segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Paisagem da Rodovia e Ferrovia EFSC - Blumenau SC

Edificação da paisagem em 2020, que esteve em todas as três fotografias.
 A Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 3 de maio de 1909. estava localizada junto a Rua Bahia no Bairro Itoupava Seca, Blumenau SC.  O pinheiro e duas casas na rua, são as mesmas do início da década de 1970 até os dias atuais. Estavam presentes em três fotografias feitas no mesmo local em tempos distintos. Em 2020, é percebido a verticalização chegando ao local, que está sem a presença do trem desde 1971, quando foi desativado.


Recebemos em 3 de abril de 2022 de Bruno Kadletz.
"Caríssima Angelina e aficionados da nossa História.
Posto aqui uma foto feita por volta de 1910 a partir do morro dos Selliger, nos mostrando a via férrea cortando as terras de Wilhelm Seeliger e Theodor Hinsching, no que é hoje a rua Bahia, na mesma região do post acima (Foto deste post no primeiro comentária desta postagem).
À esquerda seguia-se em direção à Altona/Itoupava Seca e à direita em direção ao Salto do Norte.
Bruno Kadletz."


Em muito pouco tempo, a paisagem de...
 Blumenau foi totalmente modificada.





Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.

O Livro On line: A FERROVIA NO VALE DO ITAJAÍ - Estrada de Ferro Santa Catarina - 10 anos de publicação




2 comentários:

  1. olá... uma dúvida: esse espaço por onde o trem passava, ou seja o leito dos trilhos, é um espaço público? se é ele não poderia ser usado como rota de passeio de bicicletas ou como uma ciclovia??? aumentaria espaço de lazer e tambem ajudaria na circulação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um espaço público que em muitos lugares foram ocupados de maneira irregular através da posse. Poderia sim o que foi feito em Apiúna e Subida e ficou muito bonito e útil.

      Excluir