terça-feira, 3 de outubro de 2023

Tag der Deutschen Einheit - Dia da Unidade Alemã - 3 de outubro - Uma data que marcou famílias em volta do mundo

Fonte: Wikipedia

Sempre que se aproxima o dia 3 de outubro, lembramos sobre a importância da data Tag der Deutschen Einheit. Nós, pessoalmente, em 1990 assistimos pela televisão, a transmissão feita pelo repórter internacional Pedro Bial, ao vivo, mostrando a queda do Muro de Berlin e a emoção e reencontro de milhares de pessoas que não acreditavam no que aconteceu de maneira tão inesperada. 
O dia 3 de outubro comemora este momento, da nova unificação da Alemanha, considerado então o dia da Unidade Alemã, ou Tag der Deutschen Einheit
                
Um pouco desta história...

No dia 3 de outubro  é comemorado dia da língua alemã, no Brasil. Língua - um dos elementos que mantêm viva a tradição e a cultura que são praticadas distante da Alemanha, na cidade e região, país de onde veio, e ainda vem, muitos imigrantes que decidiram viver no Brasil e em outras partes do planeta.
E como já mencionado, nesta data, dia 3 de outubro, na Alemanha, é comemorada a data da Unidade Alemã - a reunificação das duas Alemanhas - Ocidental e Oriental - que aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, reflexo da queda do (Clicar sobre) Muro de Berlim que aconteceu no dia 9 de novembro de 1989
A data de 9 de novembro poderia ter sido a data escolhida para comemorar este processo de Reunificação das Alemanhas, na qual também é comemorado o aniversário da Proclamação da República da Alemanha, que aconteceu em 1918. Mas houve divergencias, por alguns motivos. Em 1923, nesta mesma data, aconteceu a tentativa de Golpe de Estado, por Adolf Hitler e também é o aniversário do primeiro programa nazista contra os judeus, conhecida "Noite dos Cristais", em 1938. Por conta disto, decidiu-se que não era uma data apropriada para o feriado nacional, definindo que este feriado - da Reunificação das Alemanhas seria comemorado, então, de maneira definitiva, em 3 de outubro.
Escrevemos sobre o Trabant,
no final desta portagem
 está o link.
Antes da Reunificação da Alemanha Oriental com a Alemanha Ocidental, o Dia da Unidade - Tag der Deutschen Einheit, na Alemanha Oriental, era comemorado no dia 17 de junho, em homenagem à frustrada Revolta de 1953 contra o Stanilismo.

Após a queda do (clicar sobre) Muro de Berlim e inúmeros impasses, ficou então definido que a a comemoração da reunificação da Alemanha - Deutsche Wiedervereinigung - aconteceria no dia 3 de outubro.
Em síntese, oficialmente, à meia-noite de 2 a 3 de outubro, os estados recém-fundados, após a queda do muro de Berlin, aderiram ao âmbito da Lei Básica, de acordo com o artigo 23. Brandemburg, Mecklemburg-Pommer Ocidental, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia, bem como Berlin em sua totalidade, tornaram-se os novos estados da República Federal da Alemanha.
Momento que, muitas famílias puderam se reencontrar.
Em 18 de março de 1990 aconteceu as primeiras eleições livres na RDA - Alemanha Oriental. Em 31 de agosto, do mesmo ano, é assinado o Tratado de Unificação. Em 12 de setembro, os 4 países: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética assinam o Tratado Dois mais Quatro, outorgando a independência plena do Estado Alemão unificado. O novo estado da Alemanha Unificada continuou a fazer parte da Comunidade Europeia, mais tarde, denominada, União Europeia. A expressão "Reunificação" é usado para identificar todo este processo, diferentemente da formação do estado alemão, ocorrido em 1871.


Leituras complementares sobre esta história no Blog - Clicar sobre o título escolhido
  1. Trabant - Automóvel da Alemanha Oriental
  2. Concerto Comemorativo 30 Anos de Unificação Alemã - Dia da Unidade Alemã - Tag der Deutschen Einheit 2020 - Com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA
  3. Queda do Muro de Berlin - 25 anos
  4. Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2
  5. Berlin - Capital da Alemanha - Parte 1/2
  6. Tribos germânicas - História
  7. Conversando um pouco sobre História - História
  8. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
  9. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
  10. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  11. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  12. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  13. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  14. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  15. História - Prússia e Alemanha
  16. História... Primeiros Imperadores Germânicos
  17. Império Alemão
  18. Alemanha celebra 20 anos de reunificação - Deutsch
  19. Antes - História - Estado alemão - Século XIX
  20. A Unificação da Alemanha
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)











Nenhum comentário:

Postar um comentário