Iniciou o processo de recuperação do pontilhão com mais de 100 anos pertencente e inaugurado no primeiro trecho ferroviário da EFSC no ano de 1909. O histórico pontilhão está localizado sobre a foz do Ribeirão Stutzer sobre o Rio Itajaí Açu, junto da antiga estrada colonial, atualmente a conhecida Rua Bahia em Blumenau - bairro de Salto Weissbach.
Em novembro de 2017 circulou nas mídias, a notícia de este pontilhão ferroviário localizado sobre o ribeirão Stutzer - no Bairro Salto Weissbach seria retirado da paisagem durante a execução do projeto de revitalização viária com foco na rua Bahia.
O pontilhão ferroviário é de fabricação alemã e está localizado no primeiro trecho inaugurado da EFSC - em 1909 - com mais de 100 anos de história
Em novembro de 2017, o mesmo estava na lista de licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau para demolição.
Em novembro de 2017, o mesmo estava na lista de licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau para demolição.
Surpresa e incredibilidade tomou conta de muitos. A notícia se espalhou nas redes sociais e das redes sociais, para o jornal escrito.
Publicação no Facebook |
Publicação no Jornal de Santa Catarina - Dia 1° de dezembro de 2017 |
Para ler - Clicar sobre:
Postado no Blog do Pancho no dia 4 de dezembro de 2017. |
Enfim, uma boa notícia!
Um elemento urbano munido de lastro histórico e significados voltará a ter uso, ser referência e ponto focal dentro da paisagem da cidade, na qual foi construído.
Resta somente eliminar a fonte poluidora do Ribeirão Stutzer e humanizar suas margens, pois é naturalmente um lugar de contemplação, paisagem natural, com flora, fauna e água.
As imagens comunicam...
Nei e Wagner - responsáveis pela recuperação do monumento histórico. |
Para ler sobre a história do pontilhão - Clicar sobre: Pontilhão Ferroviário da EFSC - inserido em Projeto atual de Revitalização da Rua Bahia - Blumenau
Vídeo da obra
Imagens feitas na obra - após esta postagem - 19 de junho de 2019.
Estado do Ribeirão Stutzer - próximo a sua foz no Rio Itajaí Açu. |
Estado do Ribeirão Stutzer - próximo a sua foz no Rio Itajaí Açu. |
Imagens feitas na obra - 04 de julho de 2019.
No dia 4 de junho, limparam parte do espaço que dará caminho para a sequência da ciclovia em direção à rotatória e à Rua José Deeke. O caminhão da empresa de Timbó que faz o trabalho de recuperação do pontilhão estava sobre a mesma. Em tom de brincadeira - disseram-nos que era um tipo de teste. A grua do caminhão estava sendo usada para o trabalho executado sob a estrutura da ponte. Em uma destas ações, Luiz, um dos dos dois funcionários, fez imagens a partir deste ângulo.
Esse senhor fez as fotos abaixo.
Próximo a este local do pontilhão está a empresa com outro nome e proprietário na qual começamos a trabalhar em Blumenau como estagiária de Eletrotécnica e sobre a qual escrevemos também. O nome da empresa familiar em Waltec Eletro Eletrônica.
Parque Fabril da Waltec S.A. Indústria e Comércio. |
Imagens feitas na obra - 08 de julho de 2019.
Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Ponte Ferroviária de Granito - EFSC - início do Século XX - Blumenau - Inaugurada junto com o 1° Trecho Ferroviário da EFSC
- Bairro Salto Weissbach - Blumenau - SC
- Imigrante Otto Stutzer do Condado de Brauschweig - De agricultor à prefeito de Blumenau em 1895
- Waltec S.A. Industria e Comércio - Um estágio - década de 1980
- Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História
- Estrada de Ferro Santa Catarina - Erradicada da paisagem do Vale do Itajaí no ano de 1971
- Quase tudo sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
- A ferrovia no Vale do Itajaí
- Fundação de Blumenau e sua formação a partir dos meios de transportes
- Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
- Um passeio no Trem da EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina
- Primeiro Diretor da EFSC - Entrevista ao Sr. Frederico Kilian
- A Ferrovia - EFSC
- Ferrovia da Integração - Pauta em Florianópolis
- Santa Catarina teve única ferrovia brasileira construída com tecnologia e capital alemães
- Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse
- A Ponte Lauro Müller
- Comissão Pró Ferrovias do Vale do Itajaí
- O retorno da ferrovia ao Vale do Itajaí
- Pessoas e a Ferrovia na região
- A Ferrovia no Vale do Itajaí
Muito 10, pelo menos mais uma peça salva.
ResponderExcluirSim, Cesar. e está ficando lindona. Amanhã farei foto....
ExcluirAbraços.