sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O Documentário Alemão "Deutsches Fachwerk in den Tropen" - O enxaimel alemão nos trópicos - 1983

Em  26 de agosto de 2020 recebemos o link de uma publicação da plataforma do You Tube do canal de Thiago A. Wachholz - o documentário "Deutsches Fachwerk in den Tropen" - "O Enxaimel Alemão nos Trópicos", com registro de imagens em alguns municípios da região do Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina, Sul do Brasil. 
A produção do documentário foi feito por Filmproduktion Wiebaden, dirigido por Ilona Grundmann, em nome de  Hessischen Rundfunks - produção alemã de 1983. 
O documentário inicia com um tradicional casamento acontecido na cidade de Pomerode, na qual são registrados algumas propriedades, a conversação fluídica do idioma alemão e as casas construídas com a técnica construtiva enxaimel. 

















Supermercado do Sesi - Vila.

















Supermercado do Sesi - Vila.























Algumas tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel apresentados são muito bem elaborados e que não os encontramos mais na paisagem. 
Na sequencia do documentário reconhecemos outros cenários do Médio Vale do Itajaí, lugares de Blumenau e Indaial. Curiosamente entrevistaram um proprietários de uma casa e produtor de arroz, cuja história escrevemos aqui no Blog - a Casa Duwe de Indaial, onde seus verdadeiros proprietários foram Maria e Karl Lindner, que falaram em alemão com Ilona do documentário e assim foram registrados.
Casa Duwe fotografada por nós em 2019 - Indaial SC.
























Registro da Casa Duwe no Documentário alemão.
Arrozal Lindner - Indaial SC - Frente Casa Duwe.


























































































Família Lindner registrada no Documentário.








Os Lindner.
Também registraram a música do Cavalinho Branco  de Blumenau, fundado por Rikobert Döring.



















































Cavalinho em 1987 - Registro de nosso acervo.
























Em síntese, Tivemos contato com  um bom registro para a história de um pouco da cultura dos descendentes de alemães que fundaram grande número de cidades da região e também, uma amostra de sua casa pioneira construída com a técnica enxaimel
Reconhecemos locais, como Pomerode, Indaial, Timbó, Blumenau (Centro e Vila Itoupava) Entre as muitas casas construídas com a técnica enxaimel. Também mostraram o cenário presente nas muitas casas comerciais da Rua XV de Novembro - em Blumenau, alertando para o fato.

Para assistir ...
O Documentário  "Deutsches Fachwerk in den Tropen"
Também mencionaram o fachadismo, o decoratismo que não tem nada a ver com a técnica dos antepassados feitas com madeira encaixada.


Ilona Grundmann Film Production
Ilona Grundmann Filmproduction
Ilona Grundmann
Fenômeno de audiência, mídia, gerenciamento de conteúdo e eficiência - por trás das palavras-chave inteligencia e referência no mercado de trabalho em mídias modernas, televisão que informa, diverte, inspira e enriquece. Programas para pessoas, feitos por pessoas. Na frente e atrás das câmeras, no set, na suíte de edição, no estúdio de gravação.

Por mais de 40 anos, da Ilona Grundmann Film Production tem um grande público na TV, com produções para televisão com documentários e programas com foco nas pessoas. Produziram filmes, documentários culturais, longas-metragens e retratos de alta qualidade premiados de todas as partes do mundo. No trato mútuo e no trabalho com emissoras nacionais e internacionais e parceiros de cooperação, diretores e autores.
Sua fundadora, Ilona Grundmann, a qual estevem em Santa Catarina na Década de 1980 fazendo imagens para o documentário Deutsches Fachwerk in den Tropen. Ilona iniciou sua carreira como editora, trabalhando para o Deutsche Wochenschau em Hamburgo, no ARD Studio New York, para ZDF, IFAGE e Taunusfilm, entre outros. É uma produtora apaixonado. Desde 1977, chefia a  produção em uma equipe formado por autores, diretores, equipes de câmera e compositores.



Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:








































Nenhum comentário:

Postar um comentário