domingo, 2 de junho de 2019

Lançamento do Livro - Genealogia Teuto-Catarinense em Junho


Outro dia mencionamos que Mafra foi a primeira cidade a receber imigrantes alemães no Estado de Santa Catarina e não São Pedro de Alcântara com rege a lenda. Para ler a Postagem - Clicar sobre: Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829 

O mapa feito por militares alemães - datado de 1905, não contempla a localidade de São Pedro de Alcântara como uma Colônia alemã do Sul do Brasil, mas sim a Colônia Santa Isabel (fundada em 1847) e a Colônia Theresópolis (fundada em 1860), sendo que mostra a Colônia de  Rio Negro - na época formada pelos atuais municípios de Rio Negro e Mafra.
Carlos Eduardo Steiner com a família.
Relacionado com estas colônias alemãs localizadas na Grande Florianópolis, acontecerá um interessante lançamento de uma obra de genealogia desta região no próximo dia 15 de junho, cujo autor é Carlos Eduardo Steiner.
O Lançamento acontecerá no dia 15 de junho - às 15:00h. - no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, Rua Prefeito José Higino Martins, 42, Centro, em Águas Mornas, SC.
Nesse momento serão lançados os primeiros três volumes de uma série sobre imigração alemã em Santa Catarina, resultado de pesquisas realizadas ao longo de uma década e que trata da formação das colônias Santa Isabel e Teresópolis, havendo ainda dados sobre Brusque e outras. 
Será ministrada uma palestra, seguida da sessão de autógrafos com café e cuca (cortesia e apoio da Prefeitura Municipal de Águas Mornas)!
O livro aborda a origem e a chegada dos imigrantes pioneiros nas colônias Santa Isabel, Teresópolis e Itajaí (Brusque).

A Obra

uma descrição geral da formação dessas colônias, um capítulo sobre as famílias que migraram das fazendas de café na região serrana fluminense para Santa Catarina e uma extensa revisão dessas famílias por origem, conforme o mapa atual da Alemanha - que passou a existir com nação somente após 1871 -  e dos demais países citados.

Na segunda parte há uma relação dos navios que trouxeram esses imigrantes da Europa para o Brasil ou que os transportaram do Rio de Janeiro para Santa Catarina, incluindo listas de passageiros.





Carlos Eduardo Steiner
Carlos Eduardo Steiner possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Genética Médica e Medicina Genômica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: genética clínica, genodermatose, erros inatos do metabolismo, dismorfologia, deficiência intelectual e transtornos do espectro autístico. Além da medicina, é pesquisador na área de genealogia, com ênfase na imigração alemã em Santa Catarina no século XIX.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Mafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829
  2. Colônias Alemãs no Vale do Rio Cubatão - Igreja Sagrado Coração de Jesus - Águas Mornas
  3. Angelina e Rancho Queimado
  4. Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
  5. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  6. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  7. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  8. Museu de Arqueologia Lomba Alta - Alfredo Wagner
  9. Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  10. Proclamação da República















2 comentários: