sábado, 11 de maio de 2019

Arquitetura Moderna - inacabada - Prefeitura Municipal de Rio do Sul - trabalho no VI Congresso dos Pesquisadores do Modernismo em Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - UNIVALI Campus Balneário Camboriú

Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIDAVI -  Ihuri Cunha.





















Este trabalho - inicialmente foi desenvolvido e apresentado em 2018, pelos mesmos pesquisadores, no CIEPE - Congresso Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão - congresso interno da UNIDAVI - Rio do Sul.

CIEPE - UNIDAVI











Foi reestruturado e também, recebeu atualizações através do acréscimo de novas informações e imagens, nova organização e então, foi submetido à coordenação do VI Encontro dos Pesquisadores do modernismo em Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. Aceito, foi preparado para sua apresentação considerando o tempo limite de 15 minutos. Foi apresentado no dia 10 de maio de 2019, às 16:40h - de acordo com o programa do evento.
Como aconteceu?
O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo - Ihri Cunha demonstrou interesse em pesquisar o tema quando o mesmo foi apresentado em sala de aula, durante uma aula de Planejamento Urbano do Curso de Arquitetura e Urbanismo -  no primeiro semestre do ano de 2018. 
A pesquisa sobre o tema prosseguiu sob nossa orientação e também acompanhamos a sua apresentação no congresso mencionado nesta postagem.

O tema do trabalho apresentado, também fez parte da postagem publicada no Blog: Arquitetura - Projetos de Hans Broos - Rio do Sul SC - Para Acessar - Clicar sobre: Arquitetura inacabada Hans Broos - cidade de Rio do Sul.

Programação do  VI Congresso dos Pesquisadores do Modernismo em Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - UNIVALI 
  • 4:00h – 14:15h: A modernidade de Burle Marx: a arquitetura paisagística moderna no Vale do Itajaí - Nathana Luana Hoffmann e João Francisco Noll.
  • 14:20h – 14:35h: Quadro das Paisagens Modernas em Santa Catarina: Áreas Protegidas e Florestas de Rendimento sob ideário Modernista - Lucas de Mello Reitz, Kamilly Karoline Cardoso, Guilherme Augusto de Come, Maria Eduarda Martins e Felipe Amorim.
  • 14:40h – 14:55h:  A Arquitetura Moderna no centro tombado de Laguna: reflexões acerca da preservação patrimonial – Danielle Benício, Leandra Boldrini, Juliene Candido, Erick Mota, Henrique Silvestre.
  • 15:00h – 15:15h: Um ícone Modernista em terras sulinas - Eduardo Venske.
  • 15:20h – 15:45h: Intervalo.
  • 15:45h – 16:00h: Modernismo em Concórdia – Davi Luís Gutbier.
  • 16:05h -  16:20h: Paralelismos entre a vida e a obra de Hans Broos e Lina Bo Bardi - Diego Pérez Rial.
  • 16:25 - 16:40:  Arquitetura Moderna (inacabada) o projeto de Hans Broos - Prefeitura Municipal de Rio do Sul - Angelina Wittmann e Ihuri Cunha.
  • 16:45h – 17:00h Projeto da Cooperativa da Hering de Ibirama de autoria de Hans Broos – 1984 - Guido Paulo Kaestner Neto.
Trabalho apresentado - em slydes - de maneira resumida
































O Release apresentado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Rio do Sul - após o evento de tombamento.
Rio do Sul – “Aprendi com um engenheiro da República Tcheca, ao qual chamava carinhosamente de Anjo Gabriel, que devemos sempre colocar a alma em nossos projetos de vida”. Com voz mansa e discurso carregado de emoção ao falar sobre resgate do patrimônio, o arquiteto eslovaco Hanz Bross agradeceu ao prefeito de Rio do Sul Milton Hobus por participar do ato de descerramento da placa que simboliza o tombamento do prédio onde hoje se localiza a Prefeitura de Rio do Sul. A cerimônia, realizada no Hall da Prefeitura na manhã de segunda-feira (25), contou com a presença do Governador Luiz Henrique da Silveira, além do diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Dalmo Vieira Filho. O arquiteto Hanz Brooz é o autor do projeto de construção do edifício onde hoje se localiza o Centro Administrativo Helmuth Baumgarten, na Prefeitura. Ele comentou da alegria em perceber que após a reforma do prédio, as características arquitetônicas foram mantidas: “não me lembro dos detalhes na época quando elaborei o projeto, mas reconheço que as características principais foram mantidas e modernizadas”. Ele ressaltou ainda a emoção de saber do tombamento do prédio e que fará parte do patrimônio histórico cultural. Durante a solenidade, o prefeito Milton Hobus agradeceu o empenho da equipe da Prefeitura que tem se dedicado à projetos de preservação do patrimônio histórico e cultural de Rio do Sul. Outros tombamentos já foram realizados na cidade no ano passado, como a Igreja Luterana do bairro Bela Aliança, a antiga escola do Matador e 20 edificações da Estrada de Ferro, como estações, ponte dos arcos, casas do feitor e casas geminadas. A indicação para o tombamento foi feita pelo Conselho Municipal de Cultura no ano passado e torna o edifício parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, o que possibilita a preservação da originalidade do projeto inicial e a formulação de projetos que viabilizem a captação de recursos para manutenção. O decreto de tombamento foi assinado pelo então prefeito de Rio do Sul, Jorge Teixeira no mês de dezembro de 2008.
Departamento de Comunicação
 Isto é um equívoco sob vários aspectos e um desrespeito à obra do Arquiteto Hans Broos.

Partindo da Terminal Rodoviário
 de Blumenau
Algumas imagens de momentos do congresso, das quais - algumas foram feitas pelo professor Arquiteto Gustavo Ginjo. Nosso agradecimento especial. Foi muito bom reencontrá-lo.
Chegando no Campus da UNIVALE - campus Balneário Camboriú SC



































Professor Arquiteto Gustavo Ginjo.



Encontros de trocas, conhecimento e também do despertar e evolução da prática da pesquisa no meio acadêmico. Pesquisa que poderá, de maneira embasada e fundamentada, sensibilizar àqueles que poderão terminar uma obra inacabada.































Nenhum comentário:

Postar um comentário