domingo, 18 de agosto de 2019

Tradição - Festa de Agosto da Igreja Martin Luther - Itoupava Seca - 2019

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
 O templo - conversando...

Desde que o homem deixou de ser nômade - e dentro do território que se fixou, escolheu um local para refletir sobre aquilo que os olhos não veem, mas sentem existir. Surgiu o templo.
homem não adentrava o ambiente interno do templo, até o tempo, no qual aconteceu conversão do Imperador de Roma ao cristianismo, da mesma Roma que jogava cristãos aos leões, no grande circo do Coliseu. Até este momento, esta dádiva era permitida somente aos sacerdotes, que tiravam proveito político desta regalia, no seu tempo.
Basília romana 
As primeiras igrejas tiveram origem na planta da basílica de Roma, 
que era uma adaptação da ágora grega, onde as pessoas se reuniam para 
filosofar falar de políticas, julgamentos, negócios e feiras. Um lugar 
público. Os romanos resolveram fazer uma cobertura nesse espaço
aberto  – que tanto apreciavam os gregos. basílica era um edifício 
grande  oblongo, geralmente composto por uma  nave central, duas 
colaterais  e uma ou mais absides. As naves laterais são mais baixas,
 por  forma a não  obstruir as janelas altas (clerestório) na  parte 
 superior da nave central. Numa posição bem visível, ao fundo,  
estava   tribuna que mais tarde seria   adaptada transformando-se
no altar  e no  púlpito  do culto cristão.
Quando o Império Romano, então se tornou cristão - através da conversão de seu imperador - os cristãos passaram a queimar aqueles que não se diziam cristãos  nas fogueiras feitas em praça pública. Houve a inversão de lados entre os perseguidos e os perseguidores. Neste mesmo tempo,  os fieis passaram a entrar, pela primeira vez, no ambiente interno do templo, até então, permitido somente aos sacerdotes. 
Templo, que, ao menos teoricamente, seria o local aonde as pessoas se reuniriam em torno das práticas  inspiradas na paz, fraternidade e na irmandade,que deveriam emanar, geralmente, das figuras míticas e líderes espirituais. Nesse meio, pelo menos teoricamente, não caberia assuntos mundanos e materiais.
No seu espaço, pelo menos em teoria, tudo deveria ser praticado em nome da paz, da irmandade, da caridade e de outras "idades" a mais, sem espaço para os egos e as vaidades.
Ao menos, era para ser assim....
Terminado o momento reflexão.
Festa de agosto de Martin Luther - 2018
Momentos da tradicional Festa de agosto da Igreja Martin Luther - do antigo Bairro Altona do lendário professor Max Humpl - atual Itoupava Seca.
Pelas atividades do encerramento do livro da Técnica Construtiva Enxaimel, que terminamos e escrevemos e temos prazo para terminar (está ficando um trabalho satisfatório), fomos somente almoçar na tradicional festa hoje, levando somente com o celular - Tradicional festa de Itoupava Seca - edição de 2019. 
O senso de registrar para a história, nos impeliu a fazer estes poucos registros com o celular. Um pouco da Festa da Igreja Luterana de Itoupava Seca, edição 2019, além de somente almoçar.
Já para a História. 
Nunca vimos a fila tão grande para o churrasco, o tradicional e delicioso churrasco. Nós não encontramos mesa para sentar de tão grande que foi o público desejoso de provar o churrasco.
Percebemos e reencontrarmos o Herr Hertwig, mesmo recomendado a descansar um pouco este ano, não conseguiu e manteve a tradição de estar entre o grupo de amigos assadores e é claro, pronto para nosso registro.

Um pouco das imagens (de celular) que comunicam...  












 






Um estreante - Maravilhoso observar os jovens engajados na tradição - Leonardo Windisch (Leo).



















 







 





 




 




 













Viver em comunidade e na comunidade é uma arte e oportunidade que temos, dentro do ambiente, no qual podemos nos polir e melhoramos como pessoas - observando erros e acertos dos que nos antecederam - praticando a tradição, educação e a herança cultural que nos foram legados. Tudo isto, entre amigos e familiares.

Outras edições - Clicar sobre título

Tradição - Festa de Agosto da Igreja Luterana de Itoupava Seca 2018
Tradição - Festa de Agosto da Igreja Martin Luther - Itoupava Seca 2017
Tradição - Festa de Agosto da Igreja Martin Luther - Itoupava Seca 2016
Vídeo - Festa de Agosto - Igreja Luterana de Itoupava Seca 2015
Momentos - Festa de Agosto da Igreja Martin Luther 2014













Nenhum comentário:

Postar um comentário