terça-feira, 26 de abril de 2022

Casa Strelow - Pomerode - Arquitetura Histórica - Com Licença para Demolição




A Casa Strelow é uma edificação localizada nas proximidades Parque Municipal de Eventos de Pomerode, onde acontece a Festa Pomerana, na Rua XV de Novembro, Nº 1165, recebeu Licença de Alvará de Demolição, aprovado em 28 de outubro de 2021. Sem dúvida, uma tipologia com grande lastro e características de uma edificação histórica urbana da cidade de Pomerode, que não possui muitas. Nem todo o casario da cidade se resume no casario rural, na típica casa enxaimel da rota. Há belíssimas tipologias urbanas, na cidade de Pomerode, que marcaram seu pequeno período histórico, menos que 100 anos. Para uma história chegar a mil anos, precisa passar por 5 décadas, 6 décadas, um século.....
Nos fundos da Casa Strelow, está o histórico Rio do Testo e um grande pasto, que deveria ter, também suas margens preservadas e destinadas ao lazer e a contemplação.


A edificação foi  construída em 1939, com a técnica construtiva autoportante  a partir de tijolos maciços rebocados, com quatro águas. Quem a construiu foi o renomado construtor local Ricardo Prochnow. Seus primeiros moradores foram  Arno Strelow (1918 - 1997) e Elsa Strelow  (1917 - 1998), ele, neto de Johan Friedrich Wilhelm Strelow, um dos pioneiros de Testo Rega.
O Pioneiro Strelow

Friedrich Wilhelm Strelow, filho de  Friedrich Wilhelm Strehlow e Friederike Dorothea Marie Strehlow,  nasceu em 24 Julho 1849 em Strachmin, Köslin, Pommern (Pomerânia), atual cidade polonesa de Strachomino. 
Faleceu em 25 agosto 1940 na cidade de Pomerode - sepultado no cemitério de Rio Cerro II em Jaraguá do SulCasou-se com Wilhelmine Friedericke Charlotte Strelow (solteira Grützmacher). O casal teve os filhos:
  • Alberto;
  • Auguste Wilhelmine;
  • Hermann;
  • Ana;
  • Auguste;
  • August;
  • Ricardo;
  • Augusto;
  • Carlos;
  • Emílio Hermann Carlos;
  • Carlos Guilherme Germano.
Friedrich Wilhelm Strelow migrou para o Brasil em 25 de abril de 1867, com 18 anos incompletos, a partir do porto de Hamburg. Em 30 de junho de 1867 chegaram no Porto de São Francisco e de lá rumaram para Blumenau e de Blumenau, fixaram residência na comunidade de Pommenr Oder.
Porto de Hamburg.
Quanto a Casa Strelow em questão - Em,  2015 a família solicitou  ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Pomerode a inclusão da Casa Strelow no Inventário do Patrimônio Histórico. Foi o desejo da filha do casal que construiu a casa, Darci Stelow, como  ilustra o documento assinado por ela em 16 de junho de 2016, que o fez  munida de consciência sobre o valor histórico da tipologia para a  cidade de Pomerode.


Observando a legislação de Pomerode, o alvará de demolição não poderia ser emitido, pois a edificação histórica já estava incluída no inventário do Patrimônio Histórico. Também deveria ser observado o artigo 98 da Lei Complementar do Código Urbanístico de Pomerode. 
A edificação histórica pode acrescentar muito na paisagem da cidade e observando a grande área do lote, pode-se fazer um projeto integrado e complementar, respeitando esta história e a vontade de sua última proprietária, Darci Strelow.




Agora são 13:46h do dia 26 de abril de 2022 e recebemos notícias de Pomerode de que a edificação Histórica está sendo demolida, neste exato momento. A edificação histórica foi demolida às pressas. (Estes novos proprietários são da cidade de Pomerode?). Vamos aguardar imagens para registro histórico.
Fotografias enviadas para nós:








Resolveram não retirar a madeira da estrutura do telhado, antes de demolir.






Não foi retirado o restante da estrutura do telhado, que já estava acontecendo na parte da manhã, para não correr o risco do impedimento formal da intensão de colocar a edificação histórica no chão. Com um maquinário pesado - derrubaram a edificação para garantir que não houvesse qualquer impedimento de sua demolição.

A Secretaria de Planejamento de Pomerode e quem assinou o Alvará, devem uma explicação para a sociedade. Por que? Por que esta edificação foi construída antes de 1959 (1939). Edificações construídas antes desta data, para serem demolidas em Pomerode, necessitam da análise do Patrimônio Histórico. Aparentemente este processo não aconteceu. O Alvará de Demolição foi liberado diretamente e entregue aos interessados, assinado sem passar pelo processo que deveria e determina a lei. Quando o Patrimônio Histórico descobriu a "canetada", entrou com um pedido de cancelamento do Alvará de Demolição. O proprietário então, agilizou a demolição, esta feita às pressas, antes do impedimento legal e concreto, acontecendo logo após o meio dia  de 26 de abril de 2022. 

Somos guardiões da cidade, de sua história e de seus espaços, para as futuras gerações.
Na Atual Alemanha, não se demole, somente pela causa da identidade e da História, mas também pela sustentabilidade. Pomerode é um exemplo sob os aspectos tradição, urbanismo, história, labor, cultura, planejamento regional e assim, deveria continuar sendo.

Um Registro para a história! 

Exemplo!

Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)














Nenhum comentário:

Postar um comentário