roberto-wyrobek/ . Acesso em: 22 de maio de 2023, 11h.
  • Câmara Municipal de São José. Projeto de Decreto Legislativo N° 0005/1980. 19/06/1980 - Título de Cidadão Josefense ao Reverendíssimo Padre Roberto Wyrobek. Disponível em: https://www.cmsj.sc.gov.br/proposicoes/Projetos-de-Decreto-Legislativo/1980/1/0/35262 . Acesso em: 22 de amio de 2023 - 11h11.
  • VICENTE, Vilmar Adelino. Arquidiocese de Florianópolis. São João Paulo II – Missionário Moderno. 18 de outubro de 2016. disponível em: https://arquifln.org.br/noticias/sao-joao-paulo-ii-missionario-moderno/ . Acesso em 22 de maio de 2023 - 11h16.


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Em Construção...






Nenhum comentário:

Postar um comentário