terça-feira, 21 de maio de 2019

Pesquisador alemão de Fachwerk - Manfred Gerner em Blumenau após 23 anos - Um pouco desta História.

Egon Belz, Manfred Gerner, atrás dele - o Mestre Carpinteiro Bernd Kuschinik - 1996.
Um dos pesquisadores sobre a técnica construtiva enxaimel mais conhecido na Alemanha, alinhado a outro pesquisador - Konrad Bedal - o qual nos recebeu na Alemanha em 2016, se encontra em Blumenau. Seu nome é Manfred Gerner e ministrará palestras nos dias 22 e  23 de maio de 2019. Não poderemos prestigiar e revê-lo após 23 anos, por estarmos em sala de aula na UNIDAVI - na cidade de Rio do Sul SC.
Manfred Gerner esteve em Blumenau no mês de agosto de 1996, quando ministrou um curso de 40 horas, com técnicos, artesões da região, carpinteiros, professores dos cursos de arquitetura e engenharia e acadêmicos dos dois cursos, do qual participamos e registramos, já para a história.  Há um Vídeo VHS, que pretendemos digitalizar em breve. Possuímos dois de seus livros, parte de nossas referências de pesquisa para o livro que escrevemos, cujo título é "Fachwerk - a Técnica Construtiva Enxaimel".
O curso ministrado por Manfred Gerner em 1996 aconteceu entre os dias 12 e 16 de agosto na residência de  Ari Franz - Vila Itoupava - Blumenau SC. 
Nomes de alguns que participaram do curso  ministrado por Manfred Gerner em 1996: 1 - mestre carpinteiro Bernd Kuschinik; 2 - Michele; 3 - Patrícia Schwanke; 4 - Silvana; 5 - Inês; 6 - Manfred Gerner; 7 - Sávio Abi-Zaid; 8 - Luciana Grebe Rosa; 9 - Iara Gomes; 10 - Juliana Stefanes; 11 - Egon Tiedt; 12 - Angelina Wittmann; 13 - Arthur Bonna; 14 - Guido Paulo Kaestner Neto;  15 - Pedro Ernesto Bühler; 16 - Egon Belz; 17 - Vera Krummenauer; 18 - Joice; 19 - Ione Pereira;
Estamos na Varanda ao lado do carpinteiro Arthur Bonna - Esta fotografia foi um dos registros que o Professor Vilmar Vidor - o grande responsável pela ponte com este pesquisador de Fulda, apreciava.

"Conclusão de um evento. Angelina na Varanda, vestida de  preto. 
Uma foto pretexto para relembrar. Vilmar - 2° semana de agosto 96"
Atualmente esta edificação histórica - a Casa Franz -  é conhecida como uma, das muitas presentes na rota da "Caminhada da Vila" - Blumenau. A casa Franz apresenta características típicas encontradas na tipologia predominante das primeiras edificações permanentes construídas na região da Colônia Blumenau, na segunda metade do século XIX.  Esta, em especial e resumidamente - construída com estrutura enxaimel, fechamento feito de taipa de bambu, barro e madeira (rebocado) e baldrames de pedra para elevar a edificação do solo. Telhado com estrutura de madeira, coberto com telhas planas de barro (Germânicas) - aproveitamento do sótão, assoalho de madeira  varanda frontal com guarda corpo treliçado de madeira e cumeeira paralela a estrada - duas águas com panos de telhados quebrados munidos de inclinações distintas.
Casa Franz, no ano de 2010.
Casa Franz, no ano de 2010.
Casa Franz, no ano de 2015.
Em 16 agosto de 1996, uma das primeiras casas construídas no bairro Vila Itoupava - Blumenau, foi instrumento de pesquisa estudo do Deutsches Zentrun fur Hanwerk und Denkmalpflege, IPPUB e FURB - curso de restauro coordenado pelo pesquisador e carpinteiro alemão Manfred Gerner, Mestre Carpinteiro Bernd Kuschinik, artesões, carpinteiros, pesquisadores e alunos das duas primeiras turmas do curso de Arquitetura da FURB. Casa com fechamento em taipa de bambu e madeira, baldrames de pedra.  Gerner ficou encantado com o conjunto de tipologia que viu no vale do Itajaí, na época. Em 30 de agosto de 2015 - Durante a 6°Caminhada da Vila Itoupava. Praticamente 19 anos exatos depois.



Em 1996, a Casa Franz tinha 120 anos e foi construída por Gottlieb Waltz - imigrante alemão que chegou à região no século XIX. Atualmente, portanto, a mesma edificação está com 143 anos. 
Resultado de imagem para Deutsches Zentrum für Handwerk und Denkmalpflege Fulda.
Deutsches Zentrun fur Hanwerk und Denkmalpfleg - FULDA
A vinda de Manfred Gerner e do Mestre Carpinteiro Bernd Kuschinik em 1996, foi possível através da iniciativa do Professor Vilmar Vidor, que acumulava as funções de Presidente do IPPUB - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau e Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, autarquia e curso idealizados e fundados por Vidor. Nesse período, Vilmar Vidor também era Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Arquitetônico de Blumenau
Professor Vilmar Vidor na escada e Patrícia Schwanke no solo. Fotógrafo e jornalista do Jornal de Santa Catarina JSC - quando cobria realmente, os eventos.

Em 1996, foi a segunda vez que o pesquisador e carpinteiro da ZHD - Deutsches Zentrun fur Hanwerk und Denkmalpflege (Centro Alemão para Ofícios da Construção e Preservação  do Patrimônio Histórico) da cidade alemã de Fulda - Manfred Gerner esteve em Blumenau. No dia 9 de setembro do mesmo ano - 1996, Manfred Gerner foi até Florianópolis, onde ministrou uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina -  UFSC, acompanhado e secessionado  pelo Professor Pedro Ernesto Bühler - especializado em Bamberg - Alemanha (Estudou preservação de Monumentos).
Na época  - há 23 anos atrás -  Manfred Gerner disse e, de certa maneira, premeditou:
" Todas as esferas da sociedade brasileira, e em especial as do Vale do Itajaí, onde existe o maior acervo em construção em enxaimel do país - superado apenas pela Alemanha - devem tomar consciência para a preservação de monumentos históricos-arquitetônicos típico dos primórdios brasileiros. Se nada for feito, em poucos anos, todas estas casas poderão estar no chão." Manfred Gerner -  19 de agosto de 1996.
Neste ano de 2019, de acordo com as informações oficiais, novamente em Blumenau - após 23 anos -  Manfred Gerner fará duas palestras no auditório do galpão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A primeira será na quarta-feira, às 18:30h, sobre Enxaimel no Mundo e na quinta-feira, a partir das 14:00h, falará sobre “Encaixes e restauro de estruturas e madeira". 
Nestes dois dias estaremos à trabalho na cidade de Rio do Sul - o que lamentamos, pois, atualmente, desenvolvemos uma publicação sobre a "técnica construtiva enxaimel" e seria uma grande contribuição para nossa pesquisa.

Agora um pouco dos momentos de seu curso na cidade de Blumenau - em agosto de 1996.

As imagens comunicam...
Casa Franz - propriedade de Ari Franz - na época do curso.

Para o curso prático na Casa Franz - a mesma foi dividida em partes - setorizada - e também aqueles que faziam o curso, em equipes. Cada um grupo ficou responsável por uma determinada parte da casa. Nós ficamos com a equipe responsável pela parede posterior.




Equipe de trabalho da parede posterior - Manfred Gerner está na janela/porta conosco e com a Frau Franz.


Vice Reitor da FURB Egon José Schramm, jornalista do JSC, Cônsul da Alemanha - cidade de Blumenau Hans Prayon e Manfred Gerner.

Um Mestre de nosso grupo apresentando um diagnóstico.




Palestra na Casa Franz - Hans Prayon, Manfred Gerner, Egon José Schramm, em pé: os Professores Pedro Ernesto Bühler e Vilmar Vidor.
Da esquerda para a direita - nomes que lembramos: Mestre Carpinteiro Bernd Kuschinik, nós - filmando em VHS, de boné - Iara Gomes de Indaial, Michele, Patrícia Schwanke, Vilmar Vidor, Manfred Gerner e Pedro Ernesto Bühler.

Arquiteta Vera Krummenauer , acadêmica Joice (segunda turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB), Casal Franz e arquiteto Egon Belz.

Na varanda com o carpinteiro Egon Tiedt entre  as arquitetas Silvana e Inês, na frente: Nós entre o casal Franz - proprietários da casa centenária construída com a técnica construtiva enxaimel, com fechamento em taipa.

Curso prático na parede dos fundos da edificação histórica  - o grupo era formado por acadêmicos e profissionais da técnica construtiva enxaimel regionais  - mestres. 




Mestre carpinteiro Bernd Kuschinik, Pedro Ernesto Bühler,visitante, Manfred Gerner e Vilmar Vidor.


Turma do sótão - Silvana e Inês.
Manfred Gerner na escada - analisando e explicando a parede lateral esquerda.
Turma da parede lateral esquerda.



Aos fundos ao lado do Mestre carpinteiro Bernd Kuschinik e no meio dos arquitetos, está o grande artesão regional  Egon Tiedt Idealizador do Museu Pomerano em Pomerode.
Livro de Manfred Gerner - recebemos do Professor Vilmar Vidor
Autógrafo. 








































Após o término do curso de restauro, no mesmo dia, Manfred Gerner e o mestre carpinteiro Bernd Kuschinik, com alguns participantes do curso, professor Vilmar Vidor - Arquiteto Egon Belz, responsável pelo projeto de restauro da Igreja de Itoupava Rego, visitaram o patrimônio histórico arquitetônico, o que nos fez escrever o artigo abaixo, pois a comunidade não estava satisfeita com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Blumenau - coordenado pelo Professor Vilmar Vidor. Pretendiam demolir a pequena e histórica igreja - o que não aconteceu. 



Beratungsstelle für Handwerk und Denkmalpflege
Endereço: Johannesberger Str. 2, 36041 Fulda, Alemanha
Telefone: +49 661 38040612


Leitura Complementares - Clicar sobre o título escolhido: 
  1. Arquiteto Vilmar Vidor - Sua trajetória - Idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB e do IPPUB
  2. Arquiteto Vilmar Vidor
  3. História da Fundação do Curso Arquitetura e Urbanismo - Formatura da 1° Turma - FURB - Blumenau SC
  4. Arquitetura e Urbanismo FURB - Arquitetura Açoriana - Ilhas de Anhatomirim e de Ratones - Florianópolis 1995
  5. Comunidade Horto Florestal - Blumenau - Pesquisa Ano 1993 - Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB
  6. História de Blumenau - Maquetaria - 1° turma Arquitetura e Urbanismo - FURB
  7. Arquitetura e Urbanismo - FURB e do IPPUB
  8. Cidades
  9. Entrevistas - Professor Vilmar Vidor ao Jornalista Altair Carlos Pimpão
  10. Uma palestra - "Villes Nouvelles" - França
  11. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
  12. CARTA de apresentação do Professor Vilmar Vidor

Em breve - vídeo destes momentos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário