Grupo de danças folclóricas alemãs e austríacas Jäger Volkstanzgruppe de São Bento do Sul e sua coordenadora Mônica Malewschik antes de sua apresentação na Oktoberfest Blumenau 2014. |
Antes mesmo de acontecer a primeira edição da Oktoberfest, Blumenau teve grupos folclóricos em intercâmbio com grupos de outras cidades e região. Um dos grupos, que existia em Blumenau e dança até os dias atuais, é o Grupo Folclórico Alpino Germânico fundado em 29 de setembro de 1968 por Franz Zmazek e sua esposa, na sede do Clube de Caça e Tiro Testo Central - Blumenau SC, atualmente, sediado em Pomerode.
Grupo Folclórico Alpino Germânico e músicos Franz Zmazek e Roland Findeiss no Frohsin - Blumenau - Capa de seu primeiro trabalho gravado. |
Desde a década de 1960, também o C.C. 25 de Julho de Blumenau recebia visitas de grupos de danças folclóricas da Argentina, do Rio Grande do Sul e de Curitiba.
Grupo Folclórico Alpino Germânico, apresentando-se no 2° Festa da Cerveja de Blumenau, em 1969. |
Grupo Folclórico de Curitiba no C.C. 25 de Julho de Blumenau, década de 1970. |
Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe fundado em 1984, no C.C. 25 de Julho de Blumenau. |
Na edição da primeira Oktoberfest Blumenau, em 1984, até os dias atuais, o intercâmbio de grupos de danças folclóricas alemãs e austríacas só aumentou. Um dos centros de cultura alemã que muito contribuiu com este intercâmbio foi a cidade de São Bento do Sul.
Já na primeira edição da Oktoberfest de Blumenau, houve a participação de dois grupos folclóricos daquela cidade: Grupo Folclórico Edelweiss e o Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald. E a tradição continuou, não só participaram das edições seguintes da Oktoberfest Blumenau, como outros grupos da cidade de São Bento também desceram a serra até Blumenau, no período da Oktoberfest Blumenau, como o Jäger Volkstanzgruppe.
Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald no desfile oficial da Oktoberfest Blumenau 1990. Acervo: Rose Marie Scharf. |
Conhecemos Jäger Volkstanzgruppe de São Bento do Sul no Encontro Internacional de Grupos Folclóricos de Pomerode, durante a Festa Pomerana de 2011. Depois o reencontramos na edição de 2012. Segue fotografias de momentos que registramos.
Registrando o grupo folclórico de São Bento do Sul, em Pomerode. |
Mônica Malewschik, coordenadora do Jäger Volkstanzgruppe e Ângela Ideker, que muito contribuiu para a dança folclórica, na cidade de Blumenau. |
Com o folcloristas do Jäger Volkstanzgruppe, 2011. |
Marielly Rohrbacher e Carlos Rohrbacher. |
Mais tarde mantivemos contato pelas redes sociais. Quando soubemos de sua apresentação na Oktoberfest Blumenau 2014, no dia 11 de outubro. Com o objetivo de fazer material histórico, fomos até o local da Oktoberfest, há exatamente 10 anos e registramos esta tradição, intercâmbio e história.
O Jäger Volkstanzgruppe foi fundado em 18 de novembro de 2006, por um grupo de jovens que buscava resgatar a tradição da dança folclórica e parte da cultura dos antepassados, mais precisamente da cultura bávara, região da Alemanha de onde veio a maioria dos pioneiros da cidade de São Bento e da Oktoberfest que inspirou a Oktoberfest Blumenau. O grupo está sediado na Sociedade de Atiradores 23 de Setembro - São Bento do Sul.
A comunidade da qual seus integrantes fazem parte, foi iniciada por imigrantes oriundos da Baviera, e esta busca manter a prática de algumas festividades da região dos antepassados, e também parte das danças folclóricas, como estas praticadas pelo grupo.
Na época o grupo era coordenado por Mônica Melewschik.
A cidade de São Bento do Sul surgiu com base em uma Sociedade Colonizadora de 1849, em Hamburgo - Lolonisationsverein von 1849, Hamburgo). Os imigrantes que iniciaram a povoação de São Bento do Sul, como já mencionado, eram oriundos do Sul da Alemanha e da Áustria. Os imigrantes da Áustria, súditos do Império Austro-Húngaro eram boêmios - Böhmerwald.
Segue o registro efetuados por nós, para a história da continuação de intercâmbio de danças folclóricas entre São Bento do Sul e Blumenau, na Oktoberfest Blumenau 2014, há 10 anos.
Vídeos
Bandoneonpolka - Lineburger Windmühle
Kronentanz
Tentamos atualizar os registros feitos em 2014, mas a tecnologia era outra. Ficou como novidade, a edição junto com as imagens.
Grupo folclórico Jäger Volkstanzgruppe e sua coordenadora Mônica Malewschik. |
Um Registro para a História
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Nenhum comentário:
Postar um comentário