sábado, 25 de maio de 2019

Coro Masculino Liederkranz - Mannergesangverein - Um pouco desta história

Coro Masculino Liederkranz - Oktoberfest Blumenau 2016.
O Coro Masculino Liederkranz aniversaria no 26 de maio, desde o ano de 1909, mantém a tradição do grupo coral masculino na região. Abaixo, a primeira bandeira com data de 1909 entre outras lembranças de passagens históricas. Foi feita uma réplica dessa bandeira histórica, a qual é usada durante encontros de corais e eventos culturais pelo coro, que atualmente conta com mais de 30 cantores.
Bandeira antiga - resgatada e que comprova a história descrita por Frederico Kilian.




Coro Masculino Liederkranz após homenagem ao imigrante - junto ao Monumento do Imigrante - no dia 25 de julho de 2017.

Coro Masculino Liederkranz após homenagem ao imigrante - junto ao Monumento do Imigrante - no dia 25 de julho de 2017.
Hotel Holetz e Confeitaria e Padaria S. Katz.
Tudo começou, no carnaval de 1909, quando seu idealizador Rudolf Damm - que era jornalista, poeta, compositor, tradutor,  professor da Neue Deutsche Schule  e um exímio cantor reuniu um grupo de homens para fundar uma associação de canto masculino amador no Stadtplatz de Blumenau. Naquela época, era assim que chamavam um grupo de cantores. O primeiro nome que foi batizado era "Club Unter Uns" (Clube entre nós). Para ler sobre Damm - Clicar sobre: Rudolf Damm - Jornalista, poeta, compositor, cantor e tradutor - Professor da Neu Schule
No ano de inauguração da Neue Deutsche Schule - o professor Rudolf Damm contava com 31 anos de idade.  Fonte: Arquivo Histórico Ferreira da Silva.


Confeitaria e Padaria S. Katz
Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth
Tudo foi formalizado oficialmente em assembléia no dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina da Wurtstrasse” (atual rua XV de Novembro) com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo. Também, lembramos da inauguração do primeiro trecho da (Clicar sobre) Estrada de Ferro Santa Catarina, ocorrido 23 dias antes deste dia 26 - dia 03 de maio de 1909. Blumenau sob mudanças e movimentações sociais, culturais e tecnológicas.

Data: 3 de maio de 1909 - Inauguração do Primeiro trecho da EFSC. Primeiros cantores
 do Liederkranz eram contemporâneos desta  época.  Fonte: Livro - A Ferrovia no Vale do 
Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
Quem lavrou a ata da primeira reunião - de fundação - do Coro Masculino Liederkranz foi o jornalista, poeta, compositor, tradutor,  professor e cantor - Rodolfo Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente - Ricardo Max Grothe e pelo Secretário - o próprio Rudolf Damm.O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz foi Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5 de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909. Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz. Fonte: Arquivo Histórico Ferreira da Silva.


Como dado histórico, publicado no texto assinado por Frederico Kilian na revista Blumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Frederico Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou.O coro masculino passou a se chamar Liederkranz que quer dizer Círculo Coral.Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:
  • Eugen Seelbach (Fundou o Coro Masculino Liederkranz em 1909 com a 1° Diretoria) - 12 anos
  • Carl Flesch;
  • Josef Schwartz;
  • Josef Teichmann - Pai de Erwin Curt Teichmann (escultor);
  • Ernst Drawin;
  • Kurt Boettner e 
  • Heinz Geyer;
  • Manfredo Bubeck;
  • Werner Arnhold;
  • Telmo Locatelli;
  • Antônio Simplício Müller (1985/1986);
  • Franz Back;
  • Avelino Korbes;
  • Erwin Knaesel - 20 anos;
  • José Carlos Oechsler (Atual)
Os Presidentes no mesmo período até a regência de Heinz Geyer foram:
  • Ricardo Max Grothe;
  • Richard Meyer;
  • Luwig Reinhardt e 
  • Franz Becker.
Essa história foi publicada e pesquisada por Frederico Kilian no fascículo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, do ano de 1959, cujo presidente por muitos anos foi o coralista do Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reistenbach.
 Oswin Reistenbach.
No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes Grupo Antigamente Blumenau - Kellermann.
O Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a "apropriação" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro isoladamente, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau - centro de cultura alemã de Blumenau. Foi oficializada a nova formação do coro e a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emil Rossmark. Como primeiro maestro regente foi empossado o Eugen Seelbach. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder.
Coro Masculino no Natal de 1962 - Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História 1954 a 2009.

Passando-se 10 anos.
Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o C. C. 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a ideia: Rolf e Herta Haas, Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. maestro Geyer convenceu  Manfredo Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical.
Coro Masculino no Natal de 1968 - Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História 1954 a 2009.


Resultado de imagem para Manfredo Bubeck angelina wittmann
Manfredo Bubeck recebendo homenagem no C.C. 25 de Julho de Blumenau
 - no baile de aniversário do centro cultural no mês de maio de 2019.
Nos anos de 1985 e 1986, regeu o Coro Masculino Liederkranz - o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o Maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santanade Florianópolis. 
O Coro Masculino Liederkranz continuou sob a regência de Manfredo Bubeck. Após, o coro passa a ser regido pelo Maestro Erwin Knäsel.
Em 2002, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz e do Coro Misto e assim permaneceu até este ano de 2014. 
Coro Masculino - com sua formação no ano de 2009 - Um ano antes de estrear o Show dos Velhos Camaradas.
José Carlos Oechsler e Harmônicas Blumenau - 1994.
No ano de 2014, José Carlos Oechsler passou a reger somente o Coro Masculino Liederkranz. O Maestro José Carlos Oechsler foi, e é, o idealizador e coordenador do sucesso "Show dos Velhos Camaradas" também chamado de Alte Kameraden Treff, performance apresentada no Oktoberfest Blumenau desde 2010 - e que atraiu muitos jovens cantores ao grupo, responsável pela renovação e da tradição dos pioneiros. Infelizmente, o mesmo não aconteceu com as Hamônicas Blumenau, outro grupo cultural e de tradição do C.C. 25 de Julho de Blumenau - atração do Oktoberfest Blumenau, também. José Carlos Oeschsler foi um dos musicistas fundadores.
Apresentação do "Show dos Velhos Camaradas" - primeira edição - no Oktoberfest Blumenau 2010.

Coro Masculino Liederkranz - 1976 - Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Sua História 1954 a 2009.

Coro Masculino Liederkranz - Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Sua História 1954 a 2009.



  
José Carlos Oechsler e Ewald Müller - coralista
Abril 2015.
Atualmente o Coro Masculino Liederkranz tem um grupo com mais de 30 cantores e tornou-se popular, não somente na cidade de Blumenau, mas além das fronteiras do estado e do país, por sua participação no Oktoberfest de Blumenau. Sua primeira participação no Oktoberfest Blumenau aconteceu no ano de 2010, quando foi premiado como revelação, através do "Show dos Velhos Camaradas" - Alte Kameraden Treff.
Após 9 edições, o "Show do Camaradas" - prossegue sendo um dos destaques da festa a partir da apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C. C. 25 de Julho de Blumenau e acompanhado da Banda convidada - Kleinpenmusikanten - cujo líder é  Hans Jurgen Jopp - Spitz  e que presta grande assessoria na formatação do repertório do grupo que canta quase somente, canções no idioma alemão.
Jopp tocando na sala de sua residência na Baviera, quando o Coro Masculino Liederkranz estava em turnê pela Alemanha, em 2013.

Camisa usada por muitos no ano de estréia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest 2010. Hoje faz parte da história do Coro Liederkranz.
O show apresentado no Oktoberfest Blumenau e também, em outras apresentações, quando solicitado, trata-se de um musical em um Die Kleine Kneipe - um pequeno bar - onde os amigos cantores - camaradas -   fazem um tipo de Stammtisch. Neste encontro, bebem, conversam, jogam e também cantam muito. O espetáculo, foi batizado de "Show dos Velhos Camaradas" - ou  Alte Kameraden Treff que iniciava, exatamente quando os amigos entram no "Die Kleine Kneipe" cantando a tradicional canção Alte Kameraden (Canção alemã - escrita por Carl Teike - na cidade de Ulm, por volta de 1889). No momento atual cantam outra canção composta por Hans Jurgen Jopp, que se chama Wir Sind Die Alten Kameraden.
Para saber mais sobre esta canção clicar sobre: Alte Kameraden
O Coro Masculino Liederkranz participa, também, da Cerimônia de abertura e encerramento do Oktoberfest Blumenau, desde 2010.
Haraldo Kriger - ex Presidente, conduzindo o Caneco oficial do Oktoberfest Blumenau - Edição 2013.
Apresentação no Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Apresentação na Festa Pomerana.
Momento Oktoberfest.
Os coralistas do Coro Masculino Liederkranz fazem seus ensaios semanalmente, na sala aos fundos do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Coro Masculino no Natal de 2013.








































Regentes do Coro Masculino Liederkranz
Männerchor Liederkranz - mais de 
110 anos de História
  1. Carl Flesch;
  2. Josef Schwartz;
  3. Josef Teichmann;
  4. Ernst Drawin;
  5. Kurt Boettner;
  6. Eugen Seelbach
  7.  Heinz Geyer;
  8. Manfredo Bubeck;
  9. Antônio Simplício Müller
  10. Erwin Knäsel
  11. José Carlos Oeschler.
Vídeo da antiga Entrada dos cantores no palco - Show dos Camaradas

Biografia

Maio 2016
Gestão 2016
  • Regentes: José Carlos Oechsler e Hans Jurgen Jopp
  • Presidente: Haraldo Krieger
  • Vice Presidente: Edson Wruck
  • Secretaria: Clay J. Schulze e Carlos H. Sedlacek
  • Tesouraria:  Ingo Gerhke e Arthur Schulze
  • Partituras: Horst Holetz e Jonas Reiter
  • Fotografia: Roberto Wittmann
  • Logística: Ivo Selmann, Reinaldo J. Pfüzenreuter e Theo J. Almeida
  • Conselho Fiscal:  Antônio C. Deschamps, Márcio Vogel e Márcio Keunecke
Dia 08 de dezembro de 2015
Moção - Câmara de Vereadores de Blumenau - o Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas
Correção: Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas ou Alte Kameraden Treff.
Pela primeira vez na história do C.C. 25 de Julho de Blumenau ao longo de seus mais 65 anos de existência, um de seus grupos culturais recebeu uma Moção do Poder Legislativo blumenauense. A indicação foi feita pelo Vereador Ivan Naatz, que comentou sobre a cultura e a identidade da cidade de Blumenau e que o Coro Masculino Liederkranz vem fazendo isto muito bem.
Mencionou que o coro poderia ser indicado como Patrimônio Cultural de Blumenau e com isto, também ser apresentado como uma importante atração aos visitantes que buscam ícones da cultura local, ao visitar Blumenau. Três representantes do Coro Masculino Liederkranz se fizeram presentes para receber a homenagem em nome de seus amigos. A indicação foi transmitida ao grupo, na tarde do dia 8 de dezembro de 2015. Estiveram presentes os cantores: Edson Wruck, Roberto Wittmann e Theo de Almeida.
Imagens

Roberto Wittmann, Theo de Almeida, Vereador Ivan Naatz e Edson Wruck. 
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Homenagem na Câmara de Vereadores

Março de 2017
Diretoria - Gestão 2017
Coro Masculino Liederkranz fez sua assembléia anual, na qual, além de um encontro de confraternização e festivo, também aconteceu o balanço anual, musical, o programa, objetivos para o ano que se inicia.Já escrevemos nesse espaço, sobre a cultura dos imigrantes alemães que fundaram a Colônia Blumenau e seus descendentes e mesmo, na Alemanha atual, sempre que existir um grupo de amigos em torno de uma atividade esportiva/cultural, seja ela de que tamanho for, existirá uma sociedade, e portanto uma Diretoria. Ao contrário do que muitos afirmam, entre esses, encontramos até historiadores, de que isso acontece porque o alemão é teimoso e de difícil trato, justificando tantas associações em Blumenau. Na verdade assim o é, porque é um hábito repassado de pai para filho - é organização e faz parte dessa cultura.
No dia 6 de março de 2017, o Coro Masculino Liederkranz se reuniu e apresentou a Diretoria para o ano de 2017.
Presidente: Clay Schulze;
Vice Presidente: Edson Wruck;
Secretário: Lothar Klems e Carlos Sedlacek
Tesoureiro: Ingo Gerhke e Artur Schulze
Regência: José Carlos Oeschler e Hans Jopp
Partituras: Edson Wruck e Horst Holetz
Fotografia: Roberto Wittmann
Logística: Ivo Selbmann
Conselho fiscal: Oswin Reistenbach, Haraldo Kruger, Horst Holetz e Artur Schulze

São  mais de 110 anos de História.
Cantar faz bem e também, faz amigos!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário