segunda-feira, 9 de maio de 2022

O Relógio de Bolso Minerva do filho de pioneiro pomerano - Erwin Goll - Blumenau SC - Um pouco desta História

Até bem pouco tempo atrás, dentro das famílias de uma determinada cultura, era uma honra para uma pessoa receber de herança do mais velho membro da família, seu relógio e ou, sua bíblia. Esta singela prática de certa maneira, fortalecia a ideia da preservação ancestral, dentro de um determinado período histórico e marcava, com muito lastro, uma tradição, independentemente do nível social da família. Tratava-se muito mais do que um relógio, ou uma bíblia. Era o significado do valor desta família, repassada de uma geração para outra, materializando a continuidade. O valor dos pequenos objetos iam muito mais que o valor mercadológico, mas um valor de responsabilidades e compromisso de continuar o legado histórico familiar. Observamos de maneira pontual e informal este procedimento dentro das famílias, principalmente dentro daquelas que adotaram com estilo nacional - o período gótico, o período do cenário dos irmãos Grimm. Erwin Goll filho da família Goll do Garcia, cidade de Blumenau, que residiu praticamente toda sua vida adulta na comunidade Altona e na época que este relógio - que ilustra a capa desta postagem estava com ele, era um jardineiro. Olhando o relógio, atualmente nas mãos de um de seus dois netos (que reside em Blumenau - o segundo reside em Curitiba), percebemos o significado deste, que um dia passará para as mãos de seu bisneto. Nesta postagem, vamos conhecer um pouco sobre Herr Goll e sobre a história deste clássico relógio.
Erwin Goll nasceu em Blumenau em 14  de janeiro de 1892 em uma das famílias pioneiras do bairro Garcia. Erwin foi filho do pomerano  Gustav Goll (1865) e de Johanne  Goll (1860), solteira -Thiem. Gustav era pioneiro - natural de Wendisch Tychow, Schlawe, Pommern, atualmente,  uma vila na região  polonesa da Pomerânia Ocidental e pertence ao Stadt de Schlawe ) no distrito de Sławno. A área foi habitada há 4000 anos antes de Cristo, como escrevemos em nosso livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel", quando as pessoas chegaram nesta região mil anos depois de sua fixação no Vale do Danúbio - atual da atual Unterfranken e entorno. 
A primeira menção documentada remonta do local data 1229 (Período medieval), quando o duque Barnim I confirmou a propriedade de Wendisch Tychow à Ordem de St Johann. Depois que a Ordem de St Johann deu suas posses em torno de Schlawe, o feudo passou para a família von Bonin (1409: " Hennynk Bonyn ", 1453: " Teslaf Bonin para Tichowe "). Devido a um acordo de troca entre o duque Bogislaw X e o chanceler Jürgen von Kleist, o local passou para a posse de von Kleist em 1509 e assim permaneceu, até 1945. Em 1792, uma grave praga atingiu a cidade, quando 171 pessoas adoeceram e 9 crianças morreram. Em 1840 foi construída uma olaria, com os produtos dos quais foram construídas duas casas de trabalhadores florestais em Aalgaten (Wodnica), a casa do jardineiro, a estalagem da aldeia, dez casas geminadas de trabalhadores agrícolas, a destilaria e a torre da igreja renovada . Em 1911, o chamado Mittelhof na aldeia foi incendiado e foi substituído por duas novas casas para cinco famílias. 




O Schloss Wendisch-Tychower totalmente ruído
na 2° guerra Mundial
Em 1939, 593 residentes viviam em 152 domicílios na comunidade de 2.670,5 hectares. Em Tychow havia 17 fazendas abaixo de 10 hectares e 28 fazendas acima de dez hectares. A mansão do Senhorio - Schloss Wendisch-Tychower   tinha uma área total de 1976 hectares. Nesta época havia uma estalagem na aldeia, uma mercearia com uma padaria, uma ferraria da aldeia, três alfaiatarias, uma sapataria, um correio e um cartório. Em 7 de março de 1945, a maioria dos aldeões fugiram para Stolpmünde (polonês: Ustka). No entanto, a caminhada só chegou até Thyn (Tyń), quando estes foram presos pelo Exército Vermelho - russos. Muitas pessoas morreram. Tychow ficou sob administração polonesa e a população alemã foi expulsa do local.
Não se  informações, até aqui, em que ano Gustav Goll migrou para o Brasil, decisão que talvez definiu a continuidade de sua casa e é claro, a existência da história deste relógio Minerva que chegou nas mãos de seu descendente da 4° geração, considerado ele, da primeira: Gustav - Erwin - Johanna - Descendente da 4° geração.
Seu filho Erwin Goll, casou-se com Anna Frieda Lorenz e passou a residir na comunidade Altona, atual Itoupava Seca, bairro de Blumenau. O casal teve 3 filhas: Johanna (como o nome da avó), Erna e Gerda, que tinha muita semelhança com o pai. 
Anna Frieda trabalhou muitos anos da Cia Hering e conheceu Bruno e Hermann Hering, como também acompanhou, através de suas amizades, a fundação da Porcelana Schmidt em Pomerode. Frieda, como era conhecida, não sabia falar português. Ela nasceu em Dresden, Sachsen, Alemanha. Foi madrinha do neto que recebeu o relógio de seu marido Erwin. Faleceu em 18 de maio de 1988 e Erwin, em  24 de julho de 1963, quando seu neto tinha 4 anos de idade.


O relógio Minerva foi repassado para o neto, pelas mãos de Anna Frieda e não estava funcionando. Foi encaminhado para relojoaria Baier e concertado. Um tempo depois, a relíquia sofreu uma avaria séria após um queda acidental. Relojeiros conhecidos na região a condenaram, ao analisa-la e diagnosticaram como grave e sem conserto, pois havia sido quebrado o eixo. O relógio, por indicação da relojoaria Baier, foi encaminhado ao ex relojoeiro da loja, atualmente trabalhando na Clínica do Relógio, localizado na Rua XV de Novembro, 930 - Centro, Blumenau. O relojoeiro  Vicente Jairo Martins disse que tinha conserto. Foi encomendado um eixo. O eixo não encaixou e não deu certo. Jairo como é conhecido, resolveu construir um eixo e recuperou a herança familiar. Em outro momento vamos conhecer o trabalho de Vicente Jairo Martins e anexar nesta postagem um vídeo com sua entrevista, pois demonstrou grande sensibilidade e muito comprometimento com a história, na pequena escala, passando a ser um desafio pessoal seu. 



As letra manuscrita verde - é a garantia do relojoeira que o concertou.


Vídeo
Relógio Minerva

História
Yvan Robert - 
 Fonte: Montblanc
.
Em 1858, os irmãos Hippolyte Robert e Charles-Yvan Robert foram residir na vila de Villeret, próximo a St. Imier como Ètablisseurs. Resolveram montar uma fábrica, a H. & C. Robert, em um edifício construído com a técnica construtiva enxaimel possuindo alguns pavimentos, ainda existente. 
 H. & C. Robert, em um edifício construído enxaimel.
Neste local foi fabricado o relógio de Erwin Goll.
Fonte: Montblanc 
Inicialmente produziam somente relógios de bolso, semelhante a este que pertenceu a Erwin Goll. Em 1878, 20 anos depois, os filhos dos irmãos: Charles e Georges, assumiram a gestão da empresa. Com a nova gestão, a partir de da década de 1880, a firma se destacou como um fabricante inovador de relógios de bolso, quando apresentou um sistema de corda através da coroa que dispensava as chaves. A partir de então, a firma também se concentrou na cronometragem precisa e se tornou um referencial como produtora de relógios de bolso e cronômetros profissionais.
Em 1885Yvan Robert (foto) se juntou à empresa. Deram um novo nome à firma: Robert Freres Villeret - RFV. Em 1886 foi introduzida a marca de relógios Mercure. Quando a marca da empresa RFV foi apresentada com uma flecha, não se sabe ao certo se já era uma referência ao relógio Minerva. Alguns afirmam que sim, mas parece claro. A firma recebeu suas primeiras medalhas nas exposições internacionais de Anvers (1885) e Paris (1889). 
A partir de 1895, Robert Freres Villeret começou a produzir seus próprios mecanismos e estojos de níquel e prata para relógios de bolso e cessou em 1931. Até a virada do século, a empresa foi permanentemente transformada, pelos irmãos Robert, em uma respeitada e verdadeira fabricante de relógios. O primeiro da série Minerva apresentava um movimento de relógio de bolso com escape cilíndrico.
Fonte: Montblanc.
Em 1908, Robert Frères Villeret começou a fabricar cronógrafos e cronômetros. 
Em meados da década de 1920, o primeiro cronógrafo de pulso com o fino calibre 13-20CH de 12 ¾'' chegou ao mercado. - Provavelmente como consequência da crise econômica global, a família Robert saiu da firma e em 1934, esta foi adquirida pelo mecânico Charles Haussener de Biel e pelo técnico de relógios Jacques Pelot de Villeret. - Surpreendentemente, Minerva tornou-se o cronometrista oficial nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936 em Garmisch-Partenkirchen – que era um domínio da Omega. 
Em 1923 a marca Minerva foi criada e em 1929 a empresa foi rebatizada como Minerva SA, Villeret.
O relógio Minerva de Erwin Goll foi fabricado antes de 1929.

Os negócios foram particularmente bons durante a Segunda Guerra Mundial. Neste período foram vendidos 12.000 cronômetros e relógios, muitos deles para o Exército Suíço, que ainda adquire cronômetros mecânicos da Minerva até o tempo presente. Após a Segunda Guerra Mundial, a Minerva se concentrou na produção de cronômetros e cronógrafos do final da década de 1940. Em 1949, Frey desenvolveu o botão de combinação patenteado (monopusher) para calibre 19-53: os ponteiros são iniciados e reiniciados com um único botão, também na forma de relógios de pulso. De acordo com os catálogos, todas as áreas do esporte e da tecnologia foram cobertas e a precisão de medição dos cronômetros foi aumentada em até 1/100 de segundo. Ao contrário da micrografia Heuer, que girava a cada 3 segundos, o calibre Minerva 19-42 fazia uma rotação por segundo. 
Em 1955, as ações da herança de Minerva passaram para o sobrinho e herdeiro de Jacques Pelot, André Frey, e em 1960, o genro de Charles Haussener, Maurice Favre (50 anos), herdou suas ações. Frey e Favre administraram a empresa até 1989, quando Andre Frey assumiu integralmente a empresa com seu filho Jean-Jacques Frey, de 36 anos, que ingressou na empresa em 1980. Com o declínio da medição mecânica de curto prazo e a grande concorrência no campo dos cronógrafos de pulso nobres, a família Frey sentiu-se compelida a vender a empresa familiar anterior. 


Em novembro de 2000, a empresa foi vendida para a italiana HOPA SpA, apoiada pelo então grande investidor de 58 anos Emilio “Bentley” Gnutti. Nesta época, apenas 12 relojoeiros ainda trabalhavam na grande casa de Villeret. Sob o gerente Beppe Menaldo indicado por Gnutti, foi montada uma moderna produção em branco para os calibres revisados ​​das décadas de 1920 e 1930. Sob a direção do Maître Horloger Demetrio Cabiddu, as peças são então processadas em movimentos de alta qualidade na antiga tradição. O sucesso veio em poucos anos e a força de trabalho dobrou. 
Em 9 de outubro de 2006, a fabricante suíça de artigos de luxo Compagnie Financière Richemont S.A. informou à imprensa que em uma transação privada, a firma d'Horlogrie Minerva S.A. foi comprada. Provavelmente foi dessa forma que a marca Minerva, preferida entre os colecionadores, foi salva de ser historicamente extinta. Também há investidores que não destroem como geralmente acontece, mas também preservam ou mesmo, constroem Minerva S.A. com seus 22 funcionários, a Montblanc Montre S.A. afiliada em Le Locle no Grupo Richemont – a Coleção Villeret 1858 agora pode ser encontrada no endereço ou site da Montblanc. Cartier, International Watch Co. (JWC), Jaeger-LeCoultre, Piaget, Vacheron & Constantin e por último mas não menos importante Lange Uhren GmbH.
Montblanc 1858 Collection . Fonte: Montblanc





                                     

            
Descrição: Robert  Frères, relógio maçônico “Faverges”, mostrador com emblemas emblemas maçônicos, prata. Prata (0,800), mostrador aberto, corda sem chave, formato redondo, relógio de bolso, mostrador em esmalte pintado policromado com segundos subsidiários em 6 e diferentes símbolos maçônicos, Olho da Providência, Templo de Salomão com a letra “G” (Deus, gnose ou geometria). Caixa-back guilloché (girado a motor), com, no centro, um escudo. Marca Minerva. Ano Por volta de 1900-1910. Calibre 18''', escape cilíndrico. Caso não. Diâmetro 48 mm.
Relógios Montblanc
Como o relógio Minerva de Erwin Goll veio parar em Blumenau? Pergunta que fica.
Vídeo

Atrás de uma História, 
sempre existem outras Histórias!

Referências

WEIL, Hans. Minerva. Index. Copyright 2008-2009 . Disponível em: https://hans-weil.faszination-uhrwerk.de/Minerva/minerva.html . Acesso em 08 de maio de 2022 - 21:47h.

Montblanc. Montblanc 1858 Collection – Part One. Disponível em: https://www.watchprozine.com/montblanc/montblanc-1858-collection-part-one/7289183/1006/. Acesso em: 9 de maio de 2022 - 16:18h.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)









2 comentários:

  1. Ola.. gostaria de conversar sobre a restauração do relogio. Herdei um semelhante do meu avô, e preciso restaurar ele. Gostaria de saber onde foi que vcs conseguiram, se tem o contato.

    ResponderExcluir
  2. O local foi mencionado no vídeo. Clínica dos Relógios da Rua XV de Novembro, próximo a Catedral. Busque no Google Clínica dos Relógios. Abraços.

    ResponderExcluir