segunda-feira, 6 de maio de 2019

Lançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Momentos

Os autores - início do evento: Marcondes Marchetti, Bruno Kilian Kadletz e Gilberto Schmidt Gerlach.
O lançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil", que aconteceu  na noite de 2 de maio de 2019 - no Mausoléu "*Dr" Blumenau - cidade de Blumenau, foi uma noite festiva e importante sob vários aspectos. 
Mausoléu *"Dr" Blumenau - Local do lançamento da obra.
Primeiramente parabenizamos os três autores por não desistirem diante do primeiro "não", do segundo "não" e dos "demais não's", dentro de uma caminhada que iniciou há 20 anos atrás. Bateram em algumas portas, inclusive na cidade de Blumenau e região, de acordo com o relato da noite. Felizmente persistiram. Felizmente para as futuras gerações, para o Vale do Itajaí, para Blumenau, Santa Catarina, que diante de sua história publicada, não tinham ainda sido contemplados com algo desta envergadura. O trabalho contou com tecnologia atual para formatar uma apresentação final com qualidade - fotografias históricas foram restauradas com um primor que faz com que peguemos os exemplares, a publicação é formada por dois livros, com respeito e cerimônia.
A obra lançada.









Outro aspecto, é o de mostrar que, definitivamente, a história deve estar acessível a todos, além das paredes das Fundações Culturais. Não são palavras nossas, mas compartilhamos "o eco" das palavras que ouvimos nas falas formais do evento e com as quais, estamos acordados. A história é capaz de despertar vínculos sentimentais nas pessoas que não possuem familiaridade com o espaço. 
Reportamos àqueles que chegaram e chegam no local, na região, como nós também chegamos e por que não, dizer - também os pioneiros  que fundaram as muitas cidades na região. A noite contou com presença dos descendentes daqueles que aqui estavam, no momento da chegada destes pioneiros. 
Cria-se um vínculo com o lugar, através da história, fazendo surgir um compromisso sentimental, cultural com a identidade local. 
Convidados especiais, descendentes dos indígenas que fazem parte da história publicada no livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil".
Os colaboradores - a grande equipe.
Outro aspecto ainda, é de que participamos indiretamente desta equipe, como outros tantos, de maneira involuntária. Participamos, como almejamos quando compartilhamos conhecimento na internet e através dela, construindo "pontes", onde não existem mais - tempo e espaço -  e podemos trocar informações - não importa a distância. De acordo com os autores, este Blog esteve presente de maneira indireta deste trabalho, através de suas consultas, o que nos fortalece a prosseguir cientes desta equipe informal formada a partir desta rede de pesquisadores. Agradecemos suas visitas em nossas páginas virtuais e que, indiretamente, nos incluem nesta grande equipe que vai muito além dos limites municipais e regionais. Nenhum dos autores reside na região e na cidade de Blumenau ou, outra qualquer do Vale do Itajaí. No entanto, contribuíram muito, através de seu trabalho e o valor deste, para toda a região e também para o Estado de Santa Catarina, é imensurável.
Agradecemos o exemplar recebido e será muito bem usado e seu conteúdo compartilhado através da web.

Os autores são:

Gilberto Schmidt Gerlach - Nasceu em São José SC no  ano de 1943. Engenheiro Civil (UFSC). Fundador do Clube Cinema N.S. do Desterro, em 1968. Foi Membro do Conselho da Aliança Francesa de Florianópolis. Academia Catarinense de Letras, cadeira 17 e IHGSC. Autor dos livros São José da Terra Firme (2007), Desterro (2010) e Ilha de Santa Catarina (2015).

Bruno Kilian Kadletz - Nasceu no Stadtplatz da Colônia Blumenau no ano de 1953. Oficial dentista (UFSC) da Polícia Militar de SC. Participou da pesquisa iconográfica para os livros São José da Terra Firme, Desterro e Ilha de Santa Catarina. Colecionador de livros e imagens de Blumenau e região. É neto do historiador Frederico Kilian e bisneto de Otto Stutzer - ex prefeito de Blumenau, e que chegou à região ainda no século XIX - irmão do Pastor Stutzer. Sua mãe - Orla Kadletz - foi uma das professoras da Ex escola alemã de Altona - atual E.M.Machado de Assis - Itoupava Seca. Bruno Kilian Kadletz é descendente de Fritz Müller.

Marcondes Marchetti - Nasceu na  ex Colônia Blumenau - atual Dona Emma no ano de 1943. Advogado e Coordenador da obra Ilha de SC - Relatos de Viajantes Estrangeiros nos Séculos XVIII e XIX ( Ed ALESC, 1979). Ex Deputado Estadual de SC (1982/1986). Atual Presidente do Conselho Estadual de Cultura. Possui grande acervo iconográfico da região do Vale do Itajaí.

Claudio Rodrigues da Silveira e o autor
Gilberto Schmidt Gerlach.
  
O início da programação da noite começou pontualmente às 19:00h. Houve a fala do Presidente do Conselho Estadual de Cultura, que também é um dos autores - Marcondes Marchetti. Na sequência, aconteceu a fala de um dos representantes dos autores, Gilberto Schmidt Gerlach. Gilberto mencionou que estudou 4 anos no Colégio Santo Antônio de Blumenau e foi quando conheceu Marchetti. Em seguida, fez uso da palavra, o Presidente do Instituto Histórico de Blumenau - IHB - entidade fundamental para o êxito do projeto, através do empenho pessoal de Marcos Schroeder - seu presidente, entre outras manifestações formais e oficiais. 
Ver o vídeo abaixo.
Estiveram presentes, pessoas de todo o estado, como por exemplo, o editor e historiador da Revista História Catarina - Cláudio Rodrigues da Silveira, que já publicou algumas de nossas pesquisas em suas páginas. Autoridades locais, pessoas ligadas às diversas áreas da cultura e da educação, não somente de Blumenau, mas da região e do estado. 
No desenvolver da programação foram sorteados 50 unidades do livro e outras dezenas distribuídos generosamente àqueles que contribuíram de alguma forma, para este trabalho.
Apresentamos - através de imagens - um pouco da noite.

As imagens comunicam...
Vídeo




Com Marcondes Marchetti, Bruno K. Kadletz e Gilberto Schmidt Gerlach - os autores.
Arquiteta Patrícia Schwanke e Charles Schwancke






Historiadores.



















Professora Maria Maria Luíza de Oliveira - Diretora de Educação de Blumenau.

Hans Didjurgeit - Cônsul Honorário da Alemanha no Brasil.












Dieter Altenburg.

Marcos Schroeder.



Ana Lúcia Coutinho - Presidente do Fundo Catarinense de Cultura FCC.

Professora Terezinha Heimann e o Vereador de Blumenau Sylvio Zimmermann




















Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau.

Parte da lista dos parceiros que de alguma maneira apoiaram o projeto. Receberam um exemplar na noite.









Lauro Eduardo Bacca e Marcos Roeck.



Equipe do Antigamente Blumenau.

Equipe do Antigamente Blumenau e Hermann Blumenau.












Dieter Altenburg.
















Com Cláudio Rodrigues Silveira - Editor e historiador da Revista História Catarina - que também já publicou trabalhos deste Blog. Um prazer repassar para suas mãos nossa pesquisa na forma de publicação - sobre a ferrovia regional EFSC.






Cláudio Rodrigues Silveira, Juliana Silveira com a Professora Sueli Petry - diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau.


Família Kadletz - descendência de Otto Stutzer e Fritz Müller.
















Ana Lúcia Coutinho - Presidente do Fundo Catarinense de Cultura FCC.



Ivo Hadlich, descendentes de personalidades históricas indígenas e Ana Lúcia Coutinho - Presidente do Fundo Catarinense de Cultura FCC.


Com a pesquisador sobre a obra do Arquiteto Simon Gramlich - Thayse Fagundes.















Família do autor Gilberto Schmidt Gerlach.











Arquiteto Jesse Franco (Direita).










Mil exemplares impressos serão doados à Biblioteca Nacional, ao Ministério da Cidadania, bibliotecas das escolas públicas de Blumenau e cidades vizinhas, além do Instituto Histórico da cidade e museus da região. O livro também estará disponível gratuitamente para download no site da Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura - FCC.

Ficha Técnica:

Coordenação Geral: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro
Texto, Pesquisa, Revisão e Organização: Gilberto Schmidt-Gerlach
Pesquisa: Bruno Kilian Kadletz e Marcondes Marchetti
Produção Executiva: Rede Marketing Cultural
Coordenação Editorial: Dra. Carmen Lucia Fóes Cruz Lima Gerlach, Ariane Bisetto (In Memoriam), Gunnar da Cruz Lima Gerlach e Dra. Alice da Cruz Lima Gerlach.
Design, Tratamento de Imagens, Coordenação e Editoração Gráfica: Renato Rizzaro
Tradução: Pedro Jungmann
Impressão e Acabamento: Koncor
Capa: Joseph Brüggemann, c. 1865 - Porto de Blumenau / Hafen Von Blumenau (Acervo / Sammlung Bruno Kilian Kadletz)
Catalogação na Publicação: Onélia Silva Guimarães (CRB-14/071)
Um momento para a História!

A publicação está disponível on line - para acessar clicar sobre:

* Hermann Blumenau não era Doutor.
Em 1846, formou-se químico, mesmo não tendo terminado o ginásio. Químico não é um profissional que faz uso do título "Doutor", como também há políticos na atualidade que se apropriam do título erroneamente. Doutor é um título conquistado mediante a conclusão e aprovação de um curso de Doutorado. Desta forma, não é correto e de direito o título que muitos empregam o nome do fundador de Blumenau.


Para Ler mais Sobre este Período - Clicar Sobre:








2 comentários:

  1. Maravilhosa postagem, Angelina! Parabéns! Infelizmente tive que viajar um pouco antes da data e desisti do lugar no veículo alugado para o translado de nosso pessoal de Florianópolis. Senti muitíssimo, Angelina! Isso por ser amigo fraterno do Gilberto e do Marcheti e pela intensa vontade de te conhecer. Mas espero não faltar oportunidade em que eu possa ter a honra de apertar tua mão em cordial cumprimento. O Gilberto também tem grande estima por ti, minha amiga! Deus seja louvado! Abraço fraterno! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Laerte.
      Sabendo, através de tua informação prévia de que estaria no grande momento de lançamento de tão precioso livro - o procuramos para registrar tua presença e também cumprimentá-lo. Logo percebemos que por algum motivo não pudeste estar. Somente pessoas grandes e com desprendimento são persistentes e atingem este objetivo, que foi lançar este trabalho, vencendo muitos desafios neste país que apresenta um círculo pequeno para a cultura e para sua história. Fico muito feliz que nutre amizades com estes senhores - autores deste trabalho. Também te afirmo, que o terceiro autor não citado por ti e que não o conhece, é de família maravilhosa, dotada de grande conhecimento e cultura (há gerações) especialmente nossa amiga - de longa data. Ele, quase não o conhecíamos, por residir há muitos anos na região de Florianópolis, ou Desterro, como todos eles preferem chamar e eu também. Então é um trinca maravilhosa e que eu tive o prazer de estar e acompanhar o e no lançamento de seu trabalho e aqui compartilhar os melhores momentos, através das imagens, já material histórico para o futuro. Grata - de coração - por tua mensagem.
      Abraço grande.

      Excluir