terça-feira, 4 de agosto de 2020

Casa Duwe - Indaial SC - Enxaimel - Tombada e Restaurada com apoio do IPHAN

Casa Duwe.

Fazia parte da programação da pesquisa, para o término do livro “Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel”, uma visita à Casa Duwe, localizada na Rua Augusto Maas, nº 5700 –  Bairro Arapongas – Indaial – SC. A excursão era necessária para o levantamento de fotografias atuais. Esta visita aconteceu no dia 7 de novembro de 2019 e conversamos com Odete Brehmer - a proprietária.  


Com Odete Brehmer na Casa Duwe - Vídeo

Maria e Carl Lindner.

A edificação histórica foi construída no início da década de 1930 por Carl e Maria Lindner e não pelos Duwe, como sugere o nome. Os Lindner foram agricultores, produtores de arroz do interior de Indaial SC. O carpinteiro contratado foi Otto Wolter que construiu uma volumetria muito peculiar, composta pela presença de varandas adornada por detalhes e guarda corpos com gradil treliçado, muito comum na Alemanha e resultante de elementos da pioneira casa neolítica surgida no Sul da Europa Central, onde mais ou menos, está localizada a atual Francônia (Média e Norte).

A volumetria da edificação é o resultado de uma tipologia bem diferenciada a partir do uso da técnica construtiva de encaixes de madeira à vista com fechamento de tijolos maciços aparentes utilizados em diferentes tons, resultando em mosaicos criados a partir do assentamento e disposição destes, também usados em detalhes decorativos através de frisos – características do Backsteinexpressionismus do norte da Alemanha - assunto já abordado no Blog - link no final desta postagem.

Desenhos a partir dos tons dos tijolos dispostos em mosaico, característica do Backsteinexpressionismus - Com Odete Brehmer na varanda com guarda corpo treliçado.

Artista de Pomerode - Margareth Rauh Soethe.

Internamente, a edificação também possui a presença do decorativismo através da presença de  pinturas na forma de faixas e também na parede toda, ou ainda, junto ao teto e contornando as vistas de aberturas e também em determinadas alturas das paredes. No período que estes imigrantes alemães chegavam na região, o decorativismo interno era muito usado na Europa dos "neos". Na ausência dos materiais usados lá e para encantar suas casas no seu novo país, usavam tintas com base em cal para produzir estas pinturas ou, outras - com outros motivos naturais  com forma de arabesco, com a presença de folhas, vegetação, frutas e animais – elementos da natureza faziam parte da religião pagã dos povos da região de onde vieram os pioneiros e também, de sua cultura. A força da natureza sempre tive espaço e importância no cotidiano dos povos germânicos, como também, nas festas folclóricas. As paredes internas antes de receber o decorativismo foram caiadas. Quem fez o restauro das pinturas na Casa Duwe foi a artista plástica de Pomerode Margareth Rauh Soethe, que também jé fez o novo arabesco localizado sobre o palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Sala de Baile.
Pinturas decorativas.

A edificação ficou conhecida como “Casa Duwe”, porque os membros da família Duwe eram funcionários dos Lindner’s, e mesmo com nove filhos, foram estes que cuidaram de Carl Lindner na sua velhice. Os Duwe receberam a propriedade como herança, quando esta ficou conhecida com o seu nome de família.

A planta da edificação é quadrada, contando com a presença de uma varanda frontal e lateral (direita), ambas guarnecidas com acabamentos treliçado, feitos de madeira. A edificação conta com a presença do Dachgaube nas fachadas frontal e posterior, quase criando um telhado na forma de “Cruz”. Com isto, sua mansarda tem uma grande área disponível, bem iluminada e ventilada – com 5 quartos. Suas fachadas são munidas de simetria, lembrando a casa primitiva regional, se passaria por ela, não fosse o diferente jogo de telhados cobertos por telhas planas e germânicas de barro queimado.

Interior da varanda.



Interior da varanda.

Placa feita manualmente por Werner Annuseck - Gravinox.

























A "Casa Duwe" está cadastrada no IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional sob o registro de “Edificações e Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina – Casa Duwe”. O patrimônio histórico arquitetônico localizado no bairro Arapongas – Indaial – SC, foi tombado pelo Decreto Estadual N° 5.915 de 21 de novembro de 2002. O restauro da casa iniciou em 8 de maio de 2006 e foi concluído em novembro de 2006. O seu número de processo no IPHAN é: 1548-T-2007, no livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 09/2015. Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 09/2015 – Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração.

A situação da "Casa Duwe" antes do restauro - Foto IPHAN.

As imagens Comunicam 
Casa Duwe - uma tipologia enxaimel regional

Acesso à sala - porta frontal com bandeira.



Banco - Varanda frontal.


Decoração.











Fogão de barro.

Varanda lateral - guarda corpo treliçado.

Aberturas de madeira.

Porta de acesso principal - com bandeira.

Sótão.










Acesso aos quartos - sótão.
















Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:
































2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ficamos bem felizes. Compartilhar o conhecimento é seu objetivo e se for bem aceito, é maravilhoso. Obrigada por retorno. Abraço grande.

      Excluir