sexta-feira, 7 de junho de 2019

Entrega dos livros "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Biblioteca da UNIDAVI Rio do Sul - SC


Durante o lançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil", que aconteceu  na noite de 2 de maio de 2019 - no Mausoléu "*Dr" Blumenau - na cidade de Blumenau SC, iniciamos um processo que terminou na noite no dia 6 de junho de 2019 - de maneira festiva - na Biblioteca da UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Sul SC
O livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" é um dos mais valorosos e completos trabalhos publicados sobre a história da Região do Vale do Itajaí que tivemos em mãos nas últimas 3 décadas de pesquisa efetuada por nós.
Os autores : Marcondes Marchetti, Bruno Kilian Kadletz e Gilberto Schmidt Gerlach.

Para ler mais sobre esta obra - Clicar sobre: Lançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Momentos

No dia do lançamento do livro na cidade de Blumenau, conversamos com Bruno Kadletz e Marcondes Marchetti, no meio de toda a movimentação de uma noite de lançamento, solicitando o livro para o acervo da biblioteca da UNIDAVI, instituição de ensino superior que atende praticamente todos os municípios do Alto Vale do Itajaí e outros tantos de regiões vizinhas - no estado de Santa Catarina. 
Lembramos que a Colônia Blumenau tinha seu território muito diferente do atual - cidade de Blumenau. Este abrangia praticamente todo o território da região do Vale do Itajaí e portanto, a história pretérita  de todas as cidades presentes na região  atual apresentam  as mesmas origens  históricas, as quais têm ligação com o início da Colônia Blumenau. Muitos esquecem e preferem nominar um dos antigos residentes pioneiros, dentro de um determinado recorte de tempo, como fundador de um município ou cidade. 
A história é muito anterior a isto e a todos pertence, a qual, parte está contemplada nesta obra - o que motivou-nos a reivindica-la para a biblioteca da UNIDAVI.
Mapa da Colônia Blumenau de 1905 feito por José Deeke. Não há o registro da nucleação de Bella Aliança, atual cidade de Rio do Sul - cidade muito jovem - sob a ótica histórica.

O livro  "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil"por seu valor em conteúdo, está se esgotando. Mesmo assim, dois dos atores cederam um exemplar cada um de seu acervo pessoal para destinar a UNIDAVI.
Estes livros foram repassados  à Biblioteca da UNIDAVI, no  dia 6 de junho e foram recebidos pelo Reitor da UNIDAVI: Prof. M.e Célio Simão Martignago; o Vice- Reitor e Pró-reitor de Administração:  Prof. Alcir Texeira; Pró-reitor de Ensino e Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Prof. M.e Charles Roberto Hasse; Bibliotecária, Andeia Senna de Almeida da Rocha;  a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis Professora Dr.ª Leila Chaves Cunha e os acadêmicos  Thatiana Aline de Quadra, Vania Molinari e Gustavo Steinbach.

No vídeo,  as palavras de agradecimento e convites dos Professores Célio e Alcir pelo recebimento da obra doada pelos autores Marcondes Marchetti, Bruno Kilian Kadletz.

Momentos...
Chegando à Biblioteca da UNIDAVI.














 Professora: Leila Chaves Cunha e a bibliotecária da
UNIDAVI - Andeia Senna de Almeida da Rocha.









O Reitor e o Vice Reitor da UNIDAVI, Prof. Célio Simão Martignago e Prof. Alcir Texeira recebendo os livros. 
























Assinatura do termo de doação para a Biblioteca. Fomos somente instrumentos da doação feita pelos autores.




Reitor Professor Prof. M.e Célio Simão Martignago.

Vice Reitor Professor Alcir Texeira.



Gostamos de vê-los no momento - representando todos os acadêmicos que poderão acessar este conteúdo, além daquele disponível via on line.


Pró-reitor de Ensino e Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão: Prof. M.e Charles Roberto Hasse.

A publicação está disponível on line - para acessar clicar sobre:
 
É muito bom poder construir pontes.


* Hermann Blumenau não era Doutor.
Em 1846, formou-se químico, mesmo não tendo terminado o ginásio. Químico não é um profissional que faz uso do título "Doutor", como também há políticos na atualidade que se apropriam do título erroneamente. Doutor é um título conquistado mediante a conclusão e aprovação de um curso de Doutorado. Desta forma, não é correto e de direito o título que muitos empregam o nome do fundador de Blumenau.

Notícia UNIDAVI - Acessar sobre: Entrega dos livros "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil"

































Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

  1. Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
  2. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  3. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  4. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  5. Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  6. Proclamação da República


Agradecemos ao Roberto Wittmann - pelos registros fotográficos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário