quinta-feira, 30 de junho de 2022

Erich Teichmann - Professor - Músico - Alto Vale do Itajaí - Irmão de Erwin Carl Teichmann

As crianças são: Rubens Prochnow, Rolando Prochnow, Loreno Edgar Will, Wilson Stahnke, Leonor Schroeder, Winfried Fred Gerhards, Celso Schweitzer, Janio Antonio Burigo, João Scaff, Crista Prochnow, Arlindo Prochnow, Vera Lucia Concer Prochnow.

"Um belo relato, a minha família sempre fazia referencia ao Prof. Teichmann, mas meu pai estudou na Escola do Km 20 que ficava ao lado da Igreja Evangélica."  Leonor Schroeder
Erwin e Erich Teichmann foram filhos de Joseph Teichmann, imigrante alemão, Professor em Blumenau, terceiro maestro na  história  do Coro Masculino Liederkranz e dirigente de grupo musical em Blumenau. Sua família tocavam instrumentos musicais e tinham relações estreitas com a música por incentivo de Joseph, o pai. Erwin nasceu em 27 de julho de 1906 e seu irmão Erich nasceu em 1903, em Kiel - Alemanha.
A família, por incentivo de Anna Teichmann, a mãe, que lembrou que a família migrou para o Brasil, para não pagar aluguel e ter suas  próprias terras.
Insistiu tanto, que em 1921, Joseph  adquiriu uma gleba de terra virgem na localidade de Albertina, pertencente a Bela Alliança - atual município de Rio do Sul SC - Alto Vale do Itajaí. Neste período Erwin Curt Teichmann tinha 15 anos de idade e seu irmão Erich18 anos de idade. Ambos ajudavam muito, nas tarefas da propriedade da família. 
Para esclarecer, neste tempo, quanto mais afastado da centralidade de Blumenau eram localizadas as terras, seus preços eram mais acessíveis. Por certo, a família Teichmann não desejava deixar amigos feitos e grupos culturais para trás, mas era o que poderiam naquele momento.

Propriedade rural, na região de Rio do Sul, mais ou menos neste período que família  Teichmann mudou-se para o Alto Vale do Itajaí.
1° Igreja da Comunidade luterana de Rio do Sul
e provavelmente onde Erwin e Erich Teichmann  foram confirmados.
Os irmãos Erwin e Erich Teichmann fizeram sua confirmação na Igreja Luterana de Rio do Sul, na época do Pastor Emil Rahn, que ficou na comunidade entre 1920 até 1924. A cerimônia aconteceu no ano que a igreja foi criada em Rio do Sul. foram pioneiros na formação da comunidade luterana de Rio do Sul.
Escrevemos sobre a trajetória de Erwin Curt Teichmann, que casado com Hertha Teichmann, mudou-se para Pomerode, onde exerceu a atividade nas artes: de escultura, modelação, criação, design e pintura, tronando-se referência no Estado de Santa Catarina e também, na área da porcelana, através da Porcelana Schmidt.

 
Erich Teichmann permaneceu no Alto Vale do Itajaí, e recebemos informações sobre suas atividades a partir do depoimento fornecido por Bruno Ademar Prochnow, que nos brinvou com suas informações - parte de sua história pessoal a partir de uma fotografia do Professor Erich com seus alunos. É muito bom poder, também registrar sobre o trabalho nobre exercido por este outro filho de Joseph Teichmann.
Escola em Braço do Trombudo, onde a família do Professor Erich, também foi registrada. Acervo Família Ralf Kruger.
Erich Teichmann e família.
De acordo com Bruno Ademar Prochnow, Erich Teichmann, irmão de Erwin Curt  Teichmann, na década de 1960 residia na localidade de São João, onde está localizada a última estação ferroviária da EFSC e onde estivemos pesquisando sobre o tema na casa da família Trapp, no município de Agrolândia, próximo a Braço do Trombudo.
1964 - Inauguração da Estação da EFSC - São João.

No período do Nacionalismo, Erich não pode mais lecionar nas escolas alemãs e para sobreviver, passou a lecionar o outro oficio que aprendeu com seu pai Joseph, a música.
O pequeno Bruno Prochnow foi aluno de música de Erich Teichmann na igreja luterana do centro de Agrolândia. Bruno conta que, o então Professor Teichmann de música, percorria 4 km que cobria a distância entre São João e Agrolândia, a pé, carregando uma bolsa contendo partituras e instrumentos musicais para ensinar flauta doce, bandolim, violão, escalera e outros instrumentos para um pequeno grupo de crianças. Carregava tudo durante o percurso.
As aulas de música, motivaram representantes de uma geração local para a criação de um conjunto que ficou muito conhecido na região: Os Meteoros, no qual, Bruno, agora jovem, também estava como membro. Antes de ser  Os Meteoros, o Grupo era conhecido como "The To Shines", formada por 9 músicos, em suas infâncias, alguns deles, alunos do Professor Erich Teichmann, que tinha nascido em Kiel - Alemanha, emigrado com sua família para Blumenau, antes disto residiram em São João Batista.  Histórias de Santa Catarina.
"The To Shines" - Em o 1° Baile da Banda "Os Meteoros" - Clube Floresta Negra - Agrolândia  - 25 de outubro de 1969.
"Os Meteoros"


























Ingrid Schmoegel, neta de Erich Teichmann.


Um Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)























Nenhum comentário:

Postar um comentário