domingo, 17 de abril de 2022

Correspondência Oficial - Hermann Blumenau - Ajustes de contas e assuntos técnicos relacionados à Construção da Estrada Blumenau - Curitibanos - 1876

Acampamento de Emil Odebrecht e sua equipe em uma das expedições para a o pé da Serra. de Santa Catarina.
Estudando o material que resgatamos  - em  pesquisa - no Setor de documentos raros da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, encontramos este ofício o qual compartilhamos nesta "Série" - Correspondência Oficial.

Esta correspondência oficial de 1876 de Hermann Blumenau (outra pessoa escreveu, pois não é sua letra, mas assinou) à Presidência da Província está relacionada à construção da estrada que ligava a sede da Colônia Blumenau a Curitibanos, que era uma das principais estradas abertas, conhecida Blumenau -Curitibanos.
Onze anos antes, em 1867, Emil Odebrecht iniciou a abertura da picada de ligação da Colônia Blumenau ao Planalto Serrano. A ocupação da colônia aumentava com a vinda sucessiva de levas de imigrantes e o aumento de produtos disponíveis para comercialização com os tropeiros do trajeto Curitibanos-Blumenau.
Antes de ser criada a sociedade Companhia Construtora da Estrada Blumenau-Curitibanos, para que melhorasse a antiga picada e a tornasse uma estrada carroçável, esta ligando o Vale do Itajaí ao Planalto Serrano. Em 1887, a Direção da Colônia Blumenau expunha revezes e desencontros em informações e valores, com a Presidência da Província, valores para a abertura desta estrada, como comprova este documento apresentado nesta postagem, de 1876.
A picada aberta foi usada para a passagem de tropas e concluída, dois anos após a data desta correspondência, em 1878. Por mais de 50 anos trilharam este caminho animais cargueiros e tropas de gado. Quando surgiram os primeiros veículos motorizados, surgiram igualmente os conflitos gerados entre as duas formas de transporte. 
Tudo teve início em 1863, quando Emil Odebrecht, juntamente com mais oito homens, fez sua primeira expedição com o objetivo de estudar a bacia do Itajaí-Açu e encontrar melhor traçado para construir uma estrada que ligasse a Colônia Blumenau ao Oeste de Santa Catarina e ao Planalto Serrano.
Alguns mapas existentes que fazem menção aos lugares citados na correspondência histórica. Por que  Virgínio da Gama Lobo entrou nesta história? Por que o diretor da Colônia Blumenau questionava os números relacionado à construção da estrada?

Da pesquisa realizada por Marcos Schroeder, em data posterior a data mencionada na correspondência, onde personalidades da Colônia Blumenau começaram a investir na Estrada construída.


A Correspondência de 1876
Descobrimos que Virgínio da Gama Lobo era nascido em Recife no dia 15 de março de 1843, tinha 33 anos quando foi mencionado nesta correspondência e antes desta cargo, foi deputado Provincial de Santa Catarina na 20ª legislatura (1874 — 1875).
Em 1867, Virgínio foi designado Engenheiro responsável pela medição de terras devolutas na margem esquerda do Rio Itajaí-Mirim, que deveriam ser incorporadas à Itajaí. Em 24 de maio de 1871 e o motivo de ser mencionado na correspondência oficial, integrou a Comissão Diretora da Construção de Estradas Coloniais da Província de Santa Catarina, como 1º Ajudante, assumiu a 4 de setembro de 1873, 3 anos antes desta da correspondência. Em 27 de abril de 1874 foi nomeado Coordenador da Comissão Exploradora da Estrada de Blumenau a Curitibanos. Por que? E Emil Odebrecht?
Agora perguntamos, porque alguém de Recife para este trabalho, se a Colônia Blumenau era munido de técnicos de igual envergadura? Este profissional acabou tornando-se deputado na capital da Província de Santa Catarina.

Transcrição da Correspondência

Directoria da Colonia Blumenau 14 de março de 1876.
Illmo. Exmo Sr.
Por avizo de 9 do mez p. p. Va. Excia havia dignado, approvar  a combinação tomada entre o Ismo Dr. Virginio da Gama Lobo e esta Directoria, de elle mandar continuar os nivelamentos necessarios  na Estrada para Curitibanos, afim de que a mesma Directoria possa continuar na execução da abertura ou construcção do proprio caminho nas secções, de que havia sido incumbida, i. é até o rio Tayó ou a raiz da serra de maneira que ella havia de pagar os salários, os viveres e seu transporte mais despesas miúdas com os operarios  occupados no dito nivelamento.
Tendo-se actualmente concluído uma parte do mesmo, evidenciou-se porém e infelizmente, que este serviço aprezentou e ainda na sua continuação ha de aprezentar  difficuldades maiores do que a principio se suppunha em lugar de extensas partes planas, que parecião dispensar qualquer nivelamento, este deverá ser executado até o rio Tayó sem interrupção, porque somente por esta maneira se conseguirá um traço, que possa ser considerado como definitivo e servir de base para a medição e distribuição de lotes de terra e sobretudo para a frente fixa e definitiva das mesmas.
Combinei com o Sr. Gama Lobo, portanto e como este serviço muito urgente que elle mande continuar o mesmo com a  possível brevidade, ficando em pé nosso accordo  anterior, approvado por V. Excia. E continuando  esta Directoria em pagar os salários etc dos operários. Partirá portanto nos próximos dias uma dos subordinados daquelle chefe para este fim.
A respectiva despeza, porém, à vista das referidas circunstancias também será mais consideravel do que à principio se calculou e poderá talvez ainda chegar a 1:700$000 até 2:000$000, sendo totalmente impossível, calculal-a com perfeita exatidão. ____. Para cobril-a, existe ainda na mão do Sr. Gama Lobo ou restou da quantia, que elle recebeu para seus serviços, um saldo e este poderia ser empregado nestes nivelamentos, contanto que V. Excia approve ou autorize  este albitre; além disto eu terei ainda à disposição para o mesmo fim o saldo de cerca de Rs1:700$000, estando já deduzidos os cerca de 800$000, que custou o saltinho do rio Trombudo.
Reunindo-se portanto estes differentes saldos, o total em todo e qualquer caso chegará para não somente concluir os nivelamentos em questão, mas sobrará provavelmente quantia sufficiente, para que o agrimensor Odebrecht possa executar o levantamento, com seu distanciametro, do curso do Itajahy Assú superior e de differentes dos seus confluentes a que eu alludi  no meu offício  N°  10  de 31 de janeiro p. p.
Solicito portanto respeitosamente, V. Excia queira dignar, d’approvar esta combinação de modo, que nestes nivelamentos em primeiro lugar, fique empregado saldo na mão do Sr. Gama Lobo e o resto da despeza suprido por esta Diretoria, comtanto o credito originário da Rs40:500$000, destinado para os serviços daquella estrada.
Deos Guarde a V.Excia.
Illmo. Exmo. Sr. Dr. João Capistrano Bandeira de Mello Filho, Mui Digno Prezidente  da Provincia.
O Diretor
Dr.H. Blumenau

Pareceu-nos que Diretoria da Colonia Blumenau acusava existir quantia, mostrando os números na mão de Gama Filho que ainda poderia ser investido na obra de Blumenau - Curitibanos.
Intrigante.

Leituras complementares - Clicar sobre Título escolhido: 
  1. Correspondência Oficial - 25 de fevereiro de 1876 - Hermann Bruno Otto Blumenau - com Palavras Ásperas
  2. Correspondência Oficial - 1865 - Hermann Blumenau - Pauta: abertura de Estrada entre Itoupava Norte e Povoação Blumenau - Margem Esquerda
  3. Correspondência Oficial - Carta de Hermann Wendeburg - solicitando Homens para a polícia de Blumenau ao Vice-Presidente da Província - Ano 1868
  4. Correspondência Oficial - Ofício da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina à Solicitação de Capital de Hermann Blumenau - Ano 1879
  5. Correspondência Oficial - Colonia Blumenau 1
  6. Correspondência Oficial 1865 - Trabalhos Executados no mês de junho de 1865
  7. Correspondência Oficial 1865 - Voluntários da Pátria
  8. Correspondência Oficial - 1865 - Trabalhos executados no mês de agosto de 1865
  9. Correspondência Oficial 1867 - Hermann Wanderburg
  10. Correspondência Oficial - Solicitação de Padre Para Colonia Blumemau - 1867
  11. Correspondência de Hermann Wanderburg - 1868 - Subdelegado de Polícia - 1868
  12. Correspondência Oficial 1868 - Relacionado a chegada de 391 colonos - Navio Lord Brongham
  13. Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau
  14. Correspondência Oficial 1873 - Relacionado aos Voluntários da Pátria
  15. Correspondência Oficial 1873 - Solicitação de tratamento médico na capital
  16. Correspondência Oficial 1876 - Estrada de Curitibanos - Verbas
  17. Correspondência Oficial - 1876 - Colônia Blumenau - Orçamento de Obra
  18. Correspondência Oficial 1881 - Sobre Imigração italiana - Colônia Blumenau
  19. Correspondência Oficial 1882 - Colônia Blumenau 2
  20. Correspondência Oficial - Emil Odebrecht - Agrimensor Colonia Dom Pedro
  21. Correspondência Oficial - Hermann Wanderburg - Indicação de Nomes para compor a Junta Colonial - 1867
  22. Correspondência Oficial - Ofício da Contadoria da Tesouraria de Fazenda de Santa Catarina à Solicitação de Capital de Hermann Blumenau - Ano 1879
  23. Correspondência Oficial - Carta de Hermann Wendeburg - solicitando Homens para a polícia de Blumenau ao Vice-Presidente da Província - Ano 1868
  24. Correspondência Oficial - 1865 - Hermann Blumenau - Pauta: abertura de Estrada entre Itoupava Norte e Povoação Blumenau - Margem Esquerda
  25. Correspondência Oficial - 25 de fevereiro de 1876 - Hermann Bruno Otto Blumenau - com Palavras Ásperas.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
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