segunda-feira, 17 de junho de 2019

Aniversário de 5 anos do Norden Tal Volkstanzgruppe Jaraguá do Sul SC - Momentos.

No dia 8 de junho de 2019 foi comemorado junto com outros 17 grupos de dança folclórica, familiares e amigos o 5° aniversário defundação do Norden Tal Volkstanzgruppe da cidade de Jaraguá do Sul  SC. 
Norden Tal Volkstanzgruppe. 
Para ler sobre Jaraguá do Sul Clicar sobre os link's a seguir:
Continuando...

O grupo aniversariante Norden Tal Volkstanzgruppe é o grupo folclórico de danças alemãs mais jovem de Jaraguá do Sul.
Traje histórico da região central da Alemanha.
Seu nome, traduzido para o português - Norden Tal - significa o Vale do Norte. Tradição do norte da Alemanha, como também, lembra um dos muitos dos vales do norte de Santa Catarina, mais precisamente, o Vale do Itapocu
Atualmente o grupo folclórico aniversariante é formado por 21 folcloristas.
O Norden Tal Volkstanzgruppe possui dois trajes: Odenweld de Hessen e o Probstein de Schleswig de Holstein. 
O primeiro reporta ao traje histórico usado no Norte da atual Alemanha, no seu tempo estava localizado na região da antiga Pomerânia. Este apresenta os trajes das meninas, longo. 
O segundo traje foi inspirado em um traje histórico usado na região central da Alemanha atual e é mais "leve" e com menor quantidade de peças. 
Os ensaios do grupo de folcloristas de Jaraguá do Sul acontecem todos os domingos, das 18:00h às 20:00h, na quadra da E.E.B Prof. José Duarte Magalhães. A diretora da escola, Rosangel Hansen Kreutzfeld -  é considerada sua madrinha e maior incentivadora. Foi homenageada na noite festiva de junho de 2019. O Norden Tal Volkstanzgruppe foi fundado em 2014 nesta escola, que por sua vez, foi fundada em 1900.
Diretora da escola onde o Norden Tal Volkstanzgrupp faz seus ensaios - Rosangel Hansen Kreutzfeld - sendo homenageada  pelos representantes do grupo folclórico aniversariante.
Resultado de imagem para colégio Duarte Magalhães jaragua do sul
E.E.B Prof. José Duarte Magalhães - Jaraguá do Sul SC - Local dos ensaios do Norden Tal Volkstanzzgruppe.
As festividades e o baile do 5° aniversário do Norden Tal Volkstanzgruppe  aconteceu na Associação Recreativa Cultural Rio da Luz, mais especificamente, no tradicional e histórico Salão Barg, localizado  na Rua Eurico Duwe, nº 2600, no bairro Rio da Luz  - Jaraguá do Sul SC.
Associação Recreativa Cultural Rio da Luz - Salão Barg.



A celebração do 5° aniversário seguiu se seguinte Programação:
  • 18:00h - Recepção dos grupos folclóricos visitantes na Associação Recreativa Cultural Rio da Luz - Salão Bar;
  • 18:45h - Jantar;
  • 20:15h - Abertura Oficial;
  • 20:30h - Apresentação dos grupos folclóricos;
  • 22:00h - Início do Baile;
  • 00:30h - Café na madrugada, com bolo de aniversário;
  • 3:00h - Encerramento
O Presidente do Norden Tal Volkstanzgruppe é  o folclorista  Daniel Wischral, descendente de pioneiros alemães que ajudaram a construir a Colônia Blumenau no século XIX e a Vice Presidente é a Marciele Cani.
Casa Comercial  H. Rüdger pertencente a família do avô da Oma de Daniel Wischral, rua XV de Novembro - Século XIX, Colônia Blumenau - atual Blumenau.
De acordo com a entrevista do presidente e da vice presidente do Norden Tal Volkstanzgruppe concedida à Rádio Diário de Jaraguá de Jaraguá do Sul, no dia 4 de junho de 2019 - na semana do evento, todos os ingressos para o baile de aniversário foram adquiridos.

Matéria da Rádio - Clicar sobre: Norden Tal é o grupo de dança alemão mais jovens de Jaraguá do Sul

O grupos Folclóricos visitantes foram:
  1. Pommersche Volkstanzgruppe - Pomerode
  2. Die Lustig Senioren - Pomerode
  3. C.C. Neue Heimat - Jaraguá do Sul
  4. G. F. Germânico Oldenburg - Joinville
  5. Sünnros Volkstanzgruppe - Jaraguá do Sul G.F.G. 
  6. G. F. Germânico Böhmerwald - São Bento do Sul
  7.  G. F. Windmühle - Joinville
  8. Blumenauer Volkstanzgruppe - Blumenau
  9. Eintrachtvolkstanzgruppe - Blumenau
  10. Schroederland Volkstanzgruppe - Schroeder
  11. Original Blumenauer Schuhplettler - Blumenau
  12. G.F. Alpino Germânico - Pomerode
  13. G.F. Grünes Tal - Jaraguá do Sul
  14. Freundschaft Volkstanzgruppe - Blumenau
  15. A. C. Freundeskreiss - Blumenau
  16. Bogenbrücke Volkstanzgruppe - Indaial
  17. G. F. Alpen Bach - Pomerode.















































A abertura formal do programa do 5° aniversario do Norden Tal Volkstanzgruppe aconteceu após o jantar, com as palavras de seu Presidente Daniel Wischral que anunciou a entrada de todos os estandartes dos grupos folclóricos presentes. 
Em seguida, estes foram conduzidos ao salão, sob aplausos de todos os presentes - esta apresentação foi iniciada com o estandarte do grupo aniversariante - Norden Tal Volkstanzgruppe.



Na sequência Daniel Wischral fez uso das palavras - cujo texto segue:
Daniel Wischral
Die Götter sind mit uns
Os deuses estão conosco.
Wie sagte Friedrich Nietzsche Und diejenigen, die tanzend gesehen wurden, wurden von denen für verrückt gehalten, die die Musik nicht hören konnten.
Como diz Friedrich Nietzsche: E aqueles que foram vistos dançando foram julgados, insano por aqueles que não podiam escutar a música. 
Dedicamos este baile a todos os nossos antepassados que abandonaram sua terra milenar, atravessaram o Atlântico e adotaram como sua, uma pátria estranha, e muitas vezes hostil. Dedicamos à bravura dos pioneiros que fundaram nossa região e todos as colônias alemãs no Brasil que construíram igrejas, escolas, sociedades de caça e tiro, teatros, sociedades de canto, pontes, estradas, escolas, sociedade de caça e tiro, teatros, sociedades de canto, pontes, estradas e tudo isso transformou os nossos vales e montanhas em cidades e comunidades que nos orgulham. Dedicamos a todos que gostaríamos que estivessem aqui, porém não estão mais entre nós. E por fim, dedicamos a todos os que estão aqui presentes.Folcloristas, Parentes e Amigos,
O grupo mais alternativo da região. O grupo dos mêmes. O grupo da cachaça, aquele que abre e fecha os bailes. O quinto grupo folclórico de Jaraguá do Sul. O grupo que começou, mas logo termina. Esse mesmo o Norden  Tal Volkstanzgruppe faz 5 anos.Uma frase conhecida por alguns do grupo diz: Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se esquecerá. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para lhe magoar.Dessa forma o Norden Tal nunca se esqueceu de quem é, assim como também a Alemanha nunca se esqueceu de quem foi e é. Todos nós sabemos o quanto há de lutas na história desse povo. Há derrotas, há vitórias, há tristezas, há alegrias, mas acima de tudo, paira uma cultura que permaneceu, que se fez respeitável, que se mostrou ao mundo das mais diversas formas e que floresceu em todos os campos da Arte.Honrar a Alemanha não significa estar lá na Alemanha Física como muitos dizem, “Se gosta tanto da Alemanha, porque não se muda para lá”. Alemanha é espírito, e esse espírito está presente em pequenas comunidades aqui no Sul do Brasil, o espírito Alemão está aqui em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Schroeder, Blumenau, Pomerode, Joinville, Indaial... Longe do solo da Germânia, paira o espírito da Germânia em momentos como este, um baile de grupos folclóricos.Dança folclórico não é show, ela é arma. Desde a mais simples das danças, a mais parada e “a mais sem graça”, até as mais elaboradas, puladas e alegres. Folclore se dança, se sente, se vive.Todos aqui presentes sabem que para essa permanência da cultura e do espírito, devemos nos manter mais do que nunca unidos, pois, o lobo solitários morrer, mas a matilha sobrevive. E todos queremos continuar vivendo esse amor às tradições. Mas para isso, precisamos nos unir.
Esse baile reúne 18 grupos folclóricos germânicos e uma única vontade. A de, incansavelmente manter viva as nossas tradições. Ficamos felizes que em um baile de apenas cinco anos, tantos amigos vieram festejar conosco.
“Tenha orgulho de seus ancestrais e torne-se digno do orgulho deles! ”.

“Tradição não é passado, mas aquilo que não passa. ”
Daniel Wischral

Na sequência,  iniciaram as apresentações de danças folclóricas com parte da apresentação do grupo aniversariante Norden Tal Volkstanzgruppe, dançando  Hessische Tanzfolge. Depois aconteceram as apresentações dos grupos Pommersche Volkstanzgruppe, Die Lustig Senioren, C.C. Neue Heimat, Sünnros Volkstanzgruppe, G. F. Germânico Böhmerwald, G. F. Windmühle,  Blumenauer Volkstanzgruppe, Eintrachtvolkstanzgruppe, G.F. Alpino Germânico e G.F. Grünes Tal.
Apresentação de parte dos grupos folclóricos  visitantes





Foram entregues lembranças do evento a representantes de todos os grupos folclóricos presente e também, à Diretora da   E.E.B Prof. José Duarte Magalhães, escola onde o Norden Tal Volkstanzgruppe faz seus ensaios

A abertura do baile aconteceu com a tradicional Polonaise (Logo mais - vídeo) musicada, como também, o baile foi, pelo tradicional Trio de São Bento do Sul SC - uma banda - nominada de Trio Edelweiss liderada pelo carismático Diretor Presidente da Fundação Cultural daquela cidade, Marcio Brosowsky.

Momentos - As imagens comunicam...




























































































































































































































O belíssimo piso de madeira do Salão Barg está maltratado. Patrimônio imensurável sob aspectos histórico, arquitetônico, material e econômico. Esta madeira não se encontra mais no mercado e aquelas que existem por aí tem valor muito alto.



































O belíssimo piso de madeira do Salão Barg está maltratado. Patrimônio imensurável sob aspectos histórico, arquitetônico, material e econômico. Esta madeira não se encontra mais no mercado e aquelas que existem por aí tem valor muito alto.





O belíssimo piso de madeira do Salão Barg está maltratado. Patrimônio imensurável sob aspectos histórico, arquitetônico, material e econômico. Esta madeira não se encontra mais no mercado e aquelas que existem por aí tem valor muito alto.































Plattler de São Bento do Sul Ademir Weiss que fez parte do grupo recordista do maior número de Platler sapateando junto (do mundo) e que colocou este record na Baviera - Alemanha e no Guiness Book    com os Plattler's do Original Schuhplatler do Blumenauer Volkstanzgruppe. 




























































Tradicional desfile das cozinheiras e cozinheiros, com muita festa. 
Vídeo












Lembranças aos presentes - Câmara de fotos.






























Wunderbar !!
Glückwunsch Norden Tal Volkstanzgruppe...
Vielen Dank für die Einladung.



























Um comentário: