quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Autores do Livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" na UNIDAVI - Rio do Sul

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
  
Após o lançamento na cidade da obra Blumenau da obra Colônia Blumenau no Sul do Brasil no dia 2 de maio de 2019 (link no final), uma obra que conta a história, através das imagens desta região que abrangia praticamente o território do Vale do Itajaí, antiga Colônia Blumenau, os autores doaram 2 exemplares da obra à Biblioteca da UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, os quais foram entregues de maneira oficial na universidade da região do Alto Vale do Itajaí no dia 6 de junho de 2019, quando o reitor Prof. Célio Simão Martignago e o Vice- Reitor Prof. Alcir Teixeira, formalizaram um convite, registrado no vídeo.
Os autores  atenderam o convite e estiveram na cidade de Rio do Sul no dia 7 de agosto de 2019, falando sobre a obra, o trabalho e  história do Vale do Itajaí, em imagens entre o início da colonização na região até o período que houve os primeiros desmembramentos, década de 1930.
Para relembrar...
O livro Colônia Blumenau - no Sul do Brasil resultado da organização e pesquisa de pessoas envolvidas com e na história desta região e de outras regiões do estado de Santa Catarina, ciente que há uma malha de fatos históricos interligados - desde o início da colonização, através dos laços de família e da prática de valorar a história dentro de suas práticas ancestrais e formadoras de seus espaços. 
Marcondes Marchetti.
Os principais responsáveis por esta obra e iniciativa são:

Marcondes Marchetti Nasceu na  ex Colônia Blumenau - atual Dona Emma no ano de 1943. Advogado e Coordenador da obra Ilha de SC - Relatos de Viajantes Estrangeiros nos Séculos XVIII e XIX ( Ed ALESC, 1979). Ex Deputado Estadual de SC (1982/1986). Atual Presidente do Conselho Estadual de Cultura. Possui grande acervo iconográfico da região do Vale do Itajaí.


Bruno Kilian Kadletz.
Bruno Kilian Kadletz Nasceu no Stadtplatz da Colônia Blumenau no ano de 1953. Oficial dentista (UFSC) da Polícia Militar de SC. Participou da pesquisa iconográfica para os livros São José da Terra Firme, Desterro e Ilha de Santa Catarina.Colecionador de livros e imagens de Blumenau e região. É neto do historiador Frederico Kilian e bisneto de Otto Stutzer - ex prefeito de Blumenau, e que chegou à região ainda no século XIX - irmão do Pastor Stutzer. Sua mãe - Orla Kadletz - foi uma das professoras da Ex escola alemã de Altona - atual E.M.Machado de Assis - Itoupava Seca. Bruno Kilian Kadletz é descendente de Fritz Müller.
Gilberto Schmidt Gerlach.

Gilberto Schmidt Gerlach Nasceu em São José SC no  ano de 1943. Engenheiro Civil (UFSC). Fundador do Clube Cinema N.S. do Desterro em 1968. Foi Membro do Conselho da Aliança Francesa de Florianópolis. Academia Catarinense de Letras, cadeira 17 e IHGSC. autor dos livros São José da Terra Firme (2007), Desterro (2010) e Ilha de Santa Catarina (2015).
A obra contém relatos dos primeiros imigrantes e dos primeiros descendentes de imigrantes da Colônia Blumenau - seguindo uma cronologia desde 1848 - ano da primeira exploração do Rio Itajaí Açu, até 1934, quando houve o desmembramento dos distritos de Blumenau a partir de uma ação truculenta do Nacionalismo, impetrada na região - é um marco histórico de importância incontestável.
projeto foi viabilizado e possível por meio da Lei Rouanet, junto à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania, dos patrocinadores, apoiadores e do Clube do Cinema Nossa Senhora do Desterro - coordenador geral e o proponente do projeto. 
O livro-álbum tem edição em português e legenda das fotos em português e alemão. 





















Ficha Técnica

Coordenação Geral: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro
Texto, Pesquisa, Revisão e Organização: Gilberto Schmidt-Gerlach
Pesquisa: Bruno Kilian Kadletz e Marcondes Marchetti
Produção Executiva: Rede Marketing Cultural
Coordenação Editorial: Dra. Carmen Lucia Fóes Cruz Lima Gerlach, Ariane Bisetto (In Memoriam), Gunnar da Cruz Lima Gerlach e Dra. Alice da Cruz Lima Gerlach.
Design, Tratamento de Imagens, Coordenação e Editoração Gráfica: Renato Rizzaro
Tradução: Pedro Jungmann
Impressão e Acabamento: Koncor
Capa: Joseph Brüggemann, c. 1865 - Porto de Blumenau / Hafen Von Blumenau (Acervo / Sammlung Bruno Kilian Kadletz)
Catalogação na Publicação: Onélia Silva Guimarães (CRB-14/071)
Momentos da Palestra na UNIDAVI - Rio do Sul
Marcos Schroeder
Fizeram-se presentes representantes da comunidade acadêmica, civil, professores pesquisadores.
Também, junto com  os autores, fez uso da palavra, o Presidente do IHB - Instituto Histórico de Blumenau, da cidade de Blumenau - Marcos Schroeder, que foi importante para que a obra fosse publicada, através da movimentação em busca de apoiadores que participassem com o patrocínio via Lei Roanet, entre os quais foi um dos.
Estiveram em Rio do Sul, dois dos três autores: Gilberto Schmidt-Gerlach e Marcondes Marchetti.

As imagens comunicam...

Gilberto Schmidt-Gerlach





 












 



 










Na noite do dia 8 de agosto - hoje - estarão na Feira do Livro em Ibirama.

 
 
 
 






 









 


 



 

 








 

 

 






 
















A publicação está disponível on line - para acessar clicar sobre:


Para Ler mais Sobre este Período - Clicar Sobre:



Nenhum comentário:

Postar um comentário