quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Os autores do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" na Feira do Livro - Ibirama SC

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.

Os autores do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil": Marcondes Marchetti, Bruno Kilian Kadletz e Gilberto Schmidt Gerlach estiveram na Feira do Livro, na cidade do Alto Vale do Itajaí - Ibirama SC, no dia 8 de agosto de 2019  apresentando sua obra. No evento, também houve um congraçamento com a presença de descendentes de personagens históricas citadas no livro representando a etnia nativa da região - e também descendentes dos primeiros pioneiros que chegaram na região onde atualmente está Ibirama.
Os autores -no  início do evento na cidade de Blumenau em maio de 2019: Marcondes Marchetti, Bruno Kilian Kadletz e Gilberto Schmidt Gerlach.








Não tivemos a oportunidade de registrar os momentos de Ibirama, porque estávamos em sala de aula no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIDAVI - na cidade de Rio do Sul. Agradecemos o envio dos registros fotográficos feitos por Rafael Schaeffer e já, de fato um registro histórico.
Estiveram no momento, juntamente com os autores Marcondes Marchetti, Bruno Kilian Kadletz e Gilberto Schmidt Gerlach, os descendentes dos índios Kaingang - Xokleng, que em 1914 tiveram o primeiro contato pacificatório promovido por outro personagem histórico regional Eduardo Hoerhann, que fez parte do ensaio biográfico inserido na obra  "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil", pesquisa desenvolvida por Marcondes Marchetti. Os descendentes dos índios Kaingang - Xokleng que estiveram presentes: Cacique Kusúgn Ngáklãng Caniá-hêe Cambê-tschúje,  Vombrema Krem-Douma e de Uvanhêkü- Teyê Kobackä.Contato no interior de Hansa-Hammonia, atual Ibirama, com: Setembrino Camlém, Kundag Kamrem, Vaclá Camlém, Angló Caxias, Voia Camlém e Vaipoom Patté. 
Eduardo Hoerhann (1896-1976) entre os índios. Acervo de Rafael Hoerhann
O Serviço de Proteção aos Índios e a desintegração cultural dos Xokleng (1927-1954)

Rafael Hoerhann
O Serviço de Proteção aos Índios e a desintegração cultural dos Xokleng (1927–1954). Orientação: Valmir Muraro. Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina (Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História).
Esta tese foi elaborada a partir da documentação que localizei na casa de meu tio-avô em São José (SC) no ano de 2001. Este parente pediu-me para receber os novos ocupantes da moradia, que havia sido alugada, pois ele se encontrava em Brasília. Quando lá cheguei, os novos residentes faziam uma faxina e colocavam algumas coisas para queimar na churrasqueira, o que por eles fosse considerado lixo. Entre essas coisas estava um amontoado de papeis velhos, úmido, que cheirava a podridão, devido aos ninhos de baratas e ratos. Eu estava com 24 anos e tinha acabado de me formar em História pela UFSC; pretendia fazer mestrado, mas não sabia em qual assunto. Quando finalmente tive uma das folhas em minhas mãos, percebi que se tratava de um documento acerca do processo de integração do indígena à sociedade regional, postulada pelo governo republicano no início do século XX. Eu não sabia praticamente nada sobre o tema, com a exceção das parcas informações fornecidas pela família e que meu bisavô Eduardo Hoerhann (1896-1976) havia sido funcionário do Serviço de Proteção aos Índios.  Fonte: Tese Rafael hoerhann -  Biblioteca Digital Curt Nimuendajú
Acervo da Arquiteta Maristela Macedo Poleza.
Acervo da Arquiteta Maristela Macedo Poleza.










Também estiveram presentes no evento de Ibirama, descendentes dos grupos das primeiras famílias pioneiras na Colônia Hansa-Hammonia, como famílias de: Max Zierhold, Peter Shelle, Adolf Frankovia, Hermann Aichinger, Marcus Hermann Canal, Hermann Koepsel, Willi Lüderwal e José  Deeke. 
Alguns destes descendentes que presente na noite da Feira do Livro foram: Margarette Schulze, Rubens Duwe, Vilson Frankovia, Bettina Lucas Staudinger, Werner Canal, Mariluce Bianca Koepsel, Nancy Lucas Bini e Sigmar Deeke. 
É a primeira vez na história regional e estadual, que um encontro étnico assim acontece na região da antiga Colônia Blumenau. A história oficial tem registrado que existiu muitos conflitos e embates entre integrantes de tribos indígenas e descendentes de alemães e italianos. Na noite do dia 8 de agosto, estes descendentes se apresentaram uns aos outros, em ato de superação de ressentimentos históricos e realizando, mais de 100 anos passados, o ato que deveria ter sido então produzido.
Foto: Rafael Schaeffer 

Foto: Rafael Schaeffer 
A UDESC Ibirama esteve presente na Semana do Livro "A gosto da leitura", realizada no município com o tema "Estação da Leitura" e várias atrações - dentre elas, um vagão de carga da  Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) original esteve presente com um estande com  informações sobre a universidade. Na noite do dia 8 de agosto, o pesquisador Marcondes Marchetti fez a doação de um exemplar da obra  "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" para o acervo da UDESC, que destaca a história de Ibirama entre os anos de 1848 e 1934. O Professor Sergio Marian, Diretor de Extensão da Unidade recebeu a obra das mãos do autor e este estará disponível na Biblioteca Setorial de Ibirama. 
Um dos três autores da obra"Colônia Blumenau - no Sul do Brasil"   Marcondes Marchetti entre o diretor de Cultura de Ibirama, Grégory Kietzer, e o professor Sergio Marian  Diretor de Extensão da Unidade UDESC Ibirama.Foto: Rafael Schaeffer 










Quanto mais instituições de ensino das cidades do Vale do Itajaí que faziam parte da Colônia Blumenau até a década de 1930 tiver acesso a esta obra - só a cultura e a educação ganharão com isto. Questão de identidade e memória.

 Para acessar à obra on line basta clicar no link desejado - do Tomo I ou no Tomo II.

Para acessar o livro Tomo 1 - Clicar sobre: Colônia Blumenau - no Sul do Brasil 1
Para acessar o livro Tomo 2 - Clicar sobre: Colônia Blumenau - no Sul do Brasil 2



Em setembro próximo, os autores estarão fazendo uma noite de autógrafos no Shopping Norte - na cidade de Blumenau com o lançamento do filme produzido a partir das imagens históricas do livro e musicado com um repertório regional clássico acompanhando o sentido da imagem, segundo Gilberto Schmidt Gerlach. Apoio Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro.


Ficha Técnica

Coordenação Geral: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro
Texto, Pesquisa, Revisão e Organização: Gilberto Schmidt-Gerlach
Pesquisa: Bruno Kilian Kadletz e Marcondes Marchetti
Produção Executiva: Rede Marketing Cultural
Coordenação Editorial: Dra. Carmen Lucia Fóes Cruz Lima Gerlach, Ariane Bisetto (In Memoriam), Gunnar da Cruz Lima Gerlach e Dra. Alice da Cruz Lima Gerlach.
Design, Tratamento de Imagens, Coordenação e Editoração Gráfica: Renato Rizzaro
Tradução: Pedro Jungmann
Impressão e Acabamento: Koncor
Capa: Joseph Brüggemann, c. 1865 - Porto de Blumenau / Hafen Von Blumenau (Acervo / Sammlung Bruno Kilian Kadletz)
Catalogação na Publicação: Onélia Silva Guimarães (CRB-14/071)



Para Ler mais Sobre este Período - Clicar Sobre:






















2 comentários:

  1. Olá Angelina,
    Estou realizando uma pesquisa sobre meus bisavós que vieram da Alemanha em 1896 e viveram na região de Blumenau. Com isso tive acesso ao seu blog e encontrei valiosas informações históricas. Gostaria de sua autorização para utilizar matérias que são de meu interesse, bem como fazer uso de algumas imagens, citando sempre a fonte.
    Meus parabéns pelo seu inestimável trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romana...
      A casa é sua. fique bem a vontade. Fico muito satisfeita que gostou do espaço. Vamos compartilhar a história que ajuda a construir a identidade desta região.
      Abraços.

      Excluir