domingo, 24 de abril de 2022

Projeto Memorvale - Refrigeração Martendal Ltda. - Rua São Paulo N° 1410 - DEMOLIDA em 1988

 
Esta edificação, de uso misto - residencial e de serviços, com acessos pelo Rua Martin Luther e para a Rua São Paulo - Refrigeração Martendal Ltda, tipologia construída com técnica construtiva enxaimel, pertenceu ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau, devidamente registrado no Projeto Memorvale. No projeto, sua  localização está registrada com sendo  Rua São Paulo, porém o número era o N° 1410 - fundos. 















Uma tipologia enxaimel construída bem próxima à centralidade de Blumenau, mais especificamente junto à rua dos Pioneiros, entre a rua XV de Novembro e a localidade de Altona. Construída em uma escala maior do que a média, construída com esta técnica construtiva, nesta região, neste período e, de aparente uso misto, residência e oficina. 
Orlando Georg.
De acordo com o membro de uma família que tinha firma ao lado deste endereço, Orlando George, antes da Refrigeração Martendal se instalar na edificação construída com a técnica enxaimel, o local era um pequeno moinho da Família Loss. A casa pertencia  à família Hassler. O local era conhecido como Atafona, que já esclarecemos que atafona é a pequena fábrica de farinha de mandioca e foi uma técnica herdada dos indígenas locais e o moinho era uma pequena fábrica de farinha de milho e foi trazida pelos imigrantes alemães e italianos.  De acordo com Georg, neste local eram feitos a partir do milho, o fubá branco e mais três tipos de farinha de milho.




Arquitetura

A estrutura por estar inserida em um pé-direito praticamente duplo - dois pavimentos tem uma distribuição diferenciada do que aquela conhecida nas edificações somente residenciais de estrutura enxaimel. Pode estar fora dos padrões volumétricos, mas jamais sem desconsiderar a característica simetria da fachada, formando uma composição a partir da porta de acesso principal frontal, centralizada, ladeadas por um par de janelas de madeira e vidro - tipo com duas folhas, no pavimento térreo. 
Por ser tratar de uma edificação para uso de oficina que necessitava carregar veículos com as máquinas para transportar ou descarregar, havia um tipo de plataforma alta da altura dos veículos, com escada. Alinhadas à sequência das janelas do pavimento térreo, estavam as janelas do segundo pavimento. Aparentemente as laterais receberam reboco. O telhado, segue as características das edificações enxaimel construídas na região, com estrutura de madeira e telhas cerâmica planas, ou rabo de castor (germânicas).  O fechamento frontal de tijolos maciços aparentes. Na parte frontal, para proteção do primeiro pavimento para as atividades de carga e descarga, através da presença de uma grande "mão francesa", também confeccionada de madeira, formando uma estrutura triangular, foi feito uma cobertura de zinco - em um só "pano" de telhado. O muro presente na lateral direita, faz-nos compreender que existia, igualmente, o acesso pela Rua Martin Luther, como acontece nos anos 2022.
No próprio registro do Memorvale há a informação de que a tipologia histórica foi demolida em 1988. e no seu lugar foi construído um edifício de alguns pavimentos, onde a parte posterior, assumo mais altura que o desnível e tem acesso pela Rua Martin Luther.
A tipologia história, também possuía acesso por esta via, evidenciada pela existência de um  muro no lado direito.

Edifício com acesso pela Rua Rua Martin Luther.
Curiosamente no site da empresa, há a informação de que a mesma foi fundada em 1976. Fica, portanto, uma dúvida. Pelo aspecto do casarão enxaimel, o mesmo deveria ter mais idade do que aparenta esta edificação, se a mesma tivesse sido construída no início a década de 1970. O que funcionava antes neste local antes da Martendal? Quem o construiu?
Por se tratar de uma tipologia mista rara, de grande porte, no século XX, podemos afirmar que há uma história ainda escondida nesta tipologia.

 Em julho de 1981, A Martendal se tornou Serviço Autorizado Brastemp. Na metade da década de 90, houve a fusão das marcas Brastemp e Consul, a Martendal passou a atender uma gama maior de produtos e continuar no mesmo local, somente que novo edifício, agora tendo como endereço, diferenciando um pouco daquele registrado na Ficha do Memorvale. O endereço atualizado é:  Rua São Paulo, 1384 fundos - Bairro Victor Konder - Blumenau - SC.

Nosso comentário: Tipologia construída com estrutura enxaimel, de grande porte - dois pavimentos e, provavelmente no século XX o que a fazia ser considerada uma tipologia rara e exclusiva entre as muitas, construídas na região, com a técnica construtiva enxaimel.

Um registro para a História!

Projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico Memorvale

O projeto Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale foi a efetivação do cadastramento das principais tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau e região, nas décadas de 1980 e 1990 e, que teve como epílogo, o tombamento, pela Fundação Catarinense de Cultura, de vários imóveis no centro de Blumenau e outros restaurados. Professor Vilmar Vidor foi o idealizador e proponente do projeto, tendo em sua equipe, dentre outras pessoas, a professora Amábile M. T. Dorigatti, que também coordenou o projeto, em determinada época.
Para a efetivação prática do projeto, Professor Vilmar Vidor contou com o apoio da FURB, através da participação de estagiários acadêmicos da instituição, que elaboraram o cadastro de imóveis antigos, de todos os tipos, linguagem e técnicas construtivas, entre os quais, aqueles construídos com a técnica construtiva enxaimel. O cadastro individual de cada tipologia, continha um pequeno relatório técnico, descrição, planta baixa, elevações e fotografias dos imóveis selecionados.

Fichas do Cadastro do Patrimônio Arquitetônico - Memorvale 

Tivemos acessos a mais de 1100 fichas pertencentes ao Cadastro do Patrimônio Arquitetônico – Memorvale (E que apresentaremos de modo individual - listada neste espaço), semelhantes a esta pequena amostra apresentada abaixo, onde estão listadas algumas das centenas de tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel, autoportante, e outras técnicas, dentro de diferentes estilos e recortes de tempo, que existem e existiam na cidade de Blumenau região. O modelo da ficha foi criado pelo Professor Vilmar Vidor e sua equipe e usado para elaborar o pioneiro cadastro do Patrimônio Histórico Arquitetônico, conhecido como Memorvale. De acordo com o Professor Vidor, pioneiro nesta pesquisa no Vale do Itajaí, em entrevista cedida ao jornalista Altair Pimpão, em 2 de março de 2014, 2/3 das edificações cadastradas de Blumenau, foram demolidas. Atualmente, mais, com certeza.
O assunto patrimônio e este trabalho eram tão novos dentro da academia, na cidade de Blumenau e região, que em algumas fichas, as casas foram definidas como “enchaimel”

O acervo e seu destino

Ainda na entrevista cedida ao jornalista Altair Carlos Pimpão em 2 de março de 2014, o Professor Vilmar Vidor explicou que o fichário dos imóveis foi repassado para a Fundação Cultural de Blumenau, para o Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau – IPPUB e para a FURB, onde pesquisamos o acervoO trabalho foi desenvolvido em parceria, entre a FURB e o IPPUB, foi muito facilitado e viabilizado, porque o Professor Vidor era Presidente do IPPUB, e simultaneamente, professor da FURB, o que lhe permitiu "diminuir distâncias" e a burocracia para o êxito do projeto.
A partir do projeto de Cadastramento do Patrimônio Arquitetônico, conhecido como Memorvale, a Professora do Curso de Serviço Social da FURB – Amábile M. T. Dorigatti, criou a Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos; importante para o êxito do projeto, sua fluidez, levantamentos e efetivação dos cadastramentos das edificações históricas, viabilizando diálogos, projetos e parcerias entre proprietáriospesquisadores e poder público. 
Desta forma, a equipe de pesquisas coordenada pelo Professor Vilmar Vidor mantinha um diálogo permanente com os proprietários de imóveis antigos, através da associação que tinha uma cadeira no Conselho do Patrimônio Histórico de Blumenau, e também, no Conselho de Planejamento Urbano de Blumenau. Nas assembleias desta Associação, a municipalidade e os proprietários debatiam sobre a manutenção do patrimônio e sobre possíveis políticas preservacionistas. Existia um Estatuto e as reuniões eram periódicas.
Este material da Memorvale que pesquisamos, acessamos o Setor de Documentos Especiais da Biblioteca da FURB.

Na sequência os link's das Edificações Históricas, demolidas ou não, seus estudos, fotografias e a ficha do Memorvale. Para acessar, basta clicar sobre o Link, na edificação/ficha escolhida - No total somam 1100 fichas - em construção.

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário