quarta-feira, 13 de abril de 2022

O Livro On line: FACHWERK - A Técnica Construtiva Enxaimel - Publicado em 2019

Mediante a necessidade em disponibilizar o resultado de nossa pesquisa, iniciada dentro da academia, desenvolvida ainda quando éramos acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, década de 1990, sob a orientação do pioneiro na pesquisa sobre o enxaimel, no estado de Santa Catarina, o Professor e Arquiteto Vilmar Vidor, há mais de 30 anos, disponibilizamos este livro aqui neste espaço de pesquisa
Curso de restauro de estrutura enxaimel ministrado por Manfred Gerner - um dos maiores nomes da pesquisa do Fachwerk - Enxaimel, na Alemanha - 12 a 16 de agosto de 1996. O encontro e o curso foi idealizado e promovido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau - IPPUB sob a presidencia do Professor Vilmar Vidor - Estamos na varanda.


Por que - necessidade? Pelo mesmo motivo que nos motivamos a publicar este livro. Lemos e nos deparamos com muitos equívocos, quando o assunto é a edificação construída com a milenar técnica construtiva com a estrutura de madeira, conhecida no Brasil, como Enxaimel. O livro é de fácil entendimento e é a introdução do significado desta técnica - destacando sua importância, também , na construção de inúmeras cidades no Sul do Brasil, geralmente fundadas por pioneiros alemães.
O conteúdo do livro é uma base, que tínhamos como objetivo, disponibilizar aos pesquisadores e leigos para ser usado como apoio à outras pesquisas sobre a técnica construtiva e mesmo disponibilizar conhecimento sobre esta. 
Tivemos um problema com a revisão do livro, o qual será  remediado na próxima edição. 


Também salientamos que o livro faz parte de uma coleção, que iniciamos com a publicação do livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - 2010. Este apresenta a ideologia responsável pela construção e pela erradicação da única ferrovia com tecnologia alemã, construída no Brasil e que não completou 100 anos de atividades, pois foi erradicado antes disto. Em alguns locais, durou menos de 30 anos, em pleno funcionamento.  O livro é fonte de pesquisa sobre esta ferrovia, também na Alemanha. Esta coleção continuará com o lançamento do terceiro livro. Ponto em comum é a capa e os elementos abordados, geralmente responsável por estruturação da Cidade, a partir do Urbanismo e Arquitetura, acompanhado por uma ótica histórica, social, econômica - dentro de uma linha evolutiva, quando possível.
Pequeno vídeo feito durante a correção do livro sobre enxaimel e comparávamos os dois...

Com Dr. Wolfgang Betz e Dr. Konrad Bedal - Alemanha.
O livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, teve parte de suas pesquisas feitas no Rio Grande do Sul, interior do Vale do Itajaí, nos principais centros urbanos de cidades do Vale do Itajaí e na Alemanha, que rendeu um encontro com o pesquisador Konrad Bedal, o qual esclareceu muitas dúvidas e nos fez compreender muitas coisas que nos incomodavam entre os "especialistas" da terrinha. Estamos escrevendo a sequencia deste, com técnica construtiva atualizada nos moldes atuais, alinha à sustentabilidade, amplamente adotada na Alemanha que nunca deixou de construir enxaimel e nem acha que "é coisa velha". Lá, a técnica construtiva enxaimel, é considerada a principal técnica construtiva dentro do aspecto sustentabilidade, com materiais industrializados, respeitando determinadas normas e também no aproveitamento do subproduto da madeira beneficiada, sendo esta oriunda de reflorestamentos. Apresentamos um artigo no  no 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects, em 2021. O livro sobre, prossegue em estruturação - sob pesquisa e sendo escrito.
O livro A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina  esgotou. 
O livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel foi disponibilizado nas principais bibliotecas e também foi lançado nas principais cidades do Vale do Itajaí. Também, as escolas municipais de Blumenau, Pomerode e Timbó receberam (lançamentos antes da pandemia) exemplares do livro para suas bibliotecas, bem com as bibliotecas da FURB (Blumenau) e da UNIDAVI (Rio do Sul).
Seu arquivo tem um conteúdo muito grande - contém aproximadamente 400 fotografias. Por isso - ao clicar no link abaixo, você não conseguirá abrir o livro imediatamente. Este deverá se "baixado" no seu computador.

O livro  - Clicar sobre - a l t a resolução

A quem tiver interesse em adquirir o livro, pode ser encontrado:
  1. - Empório Vale Europeu - Clicar sobre: Livro sobre enxaimel - Angelina
  2. - Mercado Livre  - Clicar sobre: Livro sobre enxaimel - Angelina
  3. - Pomerode - Restaurante Schroeder
  4. - Trombudo Central - Krieger Haus
  5. - Blumenau - BookCenter - Rua Sete de Setembro
  6. - E diretamente com a autora - livro é encaminhado via correio
Os primeiros livros...

                                  












                


          
O primeiro - em nossa casa.


                              

                         
                  
Lançamento na Cidade de Blumenau
Lançamento do Livro 
Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel
Dia: 31 de janeiro de 2020
C.C. 25 de Julho de Blumenau – 19h30min













Vídeo

Mestre de Cerimônias 
Senhoras e Senhores, boa noite.
Mestre de Cerimônias  
Estamos iniciando, neste momento, a solenidade de lançamento do Livro: Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel, de Angelina Wittmann. 
Após uma pesquisa de mais de 25 anos, reforçamos que enxaimel não é um estilo, não é limitado dentro de um conceito engessado dentro de um recorte de tempo somente, não é “ripa” colada em uma parede de alvenaria, não é tecnologia repassada pelos indígenas que viviam no Brasil quando chegaram os pioneiros, não foi construído e usado pelos “colonos” somente, não é coisa velha, não é passado, não é coisa pobre, não é só aquela edificação que tem tijolos à vista, …,.
A casa com a estrutura enxaimel é um dos muitos modelos resultantes de um processo que teve início durante a primeira grande revolução do homem, quando este deixou de ser coletor e caçador e se fixou no solo, tornando-se agricultor a pastor. Homem que domou, segundo Munford, a si mesmo e depois, o meio insalubre que tinha que tirar a sua sobrevivência e construir a sua casa primária com materiais tirados deste meio, o embrião da casa de madeira encaixada, com a presença dos primeiros encaixes.
Enxaimel é uma estrutura de madeira independente das paredes, com toda a complexidades da distribuição de cargas que isto significa e só conseguida nas casas de alvenaria após os experimentos na igreja de Santa Sofia, no século VI e depois evoluído até chegar a leveza dos vitrais das catedrais góticas - o ápice desta revolução na técnica construtiva em alvenaria de pedras. A casa de madeira já apresentava a sua estrutura independente das paredes, há 6.000 anos a.C. e que nunca deixou de ser construída, até o tempo presente.

Mestre de Cerimônias 
Agradecendo pela presença, convidamos para se postarem junto a este cerimonial:

1 - Representante do Prefeito de Blumenau –  Mário Hildebrandt 
Arquiteto Roger Schreiber – Diretor de Planejamento

2 – Cônsulado Honorário da Alemanha em Blumenau
Cônsul Susanne Klemz Adam

3 – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - CAU SC 
Presidente - Arquiteta  Daniela Sarmento

4 - Representante do Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) – Rodrigo Ramos e que fez a apresentação da obra.
Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico da Fundação Cultural de Blumenau

5 – Câmara de Vereadores  de Blumenau
 Vereador Jens Mantau 

6 – IHB -  Instituto Histórico de Blumenau
Presidente Marcos Schroeder 

7 –  C.C. 25 de Julho de Blumenau
Presidente Dieter Berner 

Mestre de Cerimônias 
Registramos e agradecemos também pela honrosa presença dos folcloristas de Grupos Folclóricos da AFG e da região; coralistas de grupos de canto coral, professores, arquitetos, acadêmicos e proprietários de casas enxaimel residentes em Blumenau e também, em cidades da região como Ibirama, Rio do Sul, Indaial, São Bento, Jaraguá do Sul, Pomerode e Gaspar.

Mestre de Cerimônias 
Registramos e agradecemos, igualmente, a presença da Artista plástica de Pomerode Margareth Rauh Soethe, que apresenta 4 obras – expostas próxima à mesa da autora – cujo motivo é a técnica construtiva enxaimel.
Com Hans Jurgen Jopp - antes do início da cerimônia.
Como também, registramos e agradecemos a presença da Hans Jurgen Jopp – Spitz, organista e músico formado na Alemanha nascido na vila de Mechenhard, conhecida como Erlenbach – norte da Bavária. Spitz é o tecladista e arranjador do Coro Masculino Liederkranz - Coro que ensaio e é um dos grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
Hans Jurgen Jopp foi o primeiro vocalista de uma das grandes bandas alemãs que tocaram no Oktoberfest Blumenau da década de 1990, chamada Die Odenwälder Fidele Buan.

Mestre de Cerimônias 
Saudamos, ainda, os demais convidados que nos prestigiam na noite de hoje, de forma muito especial e carinhosa à família da autora do livro lançado hoje.

Mestre de Cerimônias 
Iniciando esta cerimônia, acompanharemos, com respeito, a execução do Hino Nacional Brasileiro, e em seguida, o Hino Nacional Alemão.
Execução dos Hinos...

Mestre de Cerimônias 
Destacamos, a seguir, a Apresentação do livro feita por Rodrigo Ramos - Jornalista - Produtor Cultural – Professor - Especialista em Arte e Educação e atual Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais: 
“Ficamos surpresos como o convite para fazer a apresentação deste livro. Como jornalista, produtor cultural, professor e cidadão, tenho observado o trabalho da arquiteta e memorialista Angelina Wittmann nas questões da preservação da memória em Blumenau e região. Este livro não é revisionista, mas apresenta reflexões sobre as formas construtivas como identidade cultural da região do Vale do Itajaí.  A publicação traz informações de forma a entender as dimensões, teóricas e práticas, utilizadas na arquitetura.  
Considerada como um braço da história da arte, a arquitetura marca ideias e os grandes (de)feitos da sociedade humana. Nas próximas páginas o leitor, que se debruçar sobre esta obra, encontrará uma infinidade de informações técnicas e terá também um panorama da história da arquitetura. Nesse recorte histórico e linha do tempo, Angelina vai em busca de informações das primeiras civilizações e mostra detalhes muito similares aos usados no período Neolítico com a técnica construtiva do Fachwerkbau. 
Curiosa e inquieta, não se contenta apenas com a pesquisa histórica e busca, através de relatos que ela obteve, partilhar opiniões e ideias sobre as questões patrimoniais e de preservação. Uma atitude que leva a sociedade a refletir. Angelina trabalha a cultura, a cidade e mais uma vez, aponta para ações de preservação que devem ser vivenciadas por toda sociedade e a que podemos chamar de ação de “cidadania cultural”.  Para os leitores argutos, é uma rica contribuição, com diálogo franco e inteligente, para avançarmos na política pública cultural de preservação do patrimônio da sociedade.” Rodrigo Rogério Ramos
Mestre de Cerimônias 

Também, na apresentação do livro feita por Dr. Wolfgang Betz, traduzido do alemão por Beatriz Niemeyer, se destaca:
“A arquiteta Angelina Wittmann registra através desta obra, o resultado de vários anos de pesquisa sobre a construção enxaimel. Seu trabalho científico estende-se sobre uma vasta área geográfica e compreende profundidade histórica. Imigrantes alemães trouxeram esta técnica de construção de suas regiões para o sul do Brasil e a adaptaram às condições locais.
Durante várias viagens por regiões da Alemanha, a autora estudou o enxaimel, fez comparações e demonstra as diferenças de forma clara, com descrições detalhadas, desenhos e fotografias. Um fragmento dessas viagens de estudos de Angelina Wittmann, eu tive o prazer de acompanhar. Nas cidades históricas de Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl, Bad Windheim e outras, ainda hoje os moradores orgulham-se de suas edificações enxaimel e da imagem que as mesmas concedem às suas cidades. A inconfundível identidade dessas cidades revigora a sensação de pertencimento de seus moradores e acentua o agradável estilo de vida que se encontra nas ruas estreitas e vielas, o que atrai anualmente milhares de turistas de todo o mundo.
Durante séculos era a madeira que determinava a forma de construir de grande parte da população, dos trabalhadores, da classe média baixa e agricultores. Na Francônia, como em outras regiões da Alemanha, o legado das construções dos pequenos burgueses é conservado em museus, como também no museu a céu aberto “Freilandsmuseum” em Bad Windsheim. Na engenharia da construção urbana a proteção patrimonial cultural goza de uma posição importante, o que, sem o apoio dos habitantes, não seria possível. Angelina conheceu também, durante suas pesquisas, essas três visões sobre o assunto: a do diretor do Museu, a do arquiteto urbano e a de um curador municipal de patrimônio histórico. Esses especialistas debateram com a arquiteta de Santa Catarina, com espontâneo interesse.
Por essa razão, a obra de Angelina Wittmann deverá servir excepcionalmente bem para fomentar o conhecimento e a compreensão desse legado cultural alemão no Brasil. O mesmo, ainda que represente a forma de construir tradicional e despretensiosa de moradores do campo e cidadãos humildes, merece ser valorizado e protegido. Neste sentido, desejo que este considerável trabalho receba a atenção de numerosos e sensíveis leitores e admiradores.” Dr. Wolfgang Betz
Mestre de Cerimônias  

Para melhor entendermos a obra hoje lançada, ouviremos, a seguir, os seguintes pronunciamentos:
•Da autora: Angelina Wittmann

•Representante do Prefeito de Blumenau – Mário Hildebrandt
 Roger Schreiber – Secretário Municipal de planejamento.

•Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina - CAU SC 
 Arquiteta Daniela Sarmento

•Representante do Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) – Rodrigo Ramos
Professora Sueli Petry - Diretora do Patrimônio Histórico-Museológico da Fundação Cultural de Blumenau

• (Palavra livre a quem desejar se pronunciar…)

Mestre de Cerimônias 
Apresentação do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e danças de integração.

 Mestre de Cerimônias 
A seguir, um momento musical: com repertório alemão proporcionado por Spitz (Teclado)e seus Claudio Baumann (Saxofone e flauta) e Osni Neumann (Baterista e percussão) – no decorrer da noite cultural festiva, onde todos poderão fazer uso da pista de dança, como também fazer uso do serviço de bar e cozinha, disponíveis na noite.

Mestre de Cerimônias  
Agradecendo novamente a presença de todos, encerramos esta cerimônia e convidamos os presentes para:
Prestigiar a música ouvindo, ou dançando;
Também, para a visitação às obras de Margareth Soeth
Para a seção de autógrafos de Angelina Wittmann, Autora do livro, ao som de músicas alemãs e austríacas tocadas por Spitz e amigos – lembrando que o salão está disponível a quem desejar dançar, contando com o serviço de bar e cozinha.

Referências
 Para ler mais sobre - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Emil Odebrecht - 75° aniversário de um de seus bisnetos - Blumenau SC
  2. Lançamento do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - 37° Festa Pomerana - Pomerode SC
  3. O Diário de uma Reforma - O Palco do C.C. 25 de Julho
  4. Arquiteto Vilmar Vidor - Sua trajetória - Idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB e do IPPUB
  5. Terminado - o livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel.
  6. Weltruf - na cidade de Neuendettelsau - conhecem a história da Moellmann - Blumenau
  7. Angelina Wittmann lança obra sobre o enxaimel
Para isso, basta  Clicar sobre um dos títulos da lista ou, sobre as capas dos livros abaixo:

  1. Livro on Line - "Colonisação Alemã de São Pedro de Alcantara - Comemoração do Centenário da Colonisação de Santa Catharina 1829 - 1929"
  2. Colhedores de café - Cartas dos imigrantes alemães publicadas nos jornais da Turíngia - de Débora Bendocchi Alves
  3. Navegadores e Exploradores em Santa Catarina de 1525 a 1839 - Retratados em Selos
  4. "Morar na Colônia: A Arquitetura da Imigração em Testo Alto e Rio da Luz" e "Histórias à mesa: Memórias e Sabores do Rio da Luz e Testo Alto" - Projeto Lumiar
  5. O Livro - Fritz Müller 200 anos - Legado que Ultrapassa Fronteiras
  6. "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Tomos 1 e 2
  7. A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina
  8. Brasilien Und Die Deutsch-brasilianische Kolonie Blumenau - Dr. Phil Wettstein
  9. Germânia - Tácito
  10. Artigo - Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
  11. Livro sobre o Vale do Itajaí sob aspectos sócio-econômico - "Santa Catarina - A terra - o Homem e a Economia" - Paulo Fernando Lago
  12. Artigo: Neoenxaimel - Pseudoenxaimel e Enxaimel - Publicado no livro: "Patrimônio Arquitetônico: Debates Contemporâneos".
  13. Enxaimel e Sustentabilidade - Artigo apresentado no 27° Congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects
  14. Livro - Centenário de Blumenau (1850-2 de setembro de 1950) e os Personagens da História que foram escolhidos para esta publicação histórica
  15. O Livro On line: FACHWERK - A TÉCNICA CONSTRUTIVA ENXAIMEL - Publicado em 2019

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário