quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Paisagem em transformação - Casa Strelow - Jaraguá do Sul

Apreciamos observar e refletir sobre a célere mudança na paisagem rural da região e mesmo, das cidades, em uma velocidade jamais imaginada em países desenvolvidos, cujas cidades possuem grandes conjuntos de patrimônio histórico com idades milenares.
Observamos, como pesquisadora de Planejamento Regional, Urbanístico e Urbano, cadeiras que já lecionamos em algumas escolas de Arquitetura e Urbanismo da região.
Sempre lembrando que, como em qualquer espaço, independentemente de sua escala, é inerente e fundamental o projeto de intervenção, considerando o entorno e os elementos formadores da paisagem, sendo estes, construídos e naturais. Importante, não esquecer de considerar o momento passado (História), o momento presente (nossa interferência, considerando a história, a sustentabilidade e o meio) e o momento futuro (o que deixamos como consequência de nossas intervenções, positivas e negativas, para a nova sociedade e tecnologia). 
A sociedade pode burlar seu espaço adequando-o para o uso presente, respeitando o legado recebido e mantendo o padrão para seus descendentes. Por isso existem profissionais, inúmeros profissionais de diversas áreas para compor este projeto e quase sempre esta equipe deveria estar ligada ao gestor público. A tal equipe interdisciplinar.  
Estamos aqui refletindo sobre o assunto, por que recebemos a fotografia de uma casa, que denominaremos Casa Strelow, construída na década de 1940,  por Gustavo Strelow, na comunidade de Rio Cerro I, Jaraguá do Sul. Em 2022, esta casa estava na paisagem, rodeada de montanhas, mata, jardins e lagoa.
Gustavo, descendente de pioneiros, nasceu em 26 de fevereiro de 1918 e faleceu em 2014, com  96 anos incompletos. Ali no terreno, já existia uma casa construída com a técnica construtiva enxaimel, comum no local, Rio Cerro I, vizinho do Rio da Luz, município de Jaraguá do Sul, tão destacado no que tange a paisagem da cidade e algumas intervenções que já pontuamos neste Blog, como exemplo positivo.
Olhando a fotografia recebida, do local onde estava a Cassa Strelow, "lemos" a arquitetura nas suas paredes com mais de 70 anos, se comparadas com algumas que vimos nas cidades de alguns dos pioneiros da região, são novas. Lá permitiram que passassem por 70, 80, 90, 100, 500, 1000 anos.
Casa Strelow.
A casa era dotada de planta retangular, construída em um elevado, e tinha como moldura, as montanhas com mata no entorno imediato. Sua planta, na verdade, era um resultado de diversos volumes, dotado de um jogo de telhados com estrutura de madeira. O corpo principal, tinha um telhado com quatro águas, no qual havia a presença de um "Daschgaube". Na parte dos fundos havia um anexo com o prolongamento do plano de telhado posterior. Na parte frontal, o corpo principal recebei o volume de uma varanda a acompanhada de um anexo coberto por um conjunto de telhado com duas águas, onde a empena estava voltada para a rua. Janelas de madeira envidraças com duas folhas de abrir e contava com a presença de bandeiras, também de abrir. Provavelmente suas paredes eram autoportantes construídas com tijolos maciços, rebocadas.
O conjunto com aspecto rural, possuía uma paisagem com características definidas a partir da plena integração dos elementos construídos com os naturais. Foi necessário menos de 20 anos para que a passagem de uma propriedade rural, com residências espaçadas, fossem trocada pela paisagem extrativista, segmentada, industrial com malha de lotes urbanos, nova recém formada. A propriedade era acessada por um grande portão, localizado, mais ou menos, onde no local, foi construída uma rua que estruturas outras, sem saída, formando um conjunto com a forma de um "pente". A paisagem modificada está localizada há aproximadamente 10 quilômetros, de centralidade de Jaraguá do Sul. 

As imagens comunicam.
A Casa Strelow


A Lagoa

Acesso à Casa Strelow
Localização Casa Strelow





Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Leituras Complementares, clicar sobre, para acessar: 










Nenhum comentário:

Postar um comentário