No dia 27 de setembro de 2010, foi inaugurado o Museu de Hábitos e Costumes na cidade Blumenau. Estivemos no local e efetuamos registros destes momentos.
O museu foi idealizado pela Fundação Cultural de Blumenau, com apoio de Wandér Weege e Laurita Karsten Weege. O Museu tem organizado em seu espaço mais de 5 mil objetos guardados, em 75 malas, por Ellen J. Weege Vollmer, também membro familiar pertencente a família Weege de Pomerode - na época da Colônia Blumenau- também parte da História pretérita de Blumenau. Hermann Weege foi vereador de Blumenau. Há brinquedos seus, da primeira década do século XX, estão expostos no museu inaugurado.
O casarão que abriga o museu está localizado na Rua XV de Novembro, N° 25 - No Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz da Colônia Blumenau - cenário da história não somente da cidade de Blumenau, mas de todas as cidades oriundas a partir de desmembramentos desta colônia. A edificação foi construída no estilo vigente do final do Século XIX e início do Século XX - Art Decó para o então Comércio Salinger - Importação e Exportação (estrategicamente localizado nas proximidades do porto Fluvial). Sua Matriz estava localizada no bairro Itoupava Seca - próximo ao porto de cargas. A construção é do finalzinho do Século XIX.
Ao lado do Casarão Sachtleben |
Primeira metade do Século XX |
Estado precário do patrimônio Arquitetônico ao lado |
O Museu
No acervo do museu, entre os objetos guardados por Ellen Weege Vollmer, é possível encontrar roupas masculinas, femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios, brinquedos e objetos usados por diversas gerações. Trata-se de um acervo do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau, desde o final do século XIX até o momento presente.
Grande parte do acervo doado à Fundação Cultural de Blumenau foi guardado por Ellen Weege Vollmer. São objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, que conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de hábitos e costumes ali referenciado em seus diferentes contextos históricos, culturais e sociais.
As imagens da Inauguração do espaço...
Wandér Weege |
Wandér Weege e Ellen J. Weege Vollmer |
Noemi Kellermann |
Acervo |
1° de Julho de 2017 + Fotografias
Faleceu no dia 30 de junho de 2017, com 88 anos de idade - Ellen J. Weege Vollmer - a doadora da maior parte dos objetos do acervo exposto no Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau - aproximadamente 5 mil objetos guardados, em 75 malas - as quais lhe pertenciam.
Ellen J. Weege Vollmer tinha sua residência, na propriedade da sua família, localizada na esquina das ruas São Paulo e Rua Antônia da Veiga. Não conseguimos imagens do patrimônio histórico arquitetônico (em seu sótão foram guardadas as malas por décadas) - sua residência, que foi demolida para dar lugar ao Supermercado Giassi - inaugurado no dia 10 de abril de 2008. Não tendo o destino certo para a história guardada - Ellen J. Weege Vollmer fez a doação à municipalidade, cujo museu foi idealizado pela Fundação Cultural de Blumenau, com apoio do Wandér Weegee e Laurita Karsten Weege.
Ponto para reflexão - Se as coisas funcionassem como deveriam, o Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau estaria instalado na antiga residência de Frau Vollmer.
Nesse local caberia muito mais História que coube em 75 malas. Contribuição acervo de Marcos A. Roeck - via redes sociais - Nossa gratidão. |
Outras imagens do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau
Brinquedo de Hermann Weege - Vereador de Blumenau |
Museu de Hábitos e Costumes
Horários:
Entre terça e sexta-feira (10:00h às 17:00h)
Entre terça e sexta-feira (10:00h às 17:00h)
Sábados e domingos e feriados 10:00h às 16:00h)
Leituras Complementares
Nenhum comentário:
Postar um comentário