terça-feira, 27 de setembro de 2022

Arquitetura Pioneira - Passando por Benedito Novo SC

Antigo Salão de Erich Maus - Benedito Novo.
A História de Benedito Novo e Doutor Pedrinho têm laços estreitos com a História de Timbó, e em comum, um de seus principais personagens e família e esta região, com a Colônia Blumenau, pois fazia parte de seu grande território.
Soubemos disto quando fizemos registros de Salto Donner, em Doutor Pedrinho.

Salto Donner

Uma cachoeira localizada no Rio Benedito,  às margens da rodovia SC 477, no município de Doutor Pedrinho, após Benedito Novo, de quem sobre o Rio Benedito. Há indícios materiais de que já foi provido do aproveitamento da queda de aproximadamente 25 metros para a produção de energia elétrica, através de maquinários e edificações ainda presentes no local, através de uma Usina Hidrelétrica.
Este local do salto do Rio Benedito, historicamente foi responsável pelo surgimento da nucleação urbana de Doutor Pedrinho e também de Benedito Novo, que pertenciam a Timbó.



Ernestina Friederike Spies Donner (Filha de Carl e Carolina 
Spies) - foi a primeira esposa de Friedrich Donner, com quem
 casou em   25 de julho de 1868 na comunidade de  Badenfurt -
 Blumenau e faleceu em 1884.  Nasceu em Lehesten - Alemanha. 
Acervo do Museu  do Imigrante - Timbó SC.
Neste local do salto localizado no Rio Benedito, no início do século XX, existia uma das propriedades do pioneiro Friedrich Donner e família, também conhecido Fritz ou Frederico (em português), que eram pioneiros da povoação Bendito-Timbó. Donner é considerado o "fundador" da cidade de Timbó, do qual, o território de Benedito Novo e Doutor Pedrinho foram emancipados. 
Sempre lembramos, de que Donner não poderia ser "fundador" de Timbó, uma vez que o território de Timbó pertencia a Colônia Blumenau e já era povoada neste tempo e, fundada e administrada por Hermann Blumenau a partir do Stadtplatz da colônia - atual Centro Histórico de Blumenau. Poderia ser considerado o pioneiro local, mas não o fundador.
Mapa de José Deeke de 1905 - Timbó, Benedito Novo e Doutor Pedrinho - parte do território da Colônia Blumenau - fundada por Hermann Blumenau.
Friedrich Donner e esposa Ernestine Friederike Spies. 
O pioneiro Friedrich Donner nasceu em 02 de outubro de 1843 no território da atual Alemanha. Era comerciante e hoteleiro. Seu pai foi Carl Donner.
Donner casou em 25 de julho de 1868 com Ernestine Friederike Spies na comunidade de Badenfurt - Colônia Blumenau - em 1884.
Ernestine nasceu na cidade de Lehesten, foi filha de Carl Spies e Caroline. As testemunhas do casamento foram os pioneiros Peter Wegner Heinrich Hohl
Fonte: Portal Luteranos
Friedrich Donne casou  novamente com a filha de  Reinhold Freygang Henriette (Oehme) Freyngang,  Clara Freygang em  23 de junho de 1885.
A família Donner fez história no vale do Benedito e Timbó - início do século XX, então parte da Colônia Blumenau.
Passamos na município de Benedito Novo e fotografamos algumas edificações com arquitetura  alinhada à cultura destes contemporâneos da família Donner. Algumas um pouco mais recentes, por sua importância e peculiaridade.
Na próxima postagem - parte da  "Série Cemitérios" - apresentamos uma dos mais antigos cemitérios de Benedito Novo e os nomes dos pioneiros daquela comunidade. Agora...

As imagens comunicam - Benedito Novo...
Tipologia enxaimel com aspectos da casa rural contendo os anexos frontal e posterior - varanda e cozinha, aparentemente construídas junto com a casa, portanto construída no século XX.

Igreja Enxaimel - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade.

Anjo criado pelo artista Erwin Curt Teichmann e produzido pela Porcelana Schmidt - Pomerode SC. Também presente no cemitério de Benedito Novo, apresentado na postagem seguinte - Série Cemitérios. 
É a segunda igreja da comunidade e teve sua construção iniciada em 1917  com a técnica construtiva enxaimel. Foi inaugurada em 1927.



Edificação enxaimel que sofreu mudanças ao longo de sua existência, na forma, área e materiais, parcialmente rebocada. 




Tipologia com paredes autoportante, varanda frontal central, com empenas fechadas com madeira. A volumetria reporta à casa do pioneira, construída na Alemanha em um período mais recente.


Tipologia em enxaimel da área rural, já construída com  os anexos varanda e cozinha, responsável pela quebra no telhado. Interessante a proteção sobre a janela. Varanda autoportante com acabamento contando com a presença do arco pleno na lateral, acusando o contato deste pioneiro com pioneiro italianos, que também na região tiveram influência no modo de construir com a técnica construtiva enxaimel.














Video

Rio Benedito.

Rio Benedito.



Rancho.

Casa enxaimel rural, que provavelmente após uma reforma recebeu este elemento da casa enxaimel urbama que é o Dachgaube trazendo mais ventilação e iluminação à mansarda/sótão.


Casa Johann Karl Heinrich Töwe/ Leopold Koprowski (Schroeder) e um pouco da História pioneira - Benedito Novo SC realocada em 2022 por Rubens Ralf Löwen e sua equipe para a margem direito do Rio Benedito, no local de uma antiga fecularia.
Casa Johann Karl Heinrich Töwe/ Leopold Koprowski (Schroeder) e um pouco da História pioneira - Benedito Novo SC realocada em 2022 por Rubens Ralf Löwen e sua equipe para a margem direito do Rio Benedito, no local de uma antiga fecularia.



Edificação em madeira com volumetria da região alpina. A existência desta tipologia derruba a narrativa que a grande inclinação dos telhados da maioria de tipologias construída por alemães e imigrantes alemãs existem por causa da neve. Nos Alpes também tem temperaturas abaixo do zero, e portanto, neve no entanto, a inclinação do telhado é pequena com esta construída em Benedito Novo.


Característica volumetria feita pelo descendente do imigrante alemão. Construção mais recente em alvenaria autoportante rebocada, com a presença da mansarda e da varanda frontal.

Tipologia enxaimel com os anexos da casa rural, sendo que a varanda sofreu alterações e teve seu arco pleno fechado para criar um novo ambiente. O anexo da cozinha recebeu mais um anexo, aumentando a área.


Salão de Baile que pertenceu a Erich Maus, grande construção todo construído com a técnica construtiva enxaimel.



Vídeo

Edificação construída com a técnica construtiva enxaimel que passou por reformas, as quais acrescentaram um aumento do anexo da cozinha. O rancho ainda existe junto a casa, geralmente era a primeira residência. A casa conta com os anexos da casa rural, varanda e cozinha, sendo a varanda construída ao longa da fachada frontal com guarda corpo em madeira. A casa, ao contrário do que era feito, está perigosamente "encostada" no chão.
Vídeo










Um Registro para a História! 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”

Leitura Complementares - Para ler - Clicar sobre o título:
  1. Timbó - SC - Um pouco de história da Colônia Blumenau e paisagem atual
  2. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke
  3. Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas
  4. Detalhes do Caminho de Blumenau para Itaiópolis SC - Salto Donner - Doutor Pedrinho e Igreja de madeira São Pedro e São Paulo - Distrito de Moema - Outros
  5. Descrição de Viagens em Carros de Mola da Comitiva de Friedrich Richard Krauel - O primeiro embaixador alemão que visitou a região do Vale do Itajaí - Século XIX - então Colônia Blumenau
  6. Igreja Enxaimel - Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ribeirão Liberdade - Benedito Novo SC
  7. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
  8. Porcelana Schmidt - Tradição
  9. Erwin Curt Teichmann - Personagem de Vanguarda - Nas Artes plásticas e Design - Século XX - No Vale do Itajaí




















Nenhum comentário:

Postar um comentário